domingo, 11 de julho de 2010

Brasil: Ame-o ou deixe-o. Ou melhor: transforme-o

Eu sei, eu sei: brincar com esse bordão é bem complicado. Ele remete a um tempo nada agradável para o país. Mas para o que aconteceu hoje essa frase se encaixa muito bem.

Ao discutir a “categoria” dos jogadores holandeses e espanhóis, eu e minha prima, de 20 aninhos, tivemos uma pequena discussão. Ela afirmou que não tem homem bonito no Brasil e descambou a falar que tudo é melhor na Europa e nos Estados Unidos. Citou números de saúde e educação. Falou da violência, comparando até com números de uma guerra civil. Até aí, não tenho muito o que rebater: gosto é algo pessoal e nossos índices, se comparados aos dos americanos do norte e europeus, realmente são tristes. Mas num dá para ter uma visão tão estreita sobre assuntos tão complexos!

São milhares de anos de diferença e colonizações totalmente diferentes. Fomos criados para sermos explorados e é difícil mudar o impacto dessa posição na história. Mas já melhoramos muito.

Somos influenciados diariamente pela estética européia nas revistas e na tevê, que mostram que para ser bonito precisa ser branco, ter olhos claros e ser alto, além de magro, claro. Até a querida e simpática Gisele Bünchen reforça essa imposição.

Eu poderia ficar horas aqui citando diversas outras questões fundamentais para o início de uma boa e longa discussão…

Mas quando escutei que ela gostaria de não se brasileira, na boa, fiquei "P" da vida! E minha resposta foi clara e objetiva: se você não gosta de viver aqui, por que não vai para outro país?! 

Simples assim.

Acho muito fácil meter a boca no Brasil quando não se conhece outras realidades no mundo. Quando a idade e a vontade, pelo visto, ainda não permitiram grandes experiências. (Na idade dela eu já trabalhava há três anos e já conhecia algumas outras cidades "sem paitrocínios")

É muito fácil negar seu país, mas não fazer nada para melhorá-lo. Não trabalhar, não desenvolver qualquer projeto. Somente torcer para seleção na Copa! Esse tipo de nacionalismo não me interessa. Pelo contrario, me irrita profundamente.

Agora a Copa terminou e para nós, brasileiros, começa uma outra competição, onde os resultados vão mexer com as nossas vidas e com o nosso futuro: as eleições. E fico pensando de como essa minha prima, tão superficial em sua tenra idade, vai escolher seus candidados… E como ela, milhões de outros brasileiros...

Ai, como eu gostaria de que a mesma união provocada pela vontade de um Brasil Campeão no futebol, fosse a mesma para a conquista de mais cidadania e, com isso, talvez um país mais maduro e, provalvemente, melhor e mais justo...

Bom, mais um desabafo do que um post, né? Mas merecido!
Ah! E parabéns para a Espanha!

Um cheiro, Zoe.

4 comentários:

  1. Amei! É isso mesmo. Chega de gente reacionária! Fico revoltada com gente deslumbrada.
    Irma

    ResponderEliminar
  2. Querida Zoe!
    Concordo em TUDO!!!! com vc!
    Sua prima é mesmo inexperiente e pelo jeito se deixa influenciar muito pelas estatíscas alheias. Morei nos Estados Unidos 5 anos e não troco o Brasil por nada! E eu saí daqui na época que o Sarney era presidente e a inflação chegava a ser 40% ao mês! Não existe povo no mundo que conseguiria sobreviver aquilo só mesmo o brasileiro! E o mais engraçado é que me párece que os mais insatisfeitos são pessoas que além de não fazerem absolutamente nada pra melhorar a situação ainda têm uma vida privilegiada! Pra mim é incrível e se os outros países são bons na opinião dela quem ela acha que os fizeram assim? Deus, o gevorno deles? Não. seus próprios cidadãos que antes de ficarem metendo a boca são patriotas (tb em tempo sem copa!!!) e fizeram acontecer. É por isso que eu voltei e não moraria em outro país JAMAIS!!!! E é aqui que eu pretendo conseguir mudanças e já tenho MUITO ORGULHO DE SER BRASILEIRA E não é só por causa do futebol! Concordo com vcs eleição é papo sério!!! VAMOS PENSAR!!!! E VOTAR LEGAL!
    Parabéns pelo post e pela discussão tão legal!
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  3. Queridas, tomara que um dia o bordão "sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor", seja usado para coisas mais dignificantes, não somente para o futebol...

    ResponderEliminar
  4. Oi Zoe, concordo com vc. Agora que essa folia da Copa acabou, o assunto é sério e sabemos que a maioria da população não tem noção alguma do que realmente acontece. O que mais chama a atenção e o comodismo do povo brasileiro, querem td, mas jogam td para o governo. Para que haja mudanças é necessário que isso temha início em nós, que dizemos que temos orgulho de sermos brasileiros, mas não fazemos nd para mudar isso, portanto, vamos ser BRASILEIRO COM ORGULHO SIM!,mas com consciência, pois temos um país muito rico e diversificado que nos oferece td é só querermos.
    bjs
    Patrícia

    ResponderEliminar