quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Igualdade entre os sexos cada dia mais longe!!!




"De acordo com o Fórum Econômico Mundial o Brasil caiu da 67a. colocação em 2006 para 85a. colocação em 2010 entre os 134 países estudados. Os principais problemas para o Brasil estão na economia já que a renda da mulher chega a ser 60% menor que a do homem para executar o mesmo trabalho, o que chega a ser uma das piores do mundo, pois ficou em 123a. lugar e tem caído constantemente nos últimos três anos! Outro problema é a participação política das mulheres em relação aos homens (mesmo tendo duas candidatas a presidente!!!)."


Fiquei mesmo muito triste quando li esta notícia hoje. Saber que estamos regredindo é mesmo muito triste. E creio que só melhoraremos efetivamente quando as mães e pais começarem a criar seus filhos igualmente, sejam eles homens ou mulheres. Quando nós mulheres tivermos menos preconceitos e criarmos nossos filhos e filhas sem eles, com o apoio, é claro, dos homens. Quando nós mulheres pararmos de criticarmos umas às outras, nos responsabilizando por tudo que existe de errado conosco, e soubermos ter um olhar mais social, pensando e estabelecendo soluções, ao invés de nos concentrarmos nas críticas.

O problema maior é estarmos regredindo! É mesmo muito ruim. Acho que é também um sinal de uma tentativa de perpetuar-se a ignorância. Temos que mudar o olhar. Temos que mudar os exemplos. Temos que pensar mais e nos questionar mais antes de assumirmos que está tudo bem e melhorando.

Temos que pensar o que fazemos individualmente para diminuir, amenizar ou acabar com este tipo de preconceito que perpetua o estado da mulher como inferior. Temos que demandar mais atenção e mais respeito. Temos que exigir mais direitos e mais mudanças. Temos que investir na educação das nossas meninas e meninos pra que o mundo e o Brasil principalmente saibam vê-los e tratá-los com igualdade.

E só podemos ver mudanças assim na sociedade quando começamos em nossa casa.

Pense no que você pode fazer pra mudar essa disparidade em sua própria casa, seja sozinha ou acompanhada de seu companheiro. Vale muito mais a pena quando as pessoas andam juntas para o sucesso, o alcance e as vantagens são sempre maiores na união!

Beijocas,

Mari

10 comentários:

  1. Também acho que tem que começar em casa, Mari. É a única saída. Nesse sentido, aliás, adorei quando o assunto foi discutido em Glee, no episódio com as músicas da Madonna.

    Beijos, beijos,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. É muito triste esse quadro!
    Você disse tudo, preconceito se cura com educação. Não há outra maneira.

    Super beijos!

    ResponderEliminar
  4. Ai Bela, não assisto Glee, fico por fora das conversas.
    Mari, é muito triste mesmo. Mas enquanto ansiarmos por mudança e continuarmos com as mesmas atitudes, nada será diferente.
    Beijo grande
    Kézia

    ResponderEliminar
  5. Oi Mari,
    incrivél mesmo esta disparidade, a mulheres a cada dia conquistam postos de trabalho iguais aos dos homens e não são recompensadas da forma.
    Não dá para entender esta lógica, outro dia vi uma mulher dirigindo um trator aqui no bairro e achei o máximo, mais imagina o preconceito que ela sofre?
    Se já dizem os machistas que mulher no volante é um perigo constante, em cima de um trator então...
    Mas eles vão ter que nos engolir!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. É bem verdade que a sociedade ainda guarda ranços de um machismo exageradamente hipócrita, todavia, as conquistas femininas persistem e ampliam-se nos novos tempos. A generalização da notícia, com dados meramente econômicos, coloca num mesmo plano situações díspares.

    As mulheres já conquistaram autonomia no "ir e vir", no pensar e agir e, fundamentalmente, nas escolhas que já ousam afirmar. Essa cultura machista já está a ruir, pode apostar nisso Mari. O tempo dirá!

    Meu carinho a você!

    ResponderEliminar
  7. Oi Mari

    mesmo pertencendo a ala masculina, eu acho esse lance de desigualdade bem absurdo mesmo. Sou da particular opinião de que, quando juntos em busca ou em função de um mesmo ideal, homens e mulheres podem ir mais longe.
    Somos bem distintos e essa diferença é o que nos tornam complementares.

    Um abraço,

    Heitor.

    ResponderEliminar
  8. Mari,
    a-do-rei!! o seu post! Justamente hoje que pensava sobre este assunto!
    O preconceito e as dificuldades encontradas pelas mulheres de hoje não se limitam ao campo econômico, infelizmente!!
    A mulher de hoje tem que ser "independetíssima", pagar as próprias contas, ser gostosona (porque barriga saliente é um charme para os homens, claro!) e, para algumas mulheres, ser uma mãe exemplar (talvez depois das 12 horas de trabalho, porque o 'santo mercado' exige este tempo todo de trabalho!) e, em alguns casos, ainda cuidar da casa, do marido, do cachorro, etc...
    Nada mais distante do que a propagada igualdade entre os sexos!
    Ainda bem que existem represetantes da ala masculina, como dito acima, que não contribuem para essa disparidade entre homens e mulheres!
    TAmbém penso que a educáção das nossas crianças é a chave para a mudança! Que venha a mudança!!
    Parabéns pelo post novamente, Mari!
    bjs,
    Beatrice

    ResponderEliminar
  9. queridas Irma, Mari e Zoe!!

    mudando de assunto: estou viciada no blog!! rsrsrs

    bjs

    Beatrice

    ResponderEliminar
  10. Oi Mari, sabe o que eu acho disso?
    Que nós MULHERES, não somos unidas, por isso essa desigualdade, se fossemos mais unidas isso não aconteceria.
    beijaço
    Pi

    ResponderEliminar