quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mulher é como um polvo

Essa foi a afirmação que ouvi de um amigo cubano. Ele já foi casado quatro vezes e em todas, se separou porque a mulher virou um polvo. Parece engraçado, né? Mas não é!

Explico: a teoria dele, muito boa aliás, é que a mulher faz de tudo para conquistar os homens. Inclusive baixar a cabeça e aceitar coisas que não curte. Depois de um tempo -dois anos para ele-, elas começam a mostrar os tentáculos, que acabam sufocando o homem e, portanto, enfraquecendo a relação, que não se sustenta com tanto disparate entre o que era e o que se tornou.

Um bom exemplo: as saídas com os amigos. No começo, a garota sai sempre com os amigos do rapaz. Com o tempo -e a certeza de que a relação está "amadurendo"- os tentáculos começam a aparecerem e a resposta sincera vem à tona: "Ah, mas eu nem gosto muito dele!" E daí, uma sequência de "hoje não", "deixa para amanhã", "vamos só nós dois", "mas de novo?" e outras frases típicas.

O pior é que ele afirma é que as mulheres nem percebem o quanto se modificam para agradar o parceiro. E depois, quando acham que a partida está ganha, se mostram ciumentas, segregadoras e limitadoras. Chato né? E também verdadeiro...

Eu não posso negar que já vi isso acontecer várias vezes (e vira-e-mexe vejo um novo espécime surgir na minha frente) e até já fiz algumas coisas meio que desse jeitinho polvo. Mas acredito muito que amadurecemos (de verdade) com nossas experiências e, com isso, conseguimos enxergar esse movimento. Ficamos mais seguras e buscamos relacionamentos verdadeiros. E se queremos algo verdadeiro, não podemos iniciar tudo abrindo a mão do que queremos e sentimos.

Para mim, relacionamento à dois não é uma união, é uma intersecção. Somos seres únicos que, juntos, compartilham grande parte da vida, mas continuam sendo indivíduos. Parece besteira mas não é. Manter a individualidade (com confiança e segurança) faz bem para o relacionamento -pelo menos eu acredito nisso! E parece simples de levar adiante, mas não é nada fácil.

O que acham?

Ah! Encontrei o livro de Içami Tiba, "Homem Cobra, Mulher Polvo", que trata da relação entre mulher e homem em seus diversos aspectos. Sinceramente não sou muito chegada à livros de autoajuda e não li esse, mas me parece interessante. Talvez mereça ser lido. Bem diferente da nossa Mulher Polvo, esses tentáculos estão mais ligados ao estilo multimídia de ser do que à necessidade de controlar o companheiro...

Melhor né? Tiba relata cenas do cotidiano no shopping, na praia, no restaurante, no banheiro, entre outros que exploram as diferenças entre homens e mulheres com um toque de bom-humor. E num é que achei também um blog da Mulherpolvo? Mas estilo Tiba de ser! Legal!

Um cheiro,
Zoe

P.S.: Ah! E esse lance de polvo serve para homem também, viram, meus senhores?!!

13 comentários:

  1. Olá Zoe!

    Post muito, muito bom.

    Caramba quanto mais leio sobre o universo feminino, mais me apaixono por vocês. Rs.

    Tem um trecho que diz que as mulheres mudam muito pra agradar um parceiro. Caramba, não quero que minha princesa mude em nada não. Eu gosto dela exatamente desse jeito. E não sou do tipo de cara que despertaria algum ciúme. Porque meu coração é só dela e de ninguém mais.

    Mas acho que isso vai um pouco da compreensão de ambos dentro de um relacionamento, as coisas devem se encaixar pra ficar tudo certo. O amor também traz mudanças.

    Abraço grande e avisa a Irma que gostei bastante do comentário dela no meu blog.

    Heitor.

    ResponderEliminar
  2. eu nunca namorei,então nunca virei um polvo rsrsrsrs mas já vi muitos e muitos casos assim.
    de fora eu vejo que a maioria dos relacionamentos,ninguém se coloca no lugar do outro.se cada um pensasse " se fizesse comigo, eu não iria gostar , portanto não vou fazer", simplificaria muito esses pequenos aborrecimentos.

    e isso da individualidade, é o correto mesmo.as pessoas esquecem que
    1+1=2 e não
    2+2=2.

    sei lá, como disse acima, nunca namorei, nunca passei por nada assim,mas eu acho que se passasse , tentaria pelo menos me policiar rsrsrs

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Por essas e outras é que não se perde nada em ser verdadeira (o) sempre, né??? Aliás, costuma ser muito comum as pessoas deixarem de ser elas mesmas para conquistar. E depois? Como é que a coisa se sustenta? A fantasia acaba... e o sonho também...
    Beijo!

    ResponderEliminar
  4. Oi Zoe,
    infelizmente a maioria dos casos se dá assim mesmo e não a nada pior do ser uma e depoi se mostrar outra.
    Ninguém merece ser vítima de propaganda enganosa.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Zoe, polvo só é bom cozido, temperado e fatiado! Hahaha! Ótimo post!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. Oi Zoe,

    Pior que mulher polvo é a mulher lagosta que prende o homem, hahahaha! Mas olha, sobre a tese do teu amigo, tb tem muito homem que muda depois da relação. Acho que a dinâmica vale para os dois. No começo, as pessoas estão pisando em ovos, tudo é novo...depois que vc sente o terreno, coisas novas aparecem.

    Beijos,
    Irma

    ResponderEliminar
  7. Oi, Zoe!
    Adorei seu post.
    Sempre falando sobre coisas interessantíssimas!
    Mas concordo com a Irma!
    A dinâmica vale para os dois.
    E a única forma de não haver esse tipo de mudança, é sendo nós mesmas SEMPRE!
    É o que tenho tentado...
    Se é para gostar de mim, tem que ser do jeito que sou!
    Beijinhos e um ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  8. oi, Zoe!!
    gostei muito do seu post e concordo inteiramente com o que vc 'disse', principalmente quanto à analogida do relacionamento a dois com uma intersecção! Penso, entretanto, que tem um outro lado nesta história, diferente da teoria do seu amigo. Acredito que as pessoas vão mudando com o tempo e, por consequencia, os relacionamentos também se modificam. Basta lembrar como éramos 5 anos atrás... provavelmente e em vários aspectos muito diferentes do que somos hoje! (Ainda bem , não é?!)
    Talvez a teoria do polvo esteja ligada principalmente ao fato de não ser verdadeiro (a) desde o início do relacionameto, não? E aí, concordo com o que a Lu 'disse' acima.
    De toda forma, no início ou durante o relacionamento, penso que sem sermos verdadeiros com o(a) nosso(a) parceiro(a) dificilmente o casal seguirá em frente juntos!

    bjkas

    Beatrice

    ResponderEliminar
  9. Que onda..Mulher povo?

    Me lembra mais é o Zé povinho...rsrsrs

    Aquele abraço...

    ResponderEliminar
  10. eu concordo, um dia um dos meus amigos me disse que mulheres adoram tentar consertar a relação depois de amaciar a carne rsrsrs aceitam tudo no começo, depois, já sabe né.O livro que merece ser lido também que não é muito auto ajuda é Homenes são de Marte e Mulheres são de Vênus, muiiiito bom mesmo.

    ResponderEliminar
  11. acontece isso sim, depois de um tempo somos surpreendidos.
    eu estousendo pelo ciume possessivo do meu marido...
    beijo!

    ResponderEliminar
  12. Adorei o post, e concordo com a Irma e a Beatrice vamos mudando no relacionamento... também tem o fato de que no começo quando todo mundo está apaixonada/o ah... o amor deixa a gente besta e tudo pode e tudo é lindo....Depois geralmente entra um pouco de rabugencisse (palavra que acabei de inventar!)hahahaha...
    Mas tem um monte de princesa que vira sim polvo e geralmente tenta agarra o sapo!!!
    beijocas,
    Mari
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. Queridas e queridos, esse assunto é complicado né? Olhar no espelho e talvez reconhecer que já fomos 'polvos'- hahaha...
    A expectativa inicial pode acabar com tudo... Também acho que vamos mudando com o tempo, mas já vi cada coisa que realmente me assustou. Sei lá..
    vale a pena sabermos bem o que queremos e o que somos!!
    há - como se fosse fácil!
    Obrigada pelos comentários! Sempre aprendo um pouco mais.
    Um cheiro,

    ResponderEliminar