sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz dia do Professor!


Eu sou professora! E gosto muito da minha profissão.

É muito difícil, pois não é uma profissão muito valorizada ou mesmo considerada, apesar de sua enorme importância ser até reconhecida.
Atualmente são tão diversas e heterogênias as situações referentes à educação que fica difícil opinar.
Mas numa coisa todos concordam: a Educação Pública está muito ruim e deixa muito a desejar.
Seria isto culpa de alguém? Dos professores? Dos alunos? Dos pais dos alunos? Do governo e governantes? Do descaso? Da solução fácil?
Talvez infelizmente todas as alternativas acima.

Atualmente não trabalho mais em sala de aula, mas fui professora do Estado de São Paulo por cinco anos, de 1985 a 1989. Era concursada, com cadeira! Naquela época depois de fazer uma greve por 70 dias no governo Quércia, resolvi que teria que mudar de profissão. Não estava mais feliz. Não conseguia executar meu trabalho com satisfação e então mudei totalmente minha vida. Fui embora do Brasil, pedi exoneração do meu cargo e cadeira e morei nos Estados Unidos por cinco anos, apesar de ter voltado uma vez e ficado um ano aqui no Brasil. Foi uma época de muita indecisão pra mim! Mas voltei e estou muito, mas muito feliz mesmo aqui no Brasil e não pretendo morar em nenhum outro país! Agora só passear! Quero construir alguma coisa aqui no meu país, junto com os meus conterrâneos!

Mas nunca consegui tirar a "professora" do meu sangue! Sou professora de inglês atualmente. Professora particular e trabalho geralmente com adultos profissionais. Adoro!

No momento estou desenvolvendo um projeto de trabalho "voluntário" para trabalhar com professores e alunos, da rede pública principalmente, no tema MOTIVAÇÃO! Meu objetivo é começar a apresentar esse workshop que estou desenvolvendo a partir do ano que vem.

Por isso falo tanto sobre EDUCAÇÃO aqui no nosso blog! Por isso prezo tanto e digo incessantemente que só alcançaremos mudanças concretas e objetivas através das mudanças que vêm com a educação!

Parabéns a todos os professores sejam eles formais, ou pessoas que se dedicam a ensinar, criar, buscar melhoras e progresso, pessoas que acreditam e que buscam aprimoramento e mudanças positivas!

E se você é professor por "acaso", ou porque não tinha outra profissão, ou porque era mais fácil, ou porque não sabia o que fazer, mude! Tenha a coragem de ir buscar-se a si mesmo e deixar a Educação para aqueles que realmente querem EDUCAR e melhorar a educação!

A educação vale à pena, principalmente quando a alma não é pequena! E quando fazemos o que amamos nossa alma engrandece e fica imensa!

Beijocas,


Mari

12 comentários:

  1. Parabéns Querida pelo o seu dia.


    Beijokas com estalos!!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo seu dia! Também sou professora e concordo o quanto nossa profissão é árdua rsrs... "A gente ganha pouco, mas se diverte" rsrs, não é o que dizem?!! rsrs
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Bernardo Toro, educador colombiano, dizia que nenhuma mudança se daria apenas pela educação, mas que, entrentando, nenhuma transformação seria possível sem ela. E é nisso que reside a minha crença de educador, Mari. O nosso país carece, em todos os sentidos, de educação em valores humanos, de aguçamento da criticidade, de despertamento da autonomia e de solidária responsabilidade ambiental.

    Já é um começo!

    E parabéns a você pela consciência de responsabilidade do saber e pela atitude de disponibilizar-se, enquanto alternativa de melhorias de tantas carências educacionais em curso.

    Meu carinho a você!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, Mari!!! E sucesso com todos os projetos.

    Beijão,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  5. Oi Mari,
    parabéns pelo dia de hoje. Sou formada em História, mas nunca exerci. Não acredito que eu tenha vocação para sala de aula, mas tenho vontade de trabalhar com projetos e assim que conseguir me organizar melhor vou dedicar um tempo a ensinar história de forma lúdica para meus clientes mirins.
    É interessante como as pessoas assim que entram na casa de lanches já perguntam se eu sou professora, por que sempre tem crianças aqui pintando, desenhando, pegando livros emprestados, pesquisando na internet.
    Agora mesmo tive que interromper este comentário para emprestar minha caixa de carimbo para as crianças brincarem de professora.
    boa sorte no projeto,
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Parabéns, Mari!
    Eu sempre tive ótimas professoras! Que me marcaram positivamente por toda a vida e faço questão de agradecê-las todas às vezes que nos encontramos!
    Vc tinha maior cara de professora mesmo!
    Tanto que eu quero ser professora tb!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  7. Mari, parabéns... Para ser professor, não é necessário ter uma sala de aula, mas sim ter a educação dentro do coração. Bjos e bom final de semana!

    ResponderEliminar
  8. Querida Mari,
    parabéns pelo seu dia!

    Tenho absoluta certeza que você é a professora que lembramos sempre com saudade e um sorriso no rosto!

    bjs,

    Beatrice

    ResponderEliminar
  9. Ei, Mari!
    Parabéns pelo dia de hoje!
    Estou entre os que defendem a Educação como saída para grande parte das questões que afligem países como o nosso, principalmente violência e drogas.
    E acho que a valorização dos professores deve ser parte primordial de um grande projeto educacional, começando pelo acesso à qualificação que se precisa garantir a esses profissionais tão necessários. Só assim eles terão os salários que merecem, o valor que merecem.
    Mais que oportuno o seu post. Desculpe pegar carona, mas temas como este me motivam sempre!
    Beijo!

    ResponderEliminar
  10. Mari, parabéns pelo seu dia!

    Eu admiro tantooooo sua profissão. É exigido tanto de professores, e imagino o stress que seja, mas também deve ser extremamente gratificante.

    Um beijão!

    ResponderEliminar
  11. Oi Mari, eu sei bem o que vc escreveu!
    A Educação está um caos, não importa quem é responsável por isso e sim mudar o que acontece, às vezes é mais comodo ficar procurando o culpado ao invés de arregaçar a manda e trabalhar!
    beijaço
    PI

    ResponderEliminar
  12. Gente,

    e a Mari é uma suuuper professora. Maravilhosa!
    Beijos,

    Irma

    ResponderEliminar