quarta-feira, 21 de julho de 2010

O arqueiro e o conto de fadas persa


Ouvi essa historinha hoje cedo. Me contaram como sendo um conto de fadas persa. Juro que tentei dar uma goglada pra checar melhor, mas não encontrei nada. Então, vou passar adiante o peixe do jeito que me venderam. A história é sobre um arqueiro que, apaixonado por uma princesa, resolve ir em busca de um diamante para oferecer à ela. Ele enfrenta monstros, tentações, criaturas e seus próprios medos durante o caminho até a joia pela floresta.

No fim da jornada, o arqueiro chega ao local onde tem que acertar um pássaro branco para, enfim, conseguir o tal diamante. Ao avistar a ave em cima de uma árvore, ele percebe que seu maior desafio está para começar. À sua frente, ele vê três homens que viraram pedra, após tentativas fracassadas de matar o pássaro.

O arqueiro, então, faz sua primeira tentativa. A flecha passa por perto, mas a ave desvia. Como resultado, suas pernas viraram pedra. Ele respira fundo e erra de novo. Metade do seu corpo fica imóvel. Na última chance, ele respira fundo, fecha os olhos e pensa:

_ Que Deus me ajude! Não quero que mais ninguém sofra o que estou sofrendo.

E, tchum, o pássaro é acertado e se transforma no diamante. Os três homens que tinham virado estátua voltam a ter vida. E o final feliz, a gente sabe. Interpretando esse conto, a pessoa que me contou a história, meu terapeuta, me diz o seguinte:

_ Existe um momento na sua vida que nada mais pode ser feito. Tudo o que precisava ser feito e ser dito, já foi. Como o arqueiro, tem uma hora que  é preciso confiar, apelar para a ajuda de Deus e esperar.

Ou como diria um provérbio persa, que achei fuçando na internet: "a paciência é uma árvore de raiz amarga, mas de frutos muito doces". Nham, não vejo a hora de prová-los.

Irma

9 comentários:

  1. Que história bonita, Irma.

    Adoro histórias, vc sabe.

    Beijos,

    Bela - La Divorciada

    ResponderEliminar
  2. Claro que eu adorei a história!
    confiar no universo!
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  3. Fantástica história! Muito legal mesmo!

    ResponderEliminar
  4. O difícil é apenas admitir que não se tem controle sobre tudo e deixar que Deus tome conta. Dá uma sensação de impotência, de espera, de suspense... é muito difícil!

    ResponderEliminar
  5. O que não interfere na beleza da história.

    ResponderEliminar
  6. Nira,

    É exatamente como estou me sentindo: impotente. Mas tb sei que não tudo o que eu poderia ter feito, eu fiz. Só me resta confiar.
    Irma

    ResponderEliminar