sexta-feira, 30 de julho de 2010

A descoberta de doença em casa

Atendi ao telefonema da minha irmã, que mora fora, e achei estranho. Ela me contava que mamãe estava sangrando a cada vez que ia ao banheiro. Imediatamente, liguei pra pra saber o que estava acontecendo. Minha mãe é uma mulher orgulhosa, que vive há anos sozinha e acha que pode resolver tudo, absolutamente tudo na vida, sem pedir a ajuda de alguém. Vai até o limite das coisas, o que nem sempre é legal. Você pode viver sozinha, mas deve ter sempre pessoas especiais com quem contar à sua volta.

Liguei e evitei dar uma bronca nela, como costumo fazer nessas horas, pelo fato de a situação ser delicada. Apenas perguntei o que estava acontecendo e, de bate pronto, fui com ela marcar os exames. Afinal, minha avó, mãe dela, morreu de câncer na região do reto e isso me ascendeu o alerta.

Na terça passada, fomos fazer o exame de colonoscopia. O resultado: mamãe está com um tumor maligno. Ao que tudo indica, câncer. "A doença da moda", como costumava dizer minha avó. Muitos de vocês que estão lendo essas linhas agora conhecem alguém que já teve câncer nas mais diversas regiões. Conhecem pessoas que superaram, os "cancer survivers", conhecem pessoas que morreram, ou que estão no meio do tratamento. Essa não é a primeira vez e não será a última que conhecerei alguém com câncer. A diferença, claro, é que dessa vez é a minha mãe.

Minha mãe vive sozinha, com eu disse. Não tem mais mãe, não tem mais pai e, como já contei aqui no blog, é separada há 26 anos. Ela tem a mim e a minha irmã, que está fisicamente longe nesse momento. O que eu tenho pensado nesses últimos dias é que tudo à minha volta agora deve ficar para depois. Eu devo ser forte para cuidar dela, dar apoio, suporte, levá-la para onde for preciso. O resto é resto. E, conhecendo bem minha forte mãe, ela vai sair dessa mais cedo do que esperamos.

Mamis é dessas pessoas determinadas, que tanto gosto. Já enfrentou muita coisa ruim na vida. Muita mesmo. Cuidou de duas filhas sozinha. Não se intimidou com a falta de grana em casa, com a ausência de um marido, ou a presença de um pai distante como o meu foi na minha infância.

Nunca faltou comida em casa, mas chegamos bem perto disso várias vezes. Até hoje me embrulha o estômago sentir cheiro de sopa de feijão _ única comida por meses em casa. Quem passou fome, sabe do que estou falando. Qualquer outra coisa que te aconteça parece menor. Portanto, a palavra câncer não me assusta. Muito menos a minha mãe. Tenho certeza de que ela vai encará-lo com toda a força do mundo. E, no final,  vencerá. E conto com a força dos amigos, claro. E quem não me conhece e está lendo isso agora, conto com boas orações e energias. Afinal, como eu disse no início, a gente pode morar sozinha, mas nunca, nunca, deixar de se cobrir do carinho das pessoas queridas.

Irma

12 comentários:

  1. Essa palavra por si só já nos causa arrepios, mas ela vai superar, muita força pra vocês!!

    ResponderEliminar
  2. O momento da descoberta é difícil... talvez o mais difícil. É como uma queda inesperada que assusta mais do que machuca. Depois as coisas reassumem seu próprio peso, pois de um jeito ou de outro, passam a ser parte do cotidiano. Você precisará de muita força e ela também, mas acho que a força é inerente ao amor e, pelo que pude notar, há muito amor entre vocês.
    Contem com minhas orações e otimismo em forma de energia.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. oi Irma, pode contar com minha força e oração. Sua mãe é forte e vc tb! Vcs irão sair desse turbilhão vencedoras e fortalecidades.
    Grande beijo
    Pi

    ResponderEliminar
  4. Querida Irma, amiga e irma...
    As minhas maos estao estendidas, segura, agarra, puxa, faz o que precisar!
    Ja estou rezando pra Rocha, novo apelido da sua mae dado por mim! Meu teclado esta com problema... nao tem til....
    Mas estou com vcs em pensamentos, amor e oraçoes.
    Como disseram nossas amigas acima, vcs sairao fortalecidas e vencedoras.
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  5. Vontade de viver e viver bem, pelo que já li aqui, ambas possuem. Isso é o melhor combustível para a cura. Uma outra boa notícia: meu avô fará 83 anos em 15 dias, descobriu um câncer de reto em abril, operou no início de maio, está curado e estamos programando a correção da colostomia. Ou seja, câncer tem cura sim! Coragem e fé, pois a batalha pode até sr difícil, mas a vitória compensa! Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. ôô querida muito boa sorte para sua mãe e muita força para vc viu? vou ficar na torcida para tudo dar certo apra vocês!! e se precisar de uma amiguinha, pode correr lá no meu blog e me chamar tá!!! lá nos contatos também tem emu email, se precisar!!!
    beijão com carinho
    sermulhereomaximo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Queridíssimas,

    Muito obrigada pelo apoio e pela força. Bom ter esse blog pra dividir o que sinto.
    Irma

    ResponderEliminar
  8. Oi, tô conhecendo o blog agora e adorei os textos, embora este seja triste. Mas ébom falar de coisas tristes, assim exorcisamos os fantasmas que elas nos trazem e ficamos só com a força necessária para vencer. Mantenha a fé e a força e tudo será superado. Abraços

    ResponderEliminar
  9. Força nesse momento tão difícil e confiança em Deus acima de tudo. É qd mais parecemos que estamos só é que Deus está a nos carregar. Peça auxilio a ele pra saber lidar com tudo isso em sua vida e de sua família e peça Também resignação para aceitar as coisas que não pode mudar e coragem pra enfrentar as que vc pode.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  10. Irma,

    Este blog me tornou mais uma de suas fãs. Quanto mais eu te conheço, mais eu te admiro. E o pouco que conheci da história de sua mãe, me tornou uma grande admiradora dela também.
    Eu sempre acreditei no poder das boas vibrações que nos são enviadas e das orações que nos fazem, mesmo que vindas de quem mal conhecemos ou nem conhecemos. E tenho certeza de que tem muita gente enviando essa força para vocês. Inclusive eu.
    Você é muito abençoada por ter essa mulher forte como sua mãe.E ela é privilegiada de ter você como filha. Acredito, com toda fé, que esta etapa difícil será superada. E que ela vai ficar bem! =)
    Bjos,
    Lili

    ResponderEliminar
  11. Sua mãe sendo forte como é...não é um câncer que vai derruba-la,tenha fé!
    Entrei no seu blog por acaso e adorei!
    Parabéns.

    ResponderEliminar