sexta-feira, 14 de maio de 2010

Quando o marido reclama que você engordou

Eu estava casada há apenas dois anos. Isso foi em 2005, mas já namorava desde 2001. Acabei me descuidando com o peso e cheguei a 67 quilos com apenas 1,57 de altura. Virei uma "tchubi". Mas não me incomodei tanto assim. Continuei fazendo as mesmas coisas de sempre e achei que aquilo fizesse parte do processo natural do envelhecimento. Minha mãe e minha avó sempre foram gordinhas.

Meu marido, sempre genoroso e gentil, nunca reclamou. Pelo menos não diretamente. Até que um dia, fomos tomar café na padaria, num domingo de muito sol, e eu pedi um sonho desses bem recheados com creme. Ele então, cuidadosamente, virou pra mim e disse:

_ Doce logo cedo? Por que você não come outra coisa.

Na hora eu não percebi que meu peso estava incomodando ele. Ele nunca havia reclamado diretamente, não falava nada do meu corpo, portanto, eu não achei que precisasse tomar uma atitude mais radical. Só na terapia, é que meu psicólogo me mostrou que eu estava absolutamente enganada:

- Irma, seu marido está dizendo claramente para você que é preciso ter cuidado com o corpo. E que ele está incomodado sim com sua forma física. Nem sempre marido ou mulher vão falar diretamente sobre um assunto delicado na vida dos dois. Mas é preciso entender quando as mensagens aparecem.

Eu senti um soco no estômago. Fiquei péssima e não conseguia parar de comer. Foi como se eu bloqueasse a informação e comesse ainda mais pra me punir por estar acima do peso. Foram anos de luta e briga com a balança - até hoje, claro, tenho crises de choro quando engordo um quilo. Mas emagrecer me fez muito bem. Me deixou mais auto-confiante, mais inteira no casamento.

Mas o que de mais importante eu tirei da história do sonho da padaria é que a gente precisa prestar atenção em cada mensagem do marido/namorado. Pra depois não perdermos o chão quando eles forem mais diretos para dizer as coisas em nós que tanto os incomodam.

Irma

5 comentários:

  1. Essa história é ótima, uma lição mesmo.

    Beijos,Irma.

    Beijos, Mari and Zoe.

    Ótimo finde para as três absolutas,

    Bela - La Divorciada

    ResponderEliminar
  2. Querida Irma...
    Um sonho às vezes pode ser muito revelador!!!
    E prestar atenção no outro faz parte do bom relacionamento.
    Contudo minhas perguntas são, por que vc estava engordando ou comendo demais? Será que vc estava tendo o apoio que buscava?
    Também acho que se vc se sentiu bem emagrecendo e ganhou com isso mais confiança, foi pelo caminho certo. A busca de si mesmo e de maior inteireza nos deixa mais completa para um relacionamento mais sincero de real amor.
    bejocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  3. Oi sou Clara.Eu malho bastante,tenho dois filhos. Tenho um corpo que todos comentam esta perfeito, sem celulitis,sem flacidez,abdomen tanquinho etc... Isso é o que falam! meu peso é 52 kg. 165 de altura... Mas a pessoa que mais me importo nesta vida,todos os dias encontra um DEFEITO em mim! Gente me ajudem! O que faço para mudar isso em meu MARIDOOOO???

    ResponderEliminar
  4. Olá a todas. Tenho 31 anos e casado com uma mulher 3 anos mais velha que eu a 3 anos e meio. Minha esposa NUNCA entende minha indiretas por causa do peso dela. Tentei nunca ser direto, mas nunca funcionou. Até que comecei a ser mais explicito. Aí virou um inferno. Resultado: não sinto mais desejo por ela... eu a amo, mas o que eu faço agora? Me satisfaço me masturbando pensando em outras.

    ResponderEliminar
  5. Que horror, cadê a essência do ser humano, amar além da capa, vc quer um amor ou um troféu?

    ResponderEliminar