sábado, 2 de outubro de 2010

E o que vocês me dizem do ciúmes????

O ciúme é muito discutido e muito falado e com certeza de uma forma ou de outra presente na vida de todos nós.
O ciúme, em princípio, é um sentimento tão natural ao ser humano como o tédio e a raiva. Nós sempre vivenciamos este sentimento em algum momento da vida, diferem apenas suas razões e as emoções que sentimos.

O ciúme está intimamente relacionado à inveja. A diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda presente no ciúme. Mas ambas são um misto de desconforto e raiva e atormentam aquele que cobiça algo que outra pessoa tem.

Quanto mais baixa for a auto-estima, mais propensa está a pessoa de sofrer com um dos dois sentimentos. Ciúme e inveja desviam o foco de quem os sentem, pois este pára de cuidar da própria vida, tão preocupado que fica com a vida de outra pessoa. Por outro lado, se enfrentados, podem levar a atitudes positivas como melhorar a aparência, desenvolver novas habilidades e trabalhar a auto-estima.


Mas hoje nosso foco será no ciúmes relacionado ao amor! Quem nunca sentiu um ciuminho que atire a primeira pedra!  Pra mim é mesmo um misto de dor de cotovelo, com inveja e um forte sentimento de perda. E haja auto-estima! Uma vez eu joguei um copo de whiskey na cara de um cara que eu saía (gente eu não era nem namorada... hahahaha...), foi uma cena super "novelesca"... eu era muito nova, muito louca, e achava que o amava, quando na verdade era minha auto-estima que tinha se esvaído ralo abaixo!  Ele era o maior "tranca" e eu a maior "trouxa"! Isso foi lá no interior, lá nos anos 80, eu tinha 18 anos... foi meu primeiro... e saía com outras 6... Gente olha só que bosta!!!!  Mas os anos se passaram e eu jamais faria uma cena dessas de novo, mas também jamais ficaria com um homem como aquele!

Que bom que mudei!!!!

Agora tem um ciúmes que é bonitinho, quando a pessoa te mostra que precisa de você e que te ama.  Quando você ama e transa com mais intensidade pois não quer perder esse amor! Quando mesmo com medo, você torce muito pra tudo dar certo pra ele ou ela. Quando sua insegurança te faz ser imaginativo e esquenta e revive o amor. Esse é o ciúme "do bem". Te puxa pra cima e faz você ser mais criativa e imaginativa, faz você querer ser uma pessoa melhor! (Vi esta frase no filme "Melhor Impossível", Jack diz: "Você me faz querer ser um homem melhor"... uau!)

Então vamos combinar, este é o único ciúmes que vamos sentir, ok? Aquele que te destroi, faz você se perder de si mesma, aflora o seu pior, te torna insegura e fraca não é pra gente não! Este tipo tira toda admiração que você pode despertar... e cá entre nós, depertar admiração... é o máximo!

beijocas,

Mari

14 comentários:

  1. Ciúme é uma coisa complicada tanto para o ciumento como para o objeto do ciúme. De qualquer maneira, é um horror para o relacionamento. Não acredito em cíúme branco, ciúme bom e coisas do gênero. Tenho horror a controle e meu companheiro que não espere que eu o controle.
    Beijokas, Mari, pra vcs também, meninas.

    ResponderEliminar
  2. Oi Mari, como sempre escrevendo ótimos textos!
    Bom, comigo a intensidade do ciúme age em mim proporcionalmente às atitudes do meu marido. Ele não me dá motivos e eu não sinto ciúmes.
    Por exemplo, meu ex-namorado era super infantil e inseguro de tudo. Por ser infantil, despertava em mim um ciúme desconfortável, pois sempre pensava que ele sim seria capaz de me trair devido à sua maturidade.
    Mas, é claro que encontramos por aí muitos casos em que o ciúme nasce do nada. A pessoa pira, surta e vive na paranóia.

    Sinto ciúme do meu marido sim, mas não daqueles de sufocar. O meu ciuminho é bem leve (eu acho, rs) do tipo querer mais atenção, ciúme do tempo que ele se dedica ao trabalho, ciuminho quando ele é gentil com alguma colega, mas nada demais. Tudo na sua medida certa.

    Acho até estranho se não houver uma pitada de ciúme na relação. Parece que vc não está nem aí. Já pensou você viver com alguém que nem liga se você sai "pelada" ou se alguém dá em cima de você?? Hum.... estranho..... rs

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Mari!!

    Ah, ciúmes é um saco, é achar que se pode controlar o outro, e como diz uma canção dos paralamas, todas as formas de se controlar alguém, só trazem um amor vazio.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. É bem isso, tem que ser controlado. Ciúme demais transforma a vida num inferno. Carinho e preocupação são bons. E tem que dosar, segurança demais é ruim...insegurança demais pior ainda.
    Beijo,
    Irma

    ResponderEliminar
  5. Pois é, Mari, despertar admiração é mesmo o máximo.
    Concordo que o ciúme só é bom quando tem um sentimento de querer ser melhor, ser mais criativa e conquistar o outro muitas vezes.
    Beijo grande
    Kézia

    ResponderEliminar
  6. Já fui mais ciumenta, hoje sou mais controlada digamos. Sei que isso é muito ruim para um relacionamento, mas um apitadinha de ciúmes tb não faz mal pra ninguém.
    Bjksss
    Ótimo Domingo pra vc Mari!

    ResponderEliminar
  7. Oi Mari,
    adorei a primeira ilustração, lembro de muitas mulheres que começam a namorar e vão logo fuxicar o orkut!!
    Quanto ao cíume, faço do comentário da Flávia o meu.
    Tenho orgulho de ter 5 anos de relacionamento e nunca o ter desgastado com cíumes.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. nossa.. nunca tinha pensado nem ouvido falar nessa intimidade do ciúmes com a inveja.

    muito bom o post!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Ei, Mari!
    Este tema é 'brabo', hein?!?!?! Dá o que falar...
    Mas concordo que ciúme não é um bom sinal. Quase sempre é sinônimo de insegurança, o que, fatalmente, estraga a relação.
    Existem algumas atitudes gostosinhas, às vezes, confundidas com ciúme, que são um certo cuidado, de querer saber do outro, mas nada de controle.
    É isso aí, menina!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. oi Mari, estou aqui me matando de rir. lembro da cena que vc escreveu kkkkkkkkk, como vc era maluca kkkkkkkkk, qto ao ciúme, é bom na medida, aquela coisa de posse eu não dou conta, faz muito mal para quem sente e para quem vc envia "credo", nc fui uma pessoa ciumenta, sempre fui na minha, às vezes acho que esse é meu erro, deveria ter mais ciúmes, mas é claro o ciúmes do bem como vc disse.
    beijaço
    Pi

    ResponderEliminar
  11. Aprecie com moderação!! Hahaha!
    Adorei!
    Ótima semana!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. Mari,

    O que não deu daria para te ver jogando esse copo de uísque na cara do sujeito!!!! Hahahaha!!! Adorei.

    Beijão,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  13. Mari: vc jogou só o whiskey, ou mandou vê o copo?
    Flávia

    ResponderEliminar
  14. Mari,
    Acho que esse ciúme gostoso que vc fala, é aquele que mostra o quanto vc se importa com a outra pessoa, o quando vc se preocupa e cuida dela(e).
    Trata-se de um olhar atento, uma ligação preocupada e a demonstração "publica" de que se importa!
    Esse eu tbém quero...rs

    bjo bjo

    ResponderEliminar