sábado, 30 de outubro de 2010

Rir muito! Quando isso incomoda...

As mulheres de minha família riem muito e geralmente riem alto. São gargalhadas mesmo. Lembro muito vividamente de minhas duas avós e de suas risadas estridentes e faceiras. Uma das irmãs de minha avó Olga, chamada Olanda (e era assim mesmo que se escrevia e pronunciava...) tinha uma risada tão peculiar que onde quer que estivesse, se começasse a rir todo mundo em volta ria também ou pelo menos esboçava um sorriso pelo escândalo que era.


Contudo antigamente e mesmo ainda hoje em alguns lugares e culturas "Mulher que ri muito e ri alto não é uma mulher direita, não presta!", era o que se dizia. Como se não tivéssemos o direito de estar ou ser feliz. No oriente as mulheres nem podiam rir abertamente, precisavam esconder o riso com as mãos, tapando a boca.  Muitas mulheres já apanharam por rirem!  Como ousamos expressar tão publicamente nosso contentamento?

A sogra de minha tia Alice, irmã de minha mãe, chamada Dona Elisa era assim. Uma mulher amarga que a vida maltratou muito (a história até merece um post, que ficará pra outro dia.), mas o fato de minha tia, minha avó e minha mãe rirem muito e alto a incomodava tremendamente e ela costumava dizer a minha tia que não entendia porque elas riam tanto, afinal aquilo era meio indecente! Quando minha tia contava isso pra minha mãe e avó, muitas vezes elas faziam piada da outra e riam mais ainda.

Eu acho rir maravilhoso. E eu me escracho!!! Sou sonora e escandalosa e amo esta característica em mim.
Faz parte de minha intensidade. Na última vez que estive visitando minha mãe e fizemos um tremendo almoço pra comemorar meu aniversário, minha mãe, mulher forte e admirável em tantos e tantos aspectos, voltou a falar da importância do riso. Estava me contando que ela e minha tia Alice (elas são meio que inseparáveis!!!) estavam no supermercado e quando foram passar no caixa fizeram tanta piada e falaram tanta bobagem e riram tanto que a atendente disse pra elas: " Ai, quando vocês vierem aqui no supermercado venham sempre no meu caixa, pois adorei o astral e bom humor de vocês, e isso é muito difícil no meu trabalho!", gente, olha só que coisa linda! Você poder levar um pouco de alegria e riso pra alguém que tem um trabalho maçante e te agradece por isso. E depois ela me contou que quando estavam pra ir embora outro carro do estacionamento estacionou tão perto da porta da minha mãe que ela não podia entrar e teve que entrar no carro pelo lado do passageiro, e que tudo foi ficando muito engraçado, e ela então fingiu que enroscou no breque de mão e fez uma piadinha com minha tia meio pornográfica... ( eu quase morri de espanto quando pela primeira vez ela foi tão desencanada pra falar de sexo comigo!), e as duas quase morreram de rir e ela mal podia dirigir depois, pois as duas caíam na gargalhada. Minha mãe tem 73 e minha tia 71 anos.

Ela me disse que a vida tem que ter riso! O riso que vem da alma! Que vem de dentro, que é feliz! E se isso incomodar alguém é porque esse alguém precisa de mais riso, alegria e amor em sua vida!

Por isso,  mesmo que as coisas estejam complicadas e alguns processos sejam difíceis, muitos desafios comprometedores e poderosos, não perca seu riso, seu senso de humor, sua coragem de ainda assim entender a alegria em sua vida, não deixe que o amargor das situações difíceis roube de você a magia do sorriso. Ele cura a nossa alma!

Beijocas,

Mari

5 comentários:

  1. Oi Mari! Tudo bem querida??
    Eu também adoro gargalhar!! É tão bom... faz um bem danado, mas é claro que sabemos que dependendo do ambiente temos que manerar né?? rs
    Muito bacana vc tocar nesse assunto!!

    Mudando de assunto....
    Mari, acho que não me expressei corretamentelá no blog. Acho que quis explicar muita coisa e acabei confundindo as idéias! rs
    Eu também acho que os comentários naquela postagem devem ser espontâneos.
    A minha idéia, junto com a Eli, foi tentar divulgar aquelas 15 dicas, que inclusive tiveram a ajuda de muitas blogueiras para ser concluído.

    Mas td bem Mari, só vim aqui me explicar viu? Eu também não costumo colocar selos no meu blog, pode reparar! Por isso abri um outro blog só pra eles.

    Mesmo assim, te agradeço a atenção lá e seu carinho de sempre tá???

    Beijão!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Oi Mari, vc tem razão. Meço meu nível de estresse e depressão pelo quanto o riso dos outros me incomoda. Quando começo a me sentir muito incomodada com a felcidade alheia, é hora de ligar o alerta e me cuidar! O riso é muito importante e sem ele nossa vida perde o sentido. Adoro ver minhas bebes sorrindo pra mim, é como um bálsamo para as minhas dores, cura qualquer coisa!

    Abraços querida, bom findi e ria sempre, bem alto, bem escandaloso. Não dê importância mesmo pra quem não gosta, é um claro sinal de amargura não gostar do riso alheio.

    ResponderEliminar
  3. É isso aí, Mari!!! Vamos todas rir muito!!!

    Beijão,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  4. Mari,

    Adoro tua risada ecoando as ventos. Saudades dos nossos encontros regados a risadas.
    Beijo

    Irma

    ResponderEliminar
  5. eu tambem adoro rir, e sorrir! e já cheguei a pensar que as vezes o riso alheio incomoda..mas so incomoda quem não está bem, não acha?
    beijossss

    ResponderEliminar