segunda-feira, 5 de julho de 2010

A diversidade sexual, acolhida ou repelida?


Acabei de assistir a um documentário excelente na GNT, chamdo "É o que a Bíblia diz", falando sobre homosexualismo e como alguns grupos fundamentalistas e conservadores tentam se basear na Bíblia para justificar seu preconceito e inabilidade de aceitação do que é diferente.

Muito inteligentemente, mostrando vários lados da questão da homosexualidade e como podemos e devemos ter um olhar mais crítico, antes de aceitarmos o que qualquer orador aquecido pelas palavras carregadas de ódio e inflexibilidade, nos despejam em seus discursos repletos de dogmas infundados e enraízados na não aceitação do que não seja por eles controlado.

Me emocionei muito com o depoimento de uma mãe que criticou duramente sua filha quando esta lhe confidenciou em uma carta ser lésbica, respondendo também por carta que jamais a aceitaria, e baseando toda sua repúdia da homosexualidade da filha na "palavra de Deus" expressa pelo livro sagrado "A Bíblia".
Algum tempo depois sua filha comete suicídio, enforcando-se num armário (como metáfora em sair do armário quando se assume que é homosexual!), muito triste ver a culpa e tristeza que carrega esta mãe que hoje luta pela aceitação da homosexualidade nas igreja e pelo fim do preconceito, hoje ela está fazendo por outros jovens o que se negou a fazer para sua própria filha.

Depois temos a análise de estudiosos e teólogos, questionando duramente estas interpretações inflexíveis e insensatas, sem analisarem a língua da qual a Bíblia foi traduzida e as repercuções implicadas à esta tradução. E por que não levamos tão ao pé da letra outros versículos da Bíblia, (como por exemplo vender todas as nossa posses e darmos tudo aos pobres!) mas retiramos os mais convenientes a se adaptarem à nossa inflexibilidade e inaceitação, como pensar que a homosexualidade é uma "abominação"?  Dois versículos anteriores a este que afirma que a homosexualidade é uma abominação, Moisés também afirma que comer camarão é uma abominação.... mas este versículo nunca é citado!

A Igreja, através dos últimos séculos especialmente, tornou-se especialista em:
 -  "fazer dinheiro", uma das mais bem sucedidas áreas da economia capitalista,
 - em oprimir:
     -  os pobres, fazendo-os acreditarem na felicidade da vida eterna e que herdarão o Reino dos Céus,
     -  as mulheres, que realmente são perversas, pecaminosas, bruxas, culpadas por tudo desde a maçã!
     -  os homosexuais, são uma abominação com tendências pecaminosas e impuras,
     -  etc.... senão este post ficará interminável!

Mas a arte do pensamento, questionamento e formação de opinião está dentro de todos e cada um de nós para que façamos uso deles e tenhamos opiniões e crenças baseadas em idealizações indivuduais e próprias e não porque está escrito em um livro que foi escrito a milhares de anos e é interpretado de diferentes formas por diferentes grupos de pessoas, ou porque algumas pessoas influentes em nossa comunidade pensa assim, ou porque foi assim que eu aprendi em casa, ou porque no meu país, na minha religião, na minha escola, na minha empresa, na minha família se pensa assim.  Devemos todos dar-nos o direito à própria escolha, idéias e opiniões e para isso faz-se muito necessário que PENSEMOS, quando pensamos EXISTIMOS... já dizia o grande filósofo!

beijocas,

Mari.

3 comentários:

  1. Fico chocada com um pai e uma mãe podem falar coisas assim. Como podem interferir na escolha de um filho. Mais, na felicidade do filho. Nessas horas, sempre lembro de mães de presos, que mesmo com o cara tendo uma capivra poderosa (de roubo, assassinato, etc), as mães estão lá, debaixo de sol, todo domingo indo visitar o filho e levando bolinho. Amor de mãe e de pai pra mim é isso, sem julgamento!
    Irma

    ResponderEliminar
  2. Oi Mari, olha eu de nv! kkkkkk
    Eu acho, ou melhor, acredito e respeito como cada um vive, independente de sua escolha sexual, física, econômica, enfim como ela escolheu viver.
    Devemos respeitar a todos sem exceção, pois todos somos seres humanos, cabíveis de erros.
    O que importa não é a opção de cd um e sim a felicidade que cada um procura!
    beijaço
    Pi

    ResponderEliminar
  3. Mari,
    um belo texto com uma maravilhosa discussão. Sem fim, mas que deve ser sempre colocada.
    Diversidade sempre. Tem que ser!
    Um cheiro,

    ResponderEliminar