domingo, 16 de maio de 2010

O que aconteceu com os programas femininos?

Às vezes, de manhã, quando vou à academia e ando na esteira as tvs estão ligadas e invariavelmente estão no ar os chamados "programas femininos".  Se estou sozinha na sala, o que muito raramente acontece, desligo as tvs todas, prefiro o som do nada, e o barulho da esteira à mediocridade ali veiculada.

Hello pra esse povo!!! Primeiro uma cultura da tragédia, basta ser notícia ruim para ficar no ar por horas... e dá-lhe exploração da miséria humana.  Depois, futilidades sem fim, fofocas sem fim, idiotices sem fim...  E é melhor nem tecer comentários sobre aquele papagaio absurdo de voz ridiculamente estridente, e a risada da apresentadora, que é de matar. Ok, ok,  posso até ceder um pouco, tem audiência, atinge praticamente todas as classes (??sério??), mas realmente considerando-se que nos anos oitenta nós tínhamos TV Mulher, com Marília Gabriela, Marta Suplicy, Ester Goes, Clodovil !!! É estarrecedor.

E as coisas não se resumiam em receitas culinárias (aliás como boa cozinheira é a única coisa que atualmente consigo apreciar....), fofocas, reality show como OS BIG BOBOS, ou A FAZENDA, (que com certeza deixa qualquer fazendeiro produtivo arrepiado e de cabelo em pé!!!!), com certeza foi uma queda de qualidade vertiginosa.  E o mais espantoso é que estávamos na época da ditadura ainda. Realmente é difícil entender as mudanças de prioridades e com isso qualidade.  E associar esses programas à mulher, pra mim, é de matar!!!!  Especialmente depois de todas as conquistas femininas dos últimos vinte anos.  Tristeza!

A meu ver, sinto como se fosse uma deseducação.  Vamos ver o quanto podemos ficar no nada e no lugar comum, sendo que o meio seria apropriado para veícular mais sabedoria.  Alguns críticos me rebaterão dizendo, ora mas temos a TV Cultura, o canal Futura e a audiência é baixíssima.  Se as pessoas tivessem mais interesse em aprender ou em sabedoria assistiriam a esses canais.  Verdade, não tenho como argumentar que isto é um fato.  Um fato porém que me deixa triste e mais triste fico porque aqueles que detêm o poder de mídia em larga escala não o usam para mudar esse contexto. Porque eu, como educadora, acredito em mudanças e acredito que quando usamos o bom senso podemos atingir mudanças válidas, reais e de resultados surpreendentes. Haja visto trabalhos como o de Ivo Bertazo com seu balé de crianças desfavorecidas ( ou seja, praticamente favelados...),  os "meninos do Morumbi", e outros projetos que através da educação e investimento em cultura, conseguiram mudar a cara e o jeito, sem falar nos objetivos e conquistas, de pessoas que não tinham nada a que almejar.

O mais ridículo porém é quando ouvimos o chavão, ah... no primeiro mundo isso não aconteceria.  Bom se queremos transformação precisamos investir nela, mudar exige criatividade em difundir e produzir entretenimento de qualidade, interessante, informativo e ainda assim divertido que atinja "todas as classes".  Acho que a descontração, a informalidade e o bom programa de ser visto não precisa excluir cultura e informações relevantes.  Veja o programa da Oprah Winfrey, por exemplo, que está no ar a mais de vinte anos e começou como um reality show em que as pessoas praticamente se pegavam, literalmente.  Isto mudou, evoluiu e tornou-se melhor sem perder sua característica básica de ser popular.

Alguns desses programas que vemos atualmente, fizeram com que a descontração virasse deboche e de má qualidade. Melhor assistir a um desenhinho do Tom e Jerry! Na tv paga, temos a oportunidade de assistir a programas produzidos aqui por gente muito inteligente e interessante que tem público cativo, como por exemplo: Happy hour, Saia Justa, e na tv temos mesmo alguns interessantes como Luciano Hulk, Altas Horas, até mesmo Video Show tem seus bons momentos, apesar de ser um pouco restrito.

Agora os femininos são de MATAR!!!! Me recuso! E me sinto ofendida por eles o serem assim chamados!
E tenho dito!


beijocas,

Mari.

1 comentário:

  1. Olá gostaria do seu contato, sou produtora de um programa feminino que vai estrear em fevereiro, acho que você pode ter boas ideias. Meu email é paula_araujo702@hotmail.com.

    Grata se entrar em contato ;)

    ResponderEliminar