segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mulheres de Fibra!

Ouvimos muito falar dos grandes homens que mudaram a história.  E ouvimos muito pouco das grandes mulheres! Há muitos filmes sobre muitas personalidades importantes masculinas que mudaram o curso do mundo, sendo para o bem, sendo para o mal. Os super heróis em sua grande maioria são masculinos, e quando são femininos, elas têm um lado meio ambuiguo, são estranhas. Nos contos de fadas, as mulheres são quase sempre muito passivas! E ficam lá esperando alguém que as salvem! Depois não entendemos porque tanta manipulação,tanto marasmo, tanta vitimação!

Precisamos de modelos, bons modelos femininos para nos inspirarmos. E temos muitos! Apenas são pouco divulgados e quando bons filmes femininos, de personagens femininos são feitos, a renda não é tão significativa. Vou dar alguns exemplos: Filmes com a Vida de JFK, Martim Luther King, Mandela, Ray Charles, Hitler, Gandhi, Behtoven, Mozart, Henrique VIII, Zumbi, Picasso, Van Gogh, Modigliani, Juscelino Kubitcheki, Lenin, Freud, Jung, Nietzche, Einstein, heróis de guerra que são sempre masculinos, de todas as guerras que os EUA já enfrentaram, vários presidentes e chefes de estados de todo o mundo, jogadores de futebol e outros esportes, atores, cantores, etc. O marketing ligado aos feitos dos homens é incomparável, assim como um certo marketing negativo sobre as mulheres, que são inseguras, frágeis, ou simplesmente loucas. Meio triste né?

Então aqui vai uma lista de mulheres admiráveis e maravilhosas que mudaram o curso da história e que muitas vezes foram muito incompreendidas nas suas vidas. Todas são exemplos, todas lutaram muito, todas tiveram muito o que dizer, todas foram um pouco renegadas e marginalizadas: Luiza Erundina, Madre Tereza de Cálcuta, Indira Gandhi, Winnie Mandela, Simone de Beauvoir, Elis Regina, Maísa, Eleanor Roosevelt, Hillary Clinton, Elizabeth I, Cora Coralina, Cecília Meireles, Dorothy Parker, Joan Baez, Gabriele Mistral, Rita Lee, Margareth Drabble, Golda Meir, Marie Curie, Margareth Thatcher, Santa Therezinha, Fernanda Montenegro, Ella Wilcox, Tina Turner, Katherine Hepburn, Simone Weil, Helen Keller, Marília Gabriela, Barbara Streisand, Meryl Streep, e uma de minhas favoritas Oprah Winfred, Clarissa Pínkola Estes, esta última que escreveu um dos melhores livros sobre psicologia feminina que existe e que é como uma bíblia pra mim, que não somente cito muito, como o recomendo a todos vocês:  "Mulheres que correm com os lobos" Mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem, todas devemos buscar nossa mulher selvagem, é sua essência!

E cada uma de nós, em nossa magnitude e simplicidade!

Isso tudo, só para nos lembrar dos excelentes modelos que podemos nos inspirar, nas grandes mudanças que queremos muitas vezes alcançar em nossas vidas! Ah! E muito provavelmente nossas mães e avós, que de certa forma foram muito especiais e com os meios que tinham abriram caminho para nossas cabeças pensantes!
Boa noite e beijocas,
Mari.

4 comentários:

  1. que lindo esse texto, amei. E a cara das suas leitoras e de vc claro! O final e sublime, nos fazendo pensar nas mulheres da familia. Isso ai, porque eu odeio a frase: atras de um grande homem, tem sempre uma grande mulher. Que nada, nunca atras, estamos e na frente mesmo ahahh

    ResponderEliminar
  2. QUERIDA MARI,

    COMO ACREDITAMOS E SOMOS FIEIS:NADA ACONTECE POR ACASO....TENHO ESSE LIVRO A MAIS DE 10 ANOS E NÀO CONSEGUI CHEGAR NEM NA METADE.VAMOS FAZER UMA RETROSPECTIVA NO TEMPO????? HUMMMMMM.SEI QUE O MOMENTO É ESSE PARA DEVORA-LO.OBRIGADA MAIS UMA VEZ,

    BJS,RÊ

    ResponderEliminar
  3. É isso aí meninas.... e viva a mulherada!!!!
    hahahaha...
    beijocas,

    Mari.

    ResponderEliminar
  4. É ISSO AI MARI, VIVA NÓS!!!!!!! BJSSSSSSSSS

    ResponderEliminar