quinta-feira, 15 de julho de 2010

Metade do céu!


AS MULHERES SEGURAM METADE DO CÉU!
(provérbio Chinês)


Nesta segunda metade do mês de Julho vou dedicar os meus posts às mulheres! Mais ainda do que já o faço, pois vimos na primeira metade deste mês violências horrendas a nós endereçadas e digo a nós porque quando a violência atinge este nível ela se espalha e esbarra em cada uma de nós.

A foto acima é de um livro que li em Abril depois de ver uma entrevista com os autores no programa da Oprah Winfrey, transmitido pela GNT toda noite às 20:00hr.  Comprei-o imediatamente e lê-lo foi um exercício misto de genuíno sofrimento e esperança.  Piedade por todas nós mulheres que ainda hoje sofremos violências inomináveis, mas que ainda persistimos, lutamos e passo passo,  tenho certeza, ainda faremos do mundo um lugar digno de nossa presença, e digno de amor. Infelizmente acredito que o livro ainda não tenha sido traduzido para o português, mas pra quem lê em inglês, com certeza vale a leitura!
Conta histórias de várias mulheres, seus infortúnios e como sairam deles as que conseguiram, o que significa a opressão às mulheres no mundo de hoje e como quanto mais uma pessoa, família, cidade, estado, país continente; explora, humilha, maltrada, desvaloriza, agride, violenta suas mulheres mais TODOS sofrem e a sociedade que assim o faz se torna violenta, sangrenta, pobre, desvalorizada e desprivilegiada. 

Há também um outro ditado, este africano que diz que "Quando educamos um homem, educamos um indivíduo, quando educamos uma mulher educamos um vilarejo!", e isso em plena África, onde temos um dos mais altos índices de violência contra a mulher. Por isso acho que sem educação dificilmente chegaremos a uma sociedade mais humanista e humanitária.

Contudo (recebi ontem um email da Irma me dizendo que) na Inglaterra, um romeno radicado inglês MATOU sua esposa de 27 anos depois de sonhar que ela o estava traindo, e quando ao discutirem ela sugeriu que ele procurasse ajuda psiquiátrica ele a matou e foi condenado à prisão perpétua. Tivemos aqui no  Brasil, nos noticiários durante toda a semana o episódio que envolveu o assassinato de Eliza, o assassinato da advogada, enfim muita violência direcionada à mulher.

Um dos maiores problemas, na minha opinião, é quando tiramos o foco do crime! Um crime tem que ser julgado pelo que foi o crime.  Nenhum ser humano, independente de ser homem, mulher, criança, idoso, MERECE tratamento diferenciado, não importando sua conduta individual ou "capivara (histórico, ficha) sexual".  Os assasssinos é que devem ser julgados, não a vítima. Sempre.

E a violência não é somente contra a mulher, como bem me lembrou meu irmão ainda agorinha quando eu conversava com ele sobre este post e os próximos que escreverei, mas ela muitas vezes começa em casa e se alastra pela sociedade, atingindo a todos. Precisamos encarar o que é a violência e o que ela faz à sociedade. E pararmos de arrumar desculpas para a violência, ou fingir que não está acontecendo, ou não assumirmos o que é violento como violência e que violência gera violência.

Só assim poderemos segurar com dignidade nossa METADE DO CÉU e ajudarmos os homens para que eles possam segurar a metade deles também com dignidade!

beijocas,

Mari.



4 comentários:

  1. Mari,

    Hoje eu segurei a ponta do inferno tb. Eita dia complicado. AMei, linda!
    Beijos,
    Irma

    ResponderEliminar
  2. Oi Mari, olha eu de nv.
    Acabei de ler e mais uma vez adorei!
    Eu acho q td essa vilência vem da base, sem base nd sai certo. É claro que mulheres e cças são as mais violentadas em tds os sentidos, pois vivemos em uma sociedade que a lei impera o machismo, a força, a virilidade. Também acredito que não deva ter distinção para crime nenhum, fez, tem q pagar, não importa quem e o que é, tem q pagar. O q me incomoda muito é esse sensacionalismo q fica em cima de episódios tão horrendos, como esses que aconteceram, acredito que isso em cabeças fracas, acaba incentivando mais violência e não ajuda. as informações tem que serem passadas a nós, mas de outra forma e não com sensacionalismo, pois isso só faz aumentar cd vez mais a violência e até a impunidade.Vamos dizer não a violência! Para qq violência, não só a física,at´´e para a violência "falada" que muitas vezes agride muito e transforma o ser humano em monstros. É isso ai NÃO A VIOLÊNCIA, mas sem sensacionalismo!
    beijaço
    Pi

    ResponderEliminar
  3. Super interessante, Mari.

    Beijão procê,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar