quinta-feira, 1 de julho de 2010

O ciclo de Saturno e os 29 anos



Minha irmã, que amo de paixão gigante, completou 29 anos no último dia 29 (Viva São Pedro!). Bateu na trave dos 30. Vinte e nove anos parece uma idade sem grande importância, comparada aos 30 anos. Você é quase uma balzaca, quase. Mas me lembrei de dizer a ela que os meus 29 anos significaram uma grande mudança na minha vida. Eu passei a questionar tudo: casamento, família, emprego, amigos, filhos. Um turbilhão de coisas começou a passar na minha cabeça.

Eu fiquei tão alucinada que meu primeiro passo foi trocar o terapeuta. Durante a entrevista com um deles, obtive a resposta que mais me surpreendeu:

_Hum, você tem 29 anos. Acaba de completar o ciclo de Saturno. Por isso está querendo mudar tudo à sua volta

Ergui uma das sobrancelhas e pensei: Do que esse cara tá falando? Até então eu só me preocupava com meu ciclo menstrual. A sábia lagarta (como costumo chamar os terapeutas) me explicou que o planeta Saturno leva 29 anos para dar a volta ao Sol e voltar ao ponto de onde saiu. Coisas da Astrologia, que eu adoro. Sou daquelas que corta o cabelo em Lua crescente pra garantir as madeixas sempre compridas.

O ciclo de Saturno está ligado a grandes mudanças e questionamentos. Dos 21 aos 29 anos, a gente vai atrás da independência, busca espaço próprio na carreira, na vida amorosa, estabelece a identidade. Mas se aos 29, quando o ciclo se fecha, a pessoa não consegue alcançar aquilo que desejou, ela começa a se sentir em crise e questionar o que tem e o que não tem: o chamado retorno de Saturno.

_ Você vai querer mudar muitas coisas na sua vida, me disse o lagartão.

E foi o que aconteceu. De repente, olhei à minha volta, e vi que vários amigos, com a mesma idade, também começavam a demonstrar que estavam pirados. Alguns se separaram, outros resolveram casar. Alguns pediram demissão e foram morar fora. Outros foram trabalhar com coisas nunca imaginadas.

Eu, que sempre quis ter uma família com cachorro e filhos, de repente, pensei:

_Não quero ter filhos agora.

Esse foi o maior choque pra mim. Eu achava que chegando aos 30, a vontade de ser mãe ia bater. E não bateu. Me senti culpada por isso. Olhava pro meu marido e pensava: eu quero ter um filho desse homem maravilhoso, mas não quero agora. E viva Saturno, que ficava martelando com seus anéis na minha cabeça.

Eu senti que estava cobrando mais e mais de mim mesma. E nessas mudanças, não é que passei a me cuidar. Comecei a correr, perdi 8 quilos, não fiquei uma só semana sem pintar as unhas, passei a fazer a sobrancelha, a me amar mais. A vaidade bateu à minha porta após os 29. Confesso que passei a respeitar o planeta. Se a CVC fizer um pacote de viagem pra Saturno, eu compro passagem na primeira classe.

Com tua isso, minha querida Irma-nota, aproveite os 29 anos. Não tema as mudanças. Crescer dói, mas vale a pena. Se jogue em tudo e seja feliz!


Amo vc


Irma


Ps. Em tempo, pesquisando sobre o ciclo de Saturno para escrever esse post me deparei com essa explicação astrológica: "a crise saturnina volta perto dos 44 anos _ quando existe a oposição de Saturno consigo mesmo". Nessa idade surge o medo de envelhecer e a gente busca o encontro conosco, já que não dá pra andar pra trás. Ah, mas a coisa melhora após os 58 (quando se passam mais 29 anos). Aí, bom, aí, passo. Tá muito longe. Tenho só 32 e ainda tenho muita crise pelo caminho antes de chegar os 58.

9 comentários:

  1. Não sabia desse papo de ciclo de saturno. Adorei o tema. Estou aqui pensando nas mudanças da minha vida.
    Bjo,
    Sonia

    ResponderEliminar
  2. Esse ciclo de Saturno vale para homem aos 32?

    ResponderEliminar
  3. Vale, Ulisses.
    Um psicólogo de um presídio de policiais me disse uma vez que a personalidade da gente termina de ser formada aos 32 anos. É quando tudo vem à tona. Quando vc é capaz de mudar o universo. Acabam a fase das dúvidas, entra a fase da mudança. Sorte na tua mudança.
    Beijo,
    Irma

    ResponderEliminar
  4. Irma querida irmã!
    Realmente tudo a ver!!!! Quase cai pra trás quando vc citou a crise dos 44!!!!! helloooo! Mas de crise em crise a gente vai é tentando se arrumar né amiga???
    Adorei as analogias... vivendo e aprendo muito, eu que amo astrologia, numerologia, fisica quantica... doideras em geral,

    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  5. Ameiiiiiiiiiiii o texto.Obrigada pela dedicaçao.
    Quando eu li o texto fiquei abismada com a semelhanca da fase que estou passando,é engracado pensar que todo mundo passa pelo mesmo nessa idade.
    Bom eu também me questionei de ter filhos, o que com certeza nao será agora, mas e duro quando o relogio biologico vai te avisando que esta chegando a hora de fazer certas coisas.
    O melhor de chegar quase nos 30 e a energina que dá, eu comemorei os 29 com uma passeio de bicicleta bem longo, primeiro pq gosto disso e segundo pq agora comecamos a pensar mais nas coisas que queremos fazer.
    Bem eu tomei minhas decisoes de 29 anos, trabalhar menos, fazer mais esportes e sim nao importa a idade ter um amigo cachaceiro ao meu lado pra celebrar qualquer coisa.
    Ahh e engracado tambem o fato de que ando me qustinando do meu trabalho amo o que faco, mas nao onde faco, bem sei la, muitas coisinhas na cabeca.
    Mas uma certeza aproveitar mtooooo com familia e amigos, pois vcs sao tudo. Vc está comigo desde o meu primeiro ano de vida, cuidando, e continue assim, me avisando o que vem pela frente, assim estarei preparada. ahah

    ResponderEliminar
  6. Muito bom texto,
    obrigada pelas informações

    ResponderEliminar
  7. muuuuuito bom , pensei qe eu estava louk....insatisfeita com tudu aora entendo!!!!

    ResponderEliminar
  8. Tenho 21 anos e sinto minha fase minguante de saturno pressionando todos os lados de minha vida, é como se fosse agora ou já ! Muuuito interessante, tenho ainda 8 anos pela frente para esse ciclo saturnino se completar !!

    ResponderEliminar
  9. faço 29 daqui 6 dias e ja começou meus questionamentos por isso por algum motivo cheguei a este blog. Meu ultimo ano de juventude para entrar na fase adulta...ainda nao me sinto nem um pouco..rs...muitosss questionamentos. gostei da matéria.

    ResponderEliminar