domingo, 25 de abril de 2010

Para os homens importantes!!!! (Em especial meu Pai!)

Pegando a deixa da Zoe de que nós mulheres também precisamos de um grande homem que nos apóie e valorize, gostaria de escrever hoje para os homens em geral, pois adoro os homens (e como diria a Zoe, sem sacanagens! mas como eu mesma diria, com e sem sacanagem...hahahaha).

Sou a única filha mulher de meus pais que tiveram cinco filhos, ou seja, tenho quatro irmãos.  Felizmente não sou a caçula...hahahaha... mas me diverti e me divirto muito em minha família.   Vocês podem imaginar as histórias...  Mas o importante é que como mulher cresci sabendo o meu valor, meu pai e minha mãe me ensinaram isso e sempre tive o carinho e respeito dos meus irmãos, até mesmo em situações bem difíceis que sei não concordavam comigo, eles sempre respeitaram minhas opiniões e minhas decisões.

No texto "Alice no país das Maravilhas" da Irma, (se vc ainda não leu, não perca pois é fantástico!), ela comenta que numa situação de extrema importância da vida dela seu avô foi a única pessoa que a apoio integralmente!  E com isso me deparei com uma grande verdade: Nós mulheres precisamos muito de homens que saibam nos enxergar verdadeiramente e que nos apoiem!  Até me lembrei do filme AVATAR " I see you" quando a pessoa é vista por sua essência! Adorei este filme e o papel dofeminino no filme...tão Iunguiano.....

Hoje comentando sobre o blog na festa de aniversário da minha querida sobrinha Victória com o pessoal lá do interior que eu adoro, alguns bons amigos, minhas primas queridas, cunhadas e meus irmãos, um deles me disse que ainda não havia lido o blog porque com certeza será extremamente FEMINISTA!!!! (quase como se isso fosse um crime!!!).   E fiquei então a pensar se isso seria verdade e sabe de uma coisa?  É sim!
É feminista, mas principalmente, FEMININO!  Acho contudo que, o que alguns homens ainda não sacaram é que o Feminismo é muito bom pra eles também.   A mulher independente, realizada, dona do seu próprio nariz e coisas, tira todo o peso das costas deles. Ele não é mais o RESPONSÁVEL por tudo! O conjunto da obra pode ser escrito com todas as mãos disponíveis e todos podemos nos orgulhar disso.

O feminismo não é somente a luta das PESSOAS contra o machismo opressor, é também a valorização da mulher.   É ela se saber capaz!  Tira dela o papel de vítima, que somente prejudica e aflige, os homens, principalmente.   A mulher inteira não manipula, ela age.   Não espera somente, ela ajuda.   Não quer tudo pronto, ela ajuda a construir.

Observamos historicamente que onde a mulher é muito oprimida, onde o feminino é desvalorizado e corroído há muito sofrimento desnecessário.  Quando se perde o equilíbrio entre o feminino e o masculino, a mágoa, a dor, o desespero e infelicidade reinam.   E para que o feminino seja valorizado e respeitado não se precisa, nem se pode ou deve, desvalorizar o masculino.   Esta é a grande parceiria da vida!

E eu agradeço muito a todas as mulheres fantásticas que cruzam e cruzaram minha vida, minha mãe, minhas avós, minhas tias, minhas primas, minhas sobrinhas, minhas amigas, minhas alunas.....
Mas ter o apoio de homens fantásticos como o foi meu pai querido(ele que me disse incessantemente que eu era inteligente, forte, capaz, que eu seria tudo e qualquer coisa que quisesse, que sempre acreditou em mim mesmo quando eu mesma não o fazia!) meu avô, todos os meus quatro irmãos com suas peculiaridades e características individuais, meu sobrinho, meus amores (well well todos tiveram sua importância....), meu querido médico (vc sabe quem é!!!), meus amigos e meus alunos foi e é essencial para eu ser a pessoa que sou hoje, e eu sou feliz com quem sou hoje!!!.

O apoio masculino reforça, estimula, nos ajuda a criar, a ser, a buscar.  E nos ajuda a sermos MELHORES!

Por isso tudo eu queria homenagear os homens, os homens bons!!!!  Aqueles que buscamos incessantemente, aquele que queremos amar incondicionalmente, aquele que nos faz íntegras!

E por favor PAGUEM a conta do primeiro encontro e não se esqueçam da GENTILEZA!!!!!  Nós mulheres independentes sabemos retribuir!  Vocês podem contar com isso (como disse um comentarista masculino muito especial no texto da Irma!!!!).

beijocas,
Mari.

3 comentários:

  1. Mari, querida! Vc é de fato muito especial e muito querida! Parabéns a vc, Irma e Zoe por este espaço, que mais do que feminista é feminino! Estou adorando tudo por aqui. E quando leio o que vc escreve, juro, sou capaz de ouvir vc falar! Keep walking! Um beijo da Lili

    ResponderEliminar
  2. Oi, Má. Adorei esta coisa do blog. Sobre seu texto, bem no começo, parece que estou lá. Vi este filme bem de perto, lembra-se? Estou muito orgulhosa de você e da forma como fala dos 4 homens de sua vida, que também conheci. Eles, mesmo aquele que está num lugar especial, com certeza estão orgulhosos com o que foi escrito e como foi expressado. Houve uma época de tempos difíceis, mas como sempre você conseguiu tirar as coisas boas e positivas. Ai, chega, quanta "falação". Adorei tudo. Beijos da Lu. AH! parabéns para Irma e Zoe que ainda não conheço.

    ResponderEliminar
  3. Mari,
    Como gostaria de ter conhecido teu pai. Ainda bem que posso saber dele por vc ao vivo e por aqui, no blog.
    Beijos,
    Irma

    ResponderEliminar