terça-feira, 27 de julho de 2010

A geografia, a religião e as impossibilidades!


Sempre digo a alguns amigos que o grande segredo da vida é uma questão geográfica, afinal tudo, praticamente tudo mesmo, vai depender de ONDE VOCÊ NASCEU!

A sua nacionalidade pode destinar suas escolhas, suas razões, suas vivências; e pode ser muito triste mesmo.

Fico pensando que chance tiveram as meninas na Ásia, Indonésia, Índia que foram praticamente obrigadas a se tornarem prostitutas crianças. Ou as meninas que foram circuncisadas (retirada do clitoris) na África por motivos culturais e religiosos de suas famílias. Ou meninas que tiveram que usar a burca sempre, cujos pais morreram e hoje suas mães ou outras mulheres da família, por não poderem trabalhar pois são mulheres se tornaram mendigas (esta última história assisti num filme iraniano chamado Osama, quase morri de tristeza!).

Então, fico pensando, Minha Deusa, se não tiver outras vidas ou reencarnação é tudo muito injusto!!!! Quase inconcebível!

Nós temos sim vários problemas aqui mesmo em nosso Brasil. Não, não estou tapando o sol com a peneira. Temos educação e saúde de baixíssima qualidade para as classes menos favorecidas, o que para mim constitui uma das maiores violências políticas existentes. Temos prostituição infantil, o que é escabroso e um problema seriíssimo em alguns lugares do Brasil, pois as meninas muitas vezes acham a vida melhor sendo prostitutas, do que a vida que levavam antes, pois os clientes as tratam melhor do que eram tratadas por suas famílias e conhecidos. Temos tráfico de mulheres. Temos tráfico de drogas, que muitas vezes se utilizam de crianças e adolescentes para executar serviços e muitas outras formas de violência. E alguns problemas que são também já predestinados pela situação geográfica de seu nascimento aqui dentro do Brasil. Qual seu estado? Qual seu bairro? Qual seu CEP??

Às vezes, fico pensando que para algumas pessoas não existe escolha. 

A religião também pode ser uma alavanca de repressão incomensurável e destruidora, principalmente das mulheres. O que dizer do Taliban, das judias ortodoxas, das palestinas da Faixa de Gaza, das Católicas conservadoras, das protestantes, das hindus ???

Não sei realmente se todas têm escolhas.

Mas nós, que estamos lendo e escrevendo neste blog, temos. E como disse a Irma ontem, a determinação te leva aonde você quiser ir. Pelo menos não precisamos e não devemos ser vítimas de mais violência e precisamos falar e nos rebelar contra ela! Precisamos de mulheres fortes, independentes, conquistadoras, determinadas e vencedoras. Este é o exemplo que devemos e estamos dando às nossas meninas, para que elas saibam e entendam que aos poucos iremos sim MUDAR O MUNDO TODO!!! E nenhuma menina vai mais, por ordem de sua posição geográfica, fazer nada que não queira!

beijocas,

Mari

2 comentários:

  1. Oi Mari,

    Às vezes a gente consegue mudar o rumo das coisas. Pode haver sorte e determinação no meio do caminho. Meu pai, por exemplo, nasceu na favela de Manguinhos no Rio. E meu avô, que tb nasceu em favela, lutou muito para formar os filhos. Todos hoje têm faculdade e se deram bem na vida. A mesma coisa aconteceu em casa. Eu e minha irmã, que tivemos mais sorte do que meu pai, hoje estamos formadas e encaminhadas na vida. Mas nascemos na periferia, onde convivemos com muitos amigos que já morreram porque acabaram caindo no crime. Mas é difícil. Somos exceção. E ainda bem que as exceções existem.
    Beijos,
    Irma

    ResponderEliminar
  2. Oi Mari, só venceremos tds esses problemas encarando-os de frente e dizendo NÃO a td que não seja justo, que não venha de acordo com ns pensamento e mostrando as pessoas que a VIOLÊNCIA é a maior crueldade que existe e para isso faz-se necessário colocar-se, falar e como disse rma, termos muita determinação para mudar td isso.
    beijaço
    Pi

    ResponderEliminar