sábado, 16 de outubro de 2010

E como você lida com a perda?

Nina clicada por Lilian Nakashima
Outro dia, conversando com uma colega do trabalho sobre minha cachorra, que não andava muito bem, ela perguntou a idade dela. Quando disse 13 anos, ela tascou à seco: “E como você lida com a perda?”

Eu, racionalmente, saquei minha resposta automática e disse, super segura (e cínica): “Ué, é o ciclo da vida. Pelo menos sei que cuidei bem, dei carinho e recebi muito também.”

Mas a mentira ficou latejando na minha cabeça.

Eu não lido bem com a perda. Já perdi uma filha recém nascida e até hoje penso se tinha alguma coisa a mais que poderia ter feito (apesar de saber cientificamente que não tinha).

Hoje, lido com a velhice da minha cachorra, que ainda tem aquele jeito alegre de um filhotinho, mas já está começando a ficar com alguns probleminhas sérios. Ela é uma grande companheira e, preciso reconhecer, me ajudou muito a superar a perda da minha filhota (mas não se preocupem – é uma cachorra que não usa vestidinho e nem tem o apelido de filha, ok?). Pensar em ficar sem ela me dá arrepios.

Muito pior é lembrar da minha mãe, que começa a dar sinais de Alzheimer. Uma mulher maravilhosa, ágil, que virou a mesa depois da falência do casamento, agora é uma senhora com saúde de ferro, aparência jovem, mas uma cabecinha tão esquecida… Se houver realmente a evolução da doença, sei que logo mais minha querida mãe se transformará em uma criança e depois todas as suas lembranças se perderão como fumaça.

Muito triste.

E o que eu, um ser humano comum, frágil e impotente, pode fazer frente a um futuro certo e comum, de certa forma, a todos nós? Afinal, como dizem por aí, a única certeza da vida é a morte - puro reflexo do ciclo da vida!

Ficar triste, sim, um pouco. É impossível ignorar a dor. Mas nem tanto a ponto de deixar de curtir ao máximo todas as oportunidades de estar ao lado de quem eu simplesmente adoro. Reconhecer os novos limites e me acostumar com eles, sem cobranças ou expectativas. Apenas amor.

Bem que eu queria ter sido verdadeira…

Um cheiro,
Zoe

10 comentários:

  1. Querida Zoe, as vezes ficamos tristes mesmo, não tem jeito. Mesmo sabendo que as perdas fazem parte da vida e são inevitáveis, é muito difícil nos acostumarmos a elas!
    To aqui mandando energias positivas com todo carinho pra vc.
    Bjs
    Dani

    ResponderEliminar
  2. Sozinha ou Acompanhada?
    Só não quero ser acompanhada e mal amada...kkk
    A perda do que amamos é algo que devemos trabalhar psicológicamente para que soframos apenas o necessário...
    Estou te seguindo...
    felicidades

    ResponderEliminar
  3. A morte é uma das nossas poucas certezas e mesmo assim não estamos preparados para ela...
    Eu não sei lidar com a perda. Difícil admitir que não veremos mais aquilo, aquele que tanto amamos.
    Força, moça!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Perdas são mesmo difíceis de superar. Nossa tendência é não nos desfazermos do abraço, manter perto, sempre. A vida, por outro lado, entende diferente. O lado bom é que superamos, no tempo, de um jeito ou de outro, aprendemos a nos refazer.

    A propósito,Amigas, acabo de convidar-lhes para continuarem a carinhosa brincadeira proposta pela Deia, do Rumo à Escrita. Passem lá no Caminhar & Ruminar! Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Zoe... meu cachorros são super novos, uma de 5 anos e os outros de 3....
    Embora são novos e na flor da idade... Também me da arrepios de saber que eles não viverão muito...
    Eles estiveram comigo e com meu marido, nas épocas mais importantes e dificeis de nossas vidas..Fazemos o possível e o impossível para que eles fiquem bem, e há quem nos critique por isso... Dizem que somos hipócritas por tratarmos animais como "pessoas".... E é ai minha querida que conhecemos o coração do homem.....
    Enquanto a sua filhinha e sua mãe, não posso falar muito.... Existem dores que não são possíveis desejarmos conforto, porque nunca sabemos o quão longe elas vão....
    Força sempre....

    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Melhor eu não pensar em perdas agora.....

    ResponderEliminar
  7. Oi Zoe, eu não sei lidar com esse tipo de perda, dói muito, mas temos que seguir em frente, apesar da dor!
    às vezes paro e penso como eu consegui superar tantas perdas e chego a seguinte conclusão "QUANDO TEMOS FÉ, A FÉ VERDADEIRA, ELA NOS AJUDA E MUITO A SUPERAR (OU MELHOR AGUENTAR ESSAS PERDAS).
    beijaço
    Pi

    ResponderEliminar
  8. Oi ZOe,

    Adorei o texto e a foto da fofa Nina. Sobre tua mamis, acho que tudo ficará bem. Ela é jovem. Tenho certeza de que vai looooooonge essa querida.
    Beijos,
    Irma

    ResponderEliminar
  9. Ai, esse assunto me deixa sem eixo, não consigo lidar com a possibilidade de perder aquilo que amo...

    Tenho que trabalhar isso...

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. Não estou conseguindo pensar em nada agora, sobre isso!!
    bj
    Beatrice

    ResponderEliminar