domingo, 18 de julho de 2010

A violência em casa e sua repercussão!



Tem alguns ditados na cultura popular que prezam pela idiotice! E com ele carregam também muita violência. O mais chocante em minha opinião é o: "Mulher de bandido gosta mesmo de apanhar." Realmente é muito difícil pra mim acreditar nele, e quando você generaliza uma coisa assim se torna muito perigoso.
Não acredito que ninguém em sã consciência goste mesmo de apanhar, a menos que a pessoa estaja em uma ligação sado-masoquista, o que entra então em outra esfera de entendimento.

Tem um número imenso de mulheres, principalmente nas classes sociais mais baixas -o que em nenhum momento exclui as mais altas- apenas observamos maior ocorrência nas mais baixas, que sofrem violência física de seus companheiros com uma frequência assustadora. Por isso a criação de abrigos e a Delegacia da Mulher.

Constatamos porém que muitas mulheres não denunciam, que ficam em casa pra proteger seus filhos, que mesmo assim ainda dizem amar seus companheiros e que geralmente eles só são abusivos quando estão bêbados, o que ocorre quase que semanalmente.  Elas dizem que se forem embora eles já disseram que a acharão e a matarão e matarão também os filhos!  É um terrível círculo vicioso, geralmente esses homens cresceram vendo seus próprios pais tratarem suas mães assim e acham normal. Eles muitas vezes acreditam que mulher tem que ser tratada na porrada mesmo, que mulher é tudo VAGABUNDA, alíás termo favorito de muitos homens que adoram chamar mulheres em geral de vagabunda. O mais estranho é que quando analisamos as estatísticas elas são tão diferentes. As mulheres trabalham muito!

Creio que as mudanças só ocorrerão quando educarmos nossos filhos e filhas de maneira diferente. As crianças têm que crescer com outros exemplos de mães e pais. Mesmo quando os filhos acham errado o que seus pais estão fazendo com suas mães eles tendem a repetir o comportamento e as meninas tendem a achar normal que os homens as maltratem, torna-se então um círculo vicioso. Círculo este que DEVEMOS quebrar. E novamente só mesmo a educação, exemplos dignos, saúde e condições melhores de vida e escolha nos levarão às mudanças.

E nós como pais e sociedade temos que dar exemplo, respeitar e exigir respeito, e não achar engraçado quando algum homem ficar chamando mulher de vagabunda. Xingamentos generalizados é sinal de falta de inteligência e análise de comportamento e especificidade.

Temos que ensinar melhor nossos meninos e meninas bons valores, como dignidade, respeito, ética, honra, moral, amor. Eu realmente acredito que mudanças são possíveis!

Beijocas,

Mari.

2 comentários:

  1. E vc, Mari, como grande educadora que é, sabe muito bem como fazer.
    Beijos
    Irma

    ResponderEliminar
  2. Mari, eu tb acredito na mudança. Essa mudança tem que vir da base, ou seja, da família. Outra coisa, a violência acontece em tds as classes sociais, mas só aparece a classe mais baixa, a classe alta acontece muita violência, mas como é alta acabam não se expondo e vira aquele sensacionalismo em cima da classe menos favorecida. A educação começa em casa, pois só assim dando exemplo saidáveis as nossas crianças, iremos sair de td essa violência.
    beijaço
    P1

    ResponderEliminar