sábado, 10 de julho de 2010

O caso Bruno e o preconceito feminino

A semana começou e terminou pesada por conta do noticiário do caso do goleiro Bruno. Os detalhes do crime são terríveis. É inacreditável o requinte de crueldade de  Bruno e de seus grandes amigos. Mas o que tem me deixado ainda mais enojada de tudo isso é a quantidade de gente xingando a pobre da Eliza de "vagabunda".

Até quando nós mulheres, principalmente, vamos passar a descrever mulheres que transam porque querem como vagabundas? Não importa o que Eliza fez (filme pornô, por exemplo), não importa a quantidade de jogadores de futebol com quem ela transou. Na cabeça e nas condições dela, Eliza estava fazendo o certo.

Não podemos esquecer a infância dessa garota e de muitas outras da periferia. O pai dela é acusado de estupro, a mãe a abandonou quando criança. E isso é só um trecho do que sabemos. Quem no lugar dela não ficaria deslumbrada em sair com o goleiro do Flamengo? Ou com o Cristiano Ronaldo, como dizem que ela ficou? Não estou aqui defendendo as maria-chuteiras. Mas estou defendendo o direito de cada mulher fazer aquilo que ela bem entender, na cama ou fora dela. Cada um sabe das consequências dos seus atos. Mas acho que já é hora de a gente parar de descrever mulheres assim como vagabundas.

Quando isso acontecer, talvez, homens como Bruno (que também teve uma infância difícil, foi abandonado aos 3 dias de nascimento, o pai é ladrão, a mãe estelionatária) passem a respeitar as escolhas de mulheres como Eliza.

Irma (em um post desabafo)

3 comentários:

  1. Oi Irma, independente do que ela fazia ou não a vida era dela e ng tem nd com isso,cd um cuida da sua vida e temos que respeitar a opção das pessoas e como disse a mãe dela, ela era um ser humano, ng merece passar o q ela passou, independente do que seja. Ela não está mais aqui para se defender, então as pessoas devem respeitá-la e respeitar a tds.
    bjs
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com a Pi (aliás estávamos juntas quando lemos seu post) e eu já tinha planos de escrever sobre isso tb! É a capivara sexual em pleno vapor...só que neste caso só funciona pra mulher né? Porque fala-se de orgias e etc, mas homem é homem, não é essa a desculpa???? IMPOSSÍVEL! Tb estou mto cansada dessas coisas...
    Temos que mudar isso!
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  3. Queridas, nada justifica o que foi feito. Nada.
    E falar mal da menina, parece que justifica o ato. Pura besteira e tremendo preconceito. A história do Bruno é a desculpa para o estilo bruto dele. A história de Eliza só a aponta como vagabunda.
    Quando vamos ver além do que nos empurram guela abaixo?
    Fiquei extremamente horrorizada com esse crime e com o da Mercia Nakashima. Nada justifica isso. Nada.
    Zoe.

    ResponderEliminar