quarta-feira, 26 de maio de 2010

Toc, toc, T.O.C.?!

Sempre me apaixono por certas coisas. E sempre que isso acontece, me entrego totalmente, como se antes nada existisse e depois também. Nada. Somente o meu objeto de desejo, minha obsessão atual, naquele momento e fim.

Dia desses, após acabar de ler meu sexto livro consecutivo de mais de 350 páginas, às duas e meia da manhã - tendo que acordar às 6h30 -, percebi que estava exagerando “um pouco", que a minha paixão atual estava, na realidade, me consumindo. E percebi outras coisas: deixei de sair para ler, deixei de levar minha cachorra para passear; troquei a comidinha boa por absurdos cheios de gorduras trangênicas (mas tão gostoooosooooos…) etc e tal. Nada certo, não é? (mas meu humor continua o mesmo - hehe...)

Nesse mesmo insight, percebi que poderia, com essa e outras pequenas manias, desenvolver o Transtorno Obsessivo Compulsivo (T.O.C.). E fui entender um pouco mais dessa doença, que conheci por meio de algumas pessoas e tenho quase certeza de que meu chefe tem!

O tal TOC é um “transtorno mental ligado à ansiedade que manifesta-se sob a forma de alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (obsessões como dúvidas, preocupações excessivas) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Sua característica principal é a presença de obsessões: pensamentos, imagens ou impulsos que invadem a mente e que são acompanhados de ansiedade ou desconforto, e das compulsões ou rituais: comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, realizados para reduzir a aflição que acompanha as obsessões. Dentre as obsessões mais comuns estão a preocupação excessiva com limpeza (obsessão) que é seguida de lavagens repetidas (compulsão)”, como diz o site da Ufrgs. Um perigo que atrapalha e muito a vida!

Na boa, fiquei feliz! Apesar de trocentas e dez manias (que podem ser consideradas rituais), de ser super ansiosa, nem chego perto de ter a tal doença. O susto vale para ficar esperta, prestar atenção no meu dia a dia e em mim - coisa básica, mas que sempre acabamos deixando de lado.

Mas por que eu estou tão ensandecida por livros? Claro, todos românticos, de pura ficção, com muita aventura e tudo mais, além de poesia e muitos contos (e alguns suspiros...).

O que está faltando na minha vida que eu supro por meio de milhares (e é isso mesmo) de páginas por mês?

E a resposta veio quando estava caminhando para casa e lembrando do livro que tinha acabado de ler…

Acho que eu quero me apaixonar novamente…

Mas essa historia fica para o próximo post!

Um cheiro, Zoe.

p.s. Para quem gosta muito de ler, uma dica: o novo Kindle 6”. É muito legal. Cabe na bolsa e é bem prático!

5 comentários:

  1. Rs! Espero que se apaixone logo e que não tenha TANTO tempo para ler livros... ler é bom, mas namorar é muito melhor! risos!
    bjosssssssss

    ResponderEliminar
  2. Zoe baby! Tô com a Ana Paula....
    Mas eu tb quero me apaixonar!!!!! Cadê aquele porteiro???hahahah...
    Anyway adorei o texto!!!! Tb tenho manias, compulsões, e algumas obsessões, mas TOC não!!! so mesmo a OVERPONTUAÇÃO!!!!!
    bj.
    Mari

    ResponderEliminar
  3. Zoe Queridona,

    Socializa aí essas dicas de leitura!!! E que o amor não demore a chegar. Acho que, quando estamos bem e abertas para o inesperado, ele chega rapidinho....

    Beijos,

    Bela - La Divorciada

    ResponderEliminar
  4. Bela,querida, vc pegou exatamente o ponto! Quem disse que, apesar de querer, estou realmente aberta para qualquer coisa inesperada? Pelo contrário... Mas isso fica para outro post!
    Ando apaixonada por bruxas e vampiros... Nada mais impossível e romântico, não?
    aff...
    um beijo!

    ResponderEliminar
  5. Zoe,

    Faça assim: vá ler num parque ou num café, num horário que seja possível ter um super homem em outra mesa. è mais fácil de o príncipe aparecer. Afinal, tudo pode acontecer
    Beijos,
    Irma

    ResponderEliminar