terça-feira, 5 de outubro de 2010

Fiz porque cabia dentro de mim!

Adorei a frase e anotei na hora! Final de semana passado fui pra minha terra Natal, Mogi Mirim, votar! Ok, eu sei, preciso transferir o título e prometo que vou antes das próximas eleições municipais! Como sempre faço fui visitar minhas tias velhinhas, as irmãs do meu pai que eu adoro! Sabe aquelas tias que olham pra você sorrindo e que você tem certeza que te amam, pois é, minhas tias Eneida (88 anos) e Nenzinha (86!) são assim, eu tenho absoluta certeza que elas me adoram! E é ótimo pro meu ego! E nos divertimos muito, elas me ensinaram a cozinhar muitos pratos, são alquimistas na cozinha, são mulheres fortes e admiráveis e aprendi com seus exemplos e tenho certeza que por isso mesmo não preciso repetir algumas histórias delas que são tão, tão tristes! Elas me contam histórias, elas me ouvem, nós discutimos, elas me contam mais histórias e nós rimos muito! Minha família tem o riso na boca e isso pra mim é DEMAIS!

Então minha tia Nenzinha estava comentando sobre seu ex-marido, a história é meio complicada! Ela se casou bem jovem, ele era viúvo e tinha um filho pequeno. Ela se tornou madrasta! (hahahaha... mas não foi como nos contos de fada! Vocês entenderão mais tarde.). Ela disse que ele era lindo! E tudo o que ela queria era se casar e sair da casa de seus pais. Já apanhou na lua de mel, e pensou em fugir! Mas não teve coragem de levar aquela vergonha pra seus pais que a avisaram muito pra não se casar com aquele homem!

Tenho vontade de chorar toda vez que penso nessa história! Ele era um homem muito mau! Com todos. Eles tiveram três filhos e ele foi um péssimo pai. Um péssimo marido. Um péssimo tio! Era um vagabundo! Minha tia se matava de trabalhar e ele ficava sentado na padaria! Às vezes fico pensando o que o levava a ser tão ruim! A maldade é muito difícil de entender. Numa outra vez que ele bateu na minha tia, ele batia nela com certa frequência, ela procurou meu pai, seu irmão mais novo e disse que se separaria, pois não aguentava mais aquela situação e meu pai naquele momento fez o melhor que pôde, foi conversar com meu tio e disse que se ele encostasse a mão na minha tia mais uma vez "ele iria entrar pelo mesmo buraco que ele saiu!" (minha tia repete essa frase e ri... ela naquele momento achou o máximo!). Meu tio nunca mais bateu na minha tia depois disso, mas não parou de fazer coisas horríveis e ser um homem mau! Depois de alguns anos ele a abandonou e ela ficou arrasada! Vocês acreditam? Ela tinha se acostumado à violência, pois apesar da física ter parado ele a violentava psicologicamente diariamente! Ela não queria carregar o estigma de ser uma mulher separada! De que seu casamento falhou e não deu certo! Mas ele a largou assim mesmo, foi embora com metade do dinheiro que eles tinham, e foi viver a vida! Ela ficou muito triste! Com a auto-estima mais abalada ainda, se sentindo uma mulher feia e largada! Ela que era LINDA, morena de olhos verdes, peituda, corpão! Enfim! Como ela sofreu!

Muitos anos depois, quando o dinheiro dele tinha acabado e ele estava com Mal de Parkinson e entrevado numa cama, o que vocês acham que aconteceu? Minha prima a filha deles pediu a minha tia que cuidasse dele, pelo amor de Deus! E minha tia assim o fez! E ela me diz que não se arrepende! Que fez por caridade!

Que fez porque Deus lhe deu forças, porque ela era melhor e provou isso pra ele e pra todo mundo, mas fala isso sem empáfia ou orgulho, fala muito naturalmente e termina dizendo: FIZ, PORQUE CABIA DENTRO DE MIM!

Antes de a ouvir dizer isso neste final de semana sempre pensei na situação achando que ela tinha sido uma "trouxa", Amélia, vítima, coitada... Hoje penso bem diferente! Minha tia é o máximo! E continua linda! Continua rindo! Tem lembranças boas apesar de ter sofrido muito na vida! Ela se superou, e não se violentou para ajudá-lo no final da vida dele, pois ela é maior que tudo isso, porque na verdade, ela fez porque cabia dentro dela!







Tia Nenzinha, eu te amo muito!

Beijocas,

Mari (Nana, pois é assim que ela me chama!)

16 comentários:

  1. Ei, Mari!!!!!!!!!!!
    Acredita que chorei com a história da sua tia?!?!?!?!
    Que linda!!!!!!!!
    Eu adoro família. E acho que, mesmo que não concordemos com um monte de coisas que essas pessoas de gerações mais velhas viveram e defendem, elas têm muito a nos ensinar sobre altruismo, sobre realmente saber se doar um pouco mais ao outro.
    Muito legal, menina!
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  2. Nossa Mari, que história surpreendente!
    Sua tia teve uma atitude nobre, provou para ela mesma sua força interior. Pouquíssimas pessoas que conheço cuidariam de um homem após tantas agressões.
    No início da sua história, cheguei a pensar que ela não precisava se preocupar tanto com a sua separação, com a sua imagem ou com os pais dela, caso tivesse a coragem para pôr um basta em tudo. Mas, esta é a mentalidade das mulheres de hoje em dia.
    Na época da tia Nenzinha, as situação das mulheres era mais complicada. Acredito que não era como hoje, onde as mulheres têm mais independência, apoio de entidades específicas para as mulheres agradidas, etc.
    Eu achei seu post maravilhoso. Uma lição de vida.
    Obrigada! ;)

    ResponderEliminar
  3. Já estou lendo o blog a algumas semanas, mas nunca comentei. Chorei com a história e ao mesmo tempo fiquei feliz só em olhar pra foto da sua tia. Ela é linda mesmo.
    Obrigada pela história e um grande beijo em todas.

    ResponderEliminar
  4. Passada, Mari. E comovida. Tia Nenzinha é um anjo, não uma mulher. Lição de amor maior não há. Maior pelo próximo, não estou nem falando da relação homem/mulher.

    Uma alma nobre, vai para o céu direto, na primeira classe da British Airways, como diz um amigo meu. Mande muitos beijos para ela por mim. Muitos.

    Linda frase,não vou esquecer.

    Beijão,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  5. Ops, quis dizer "Amor pelo próximo", escrevi errado.

    Beijos,

    Bela

    ResponderEliminar
  6. Mari,
    grande tia Nenzinha! Adorada mulher que soube seguir seu coração, apesar de machucado.
    Linda história.
    Maravilhosa frase. Vou levar comigo!
    um beijo!

    ResponderEliminar
  7. Tixa,
    Amei Tia Nenzinha, a começar pelo nome, e por fim este rosto doce, doce, doce,
    Bjukas + saudades,

    ResponderEliminar
  8. "Fiz porque cabia dentro de mim". Essa atitude só sairia de alguém realmente do bem... E que bom que você pode enxergar a sua tia "verdadeira", Mari.
    Muitas vezes, julgamos o outro, sem saber... É normal, apesar de errado.
    Eu tenho este hábito muitas vezes... Julgo. E quando passo pela situação que o outro passou e julguei mal, entendo e vejo que o outro fez o que cabia dentro dele...
    Estou procurando como agir "quando as coisas não cabem dentro de mim"...
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. Oi Mari,
    a minha hisória pessoal é bem parecida. Minha mãe se casou contra a vontade da mãe e sofreu muito, mas nunca se separou.
    Meu pai a espancou várias vezes e assim que eu nasci, ele bateu tanto nela que quebrou seu braço. Ela passou a noite toda chorando e ele falou que quebraria o outro braço.
    Quando meu irmão e eu crescemos ele melhorou muito, mas num belo dia de natal me disse que iria embora, pois conhecerá uma mulher muito melhor e com uma ótima família. Nem se dignou a falar para minha mãe, arrumou tudo e foi embora. Bem no Natal!!
    Tempos depois pediu para voltar e ela aceitou. Fiquei revoltada mas depois entendi. Ele veio para casa para morrer junto da mulher que sempre o ajudou.
    Mulheres desse tipo são de outro nível, realmente algumas coisas cabem dentro delas, que não cabe em nós.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Caraka, Mari, que história linda! Me emocionei com a tia Nenzinha. E essa frase é um achado! Explica tudo sem dizer quase nada! É isso mesmo, a gente só faz o que cabe dentro da gente. Adorei.
    Minha vó fez a mesma coisa com meu avô. Ele a deixou com 3 filhas pequenas pra criar e sem nenhum dinheiro. Ela fazia tricô pra vender. Criou as 3 e quando estava recomeçando a vida com um cara que era louco por ela e 12 anos mais novo, soube que o Raul, meu avô, estava cego, sofrendo do coração e morando num quartinho imundo nos fundos de um bar. Não teve dúvidas. Foi buscar ele, pagou a operação dos olhos, a operação do coração e cuidou dele até ele morrer, que não demorou nem um ano. Depois se casou com o Dante, o novo namorado e viveu com ele mais 28 anos. Eh muierada porreta!
    Beijokas, Mari, beijokas, meninas.

    ResponderEliminar
  11. Mariiiiii,

    Que linda essa história. Delícia de ler! E é uma homenagem linda pra tia. Ela leu?
    Beijos,
    Irma

    ResponderEliminar
  12. Oi Gente, obrigada pelo carinho. Minha tia não leu não...mas hoje mesmo eu vou ligar pra ela e ler por telefone! Eu liguei antes perguntando se podia publicar e o mais legal é que nesta altura da vida a censura tem um valor bem mínimo, ela disse "Claro querida! Ah e eu já estou rezando pra você viu meu bem!!!" Dá pra crer????
    beijocas,
    Mari

    ResponderEliminar
  13. Oi Mari,

    Que história linda, embora triste, que pessoa mais resignada!
    Mais uma história que mostra a capacidade imensuravel que uma mulher tem de amar...
    Quantas histórias de homens assim a gente conhece???
    bjo bjoss

    ResponderEliminar
  14. Mari, putz, difícil não se emocionar.

    Que tia linda, dá vontade de dar um abração nela.
    Linda e superior, né? que honra ter um exemplo desse na família.

    Adorei a frase e a lição de vida.

    Um beijo para você e outro para a tia Nenzinha.

    ResponderEliminar
  15. Mari, história emocionante. Acredito que certas pessoas são como anjos da guarda, que vem para este mundo para ajudar as pessoas..
    Sua tia é muito querida!!!
    Bjs!!! pra vc e pra ela.

    ResponderEliminar
  16. Amei esta história, fiquei tão emocionada! Que possamos ter nossos corações tão grandes, que nos caiba muitas pessoas e coisas a fazer, ainda nesta VIDA.
    Amo vc!
    Flávia

    ResponderEliminar