domingo, 31 de outubro de 2010

Feliz Dia das Bruxas

Francisco de Goya retrata sabbat
Muitas histórias explicam o Dia das Bruxas. Recolhi algumas e quero contar para vocês.

Os Celtas chamavam esse dia de Samhain (pronuncia-se souen). Na realidade, era um festival celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro, que marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão") e o início do ano novo. 

O festival celebrava também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma comemoração à vida e à renovação. 

Uma outra história conta que a Igreja Católica tentou eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos (1/11), onde as entidades pagãs viraram santos católicos. As celebrações se dividiram em finados e em halloween. No dia de finados (2/11) são feitas homenagens para os ancestrais. O nome tem origem nos países de língua inglesa. 

Ao traduzir, fica fácil entender: entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), daí, All Hallows' Eve, Hallowe'en e, agora, Halloween. Mas alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia). 

Foi somente na Idade Média que as bruxas apareceram nas festividades. Durante a inquisição, a igreja condenava curandeiras e pagãos - todos eram indicados como bruxos, julgados e, na maioria das vezes, queimados na fogueira. Nessa época, as mulheres e homens sábios se distanciaram do conhecimento adquirido da natureza, dos elementos. A sabedoria feminina, passada de mãe para filha, foi esmagada pela igreja e o poder das mulheres muito reduzido. Dizem por aí que não só bruxos foram queimados… Mas essa é uma outra história.

Somente em 1840 o Halloween foi levado para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses, que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o Dia das Bruxas.

Ainda não sei se acredito ou não em bruxas. Mas que existe coisa boa nessa história, isso sim! Saber usar ervas ou minerais para melhorar a saúde ou a energia é, para mim, algo mágico. Afinal, sigo a homeopatia e ainda acho difícil explicar porque aquelas bolinhas realmente fazem efeito! E acredito que num precisa ser “bruxa” de verdade para entender um pouco de alquimia, afinal toda família tem a sua receita caseira para aquele resfriado ou aquela doença, não é? Então, se for assim, todos nós temos um pouco de bruxaria em nossas vidas!

Com o passar dos tempos e o aumento da participação da tecnologia em nossas vidas perdemos um pouco da nossa ligação com a Mãe Terra. Perdemos a nossa sabedoria para compreender, por exemplo, o quando as marés e as fases de lua ainda nos influenciam. Ai, ai... Quanto tempo faz que você não anda descalço na terra?

E num custa brincar de bruxa e aproveitar para trazer energia boa para a nossa casa, não é? Então vamos fazer uma vassoura de bruxas! A vassoura simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

Vá a um parque e recolha um graveto. Depois, escolha louro, alecrim, lavanda e monte como se fosse a vassoura mesmo. Use rafia ou cordão para amarrar. Decore com pimenta dedo de moça, canela, maça desidratada e anis, se tiver. Num vale usar cola quente, tá? E num precisa ser uma peça grande! Depois de pronto, coloque atrás da sua porta da frente com a parte de varrer para cima. Vai bloquear energias negativas e ainda perfumar a sua casa!!!

Dizem que a noite do Samhain é uma noite de alegria e festa, pois marca o início de um novo período em nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces. Também me disseram que é um dia leitoso… então, alimentos brancos com muito leite são bem vindos. Que tal um bolo de coco ou, pelo menos, um copo de leite com mel e canela? E ainda é gostoso!

Adoro essa festa! Divirtam-se muito! E boas energias para o ano!!!

Um cheiro,
Zoe

10 comentários:

  1. Oii que legal este post, eu não sabia dessas coisas não.. só gosoto de aproveitar a feta, que por sinal é divertidissima com todo mundo fantasiado!!!rss
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderEliminar
  2. Pois é... A raiz de todas as festas católicas vem da celebração pagã dos celtas!!!

    Bjoss

    ResponderEliminar
  3. Zoe,

    Que texto maravilhoso! Não sabia da origem do Dia das Bruxas. O que aprendi numa aula sobre história na USP é que as vassouras das bruxas eram na verdade desenhos de pênis. Explico: um professor disse que era comum desenhar as mulheres consideradas bruxas em cima de pênis para identificá-las como profanas. AO longo do tempo, o desenho do pênis deu lugar a uma vassoura, que é fálica. Então, meninas, cuidado ao escolher a vassoura, hahahha (som de risada de bruxa).

    Beijos

    Irma

    ps. o computador aqui do trampo não me deixa logar no blog, portanto, tá aparecendo o anônima aqui, snif

    ResponderEliminar
  4. Zoe também é cultura, adorei! E viva a bruxa que existe em cada uma de nós.

    Beijos,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  5. estou de volta, agradeço o carinho e atenção me dadas quanto tanto precisava...
    beijos!

    tem um selinho pra vc lá no blog.

    ResponderEliminar
  6. De fato: do dia atribuído ao nascimento de Cristo ao dia de finados, cada uma das festas religiosas cristãos tem seu equivalente em festas pagãs.

    Isso ocorreu deliberadamente para tornar fácil a recepção, pelos pagãos, dessa religião que lhes foi imposta.

    ResponderEliminar
  7. Vc sabia q nesse dia tb comemoramos o dia do saci?? hehehe... Bem brasileiro né???

    Bjusss e adorei o blog!

    ResponderEliminar
  8. Adorei saber que o dia do saci também é comemorado em 31/10... Vou pesquisar o pq!!!
    Uma beijoca!!!

    ResponderEliminar
  9. Adorei o texto e o bolo de coco da bruxa! hmmmmmm
    Bjooooo

    ResponderEliminar
  10. Hey querida.... vc fez minha vassourinha!
    eu fui lá ver nossa Deusa brasileiríssima e rezei por todas nós....
    Saudades,
    beijocas,
    Mari

    ResponderEliminar