sexta-feira, 7 de maio de 2010

Doença, talvez a maior das solidões!

De uns anos pra cá eu CAMINHO!!!!  E caminho muito. Sou quase que uma companheira fiel do JohnnyWalker, o que me fez lembrar de um email engraçadíssimo que recebi que diz "misturei Activia e Johnny Walker e agora estou CAGANCO E ANDANDO..." HAHAHAHA..... amei, claro!

Mas na verdade gente eu não misturei não e estou andando mesmo e muito felizinha...
Me dá uma paz... eu geralmente ando nas ruas. Como moro na Teodoro Sampaio, pego a Cristiano Viana e vou em linha reta até a Brigadeiro Luiz Antonio e volto fazendo umas voltinhas interessantes e observando as lindas casas dos Jardins. Às vezes vou pela Groelândia, geralmente de finais de semana, e vou variando e suando muito e me sentindo mais leve! Nos dias de semana este ritual é feito às cinco horas da manhã, então ainda é noite e quando estou voltando por volta das seis e quinze o dia está amanhecendo e o céu tem tonalidades de azul e rosa que deixam qualquer poeta inspirado!

Este novo hábito saudável me mudou como pessoa, junto a outras mudanças que ultimante institui em minha vida.   Acontece que como quase tudo em minha vida, andei exagerando e havia dias em que eu andava por duas horas ou mais.  Resultado: comecei a sentir dores nos pés, em especial meus calcanhares. Como não gosto de esperar até aonde vai dar e a dor estava forte e começando a me impedir de curtir meus momentos Johnny, resolvi ir ao médico e resolver a pendenga.

Depois da consulta, fui direto marcar os exames, entre eles Ressonância Magnética dos pés e calcanhares, punho, braço e cervical (como vcs podem ver eram várias dorezinhas e como tive um problema sério em minha cervical a uns três anos, nada melhor do que aproveitar a consulta e já checar tudo right?).
Não sei se vocês já tiveram a magnífica oportunidade de fazerem Ressonância Magnética mas é realmente um experimento!  Como sou uma pessoa GRANDE caber naquele túnel já é desafiador...Bom nem vou por aí senão este post será interminável!

Em todo caso eu estava bem feliz comigo mesma pois como toda mulher sensata e independente já havia tomado providências para sanar os probleminhas, e poder voltar feliz às minhas maravilhosas caminhadas pelos Jardins (que não são do Éden mas chegam perto, morar ali deve ser o paraíso!!!!).

Mas ao pegar os resultados me deparei com algumas surpresas bem desagradáveis. A cervical não está mesmo muito legal, vamos ter que fazer RPG de novo! Os pés estão mesmo com problemas, inflamados, o que significa parar as caminhadas por um tempo e fazer fisioterapia, e um início de tendinite no braço e punho, até aí lugar comum....já esperava.
Então acharam um nódulo na minha Tireóide. Bom, acho que todos vocês sabem que nódulo pode significar Câncer. Tenho dois nos seios que faço contínuos exames para me certificar de que eles continuem não significando nada, até mesmo porque minha mãe teve Câncer de seio (está curada, foi diagnosticada bem no começo e sofreu uma mastectomia mutiladora a mais de 15 anos, mas é um fato a ser considerado), e meu pai morreu de Câncer (rapidamente, praticamente em dois meses). Isso tudo impactua a gente quando o resultado de um exame diz que você tem um nódulo, seja onde for.

Fiquei muito triste e com muito MEDO! Não era o que eu queria enfrentar neste momento em minha vida.  Me senti muito só. Ninguém pra segurar, nem minha mão, nem a peteca da situação. O sentimento "pode ser que eu tenha que enfrentar um câncer" bateu em mim com um taco de baseball!
Me lembrei da minha mãe, me lembrei do meu pai, me lembrei de uma grande amiga que enfrentou um terrível, hoje está curada, mas a barra foi muito pesada, todas as características inerentes a esta doença nada compassiva. Pensei no trabalho, sou autônoma, como farei se tiver que parar de trabalhar? Minha família mora no interior, meu plano de saúde é daqui! Enfim em cinco minutos ou menos passa absolutamente tudo pela sua cabeça.

E então vem aqueles pensamentos malucos...Por que isso agora nesse momento tão bom da vida?  O que será que tenho que aprender com isso?  Será que é porque não me casei, não tive filhos e os hormônios ficaram loucos e revoltados? Será que agora os nódulos do seio vão se tornar cancerígenos também porque nunca amamentei uma criança e não tive filhos? Será que o mioma que tenho no útero também vai se transformar em câncer como uma vingativa resposta a minha infertilidade? E comecei a ter dó de mim mesma, o que é um sentimento escabroso, porque te leva a impotência.

Eu sei, eu sei, está um pouco dramático demais. Mas deixa eu te falar amiga, quando a dor é sua e só sua, todo poder de racionalização e coerência vai pras cucuias (que eu também não faço a menor idéia de onde seja...junto com as Conchichinas... hahaha...).

Pra tranquilizar, meu irmão caçula que é médico, no mesmo dia já começou me apaziguar, "vamos fazer os exames de sangue e um ultrassom, mas muito provavelmente não será nada, isso é muito comum em mulheres da sua idade" (outra coisa que ninguém está disposto a ouvir...mas tudo bem!), "se for malígno é fácil de se operar e estatísticamente um dos mais curáveis e simples". Depois, meu médico pessoal já deixou os pedidos de exame na portaria do seu consultório e também me tranquilizou, vamos esperar os resultados, as chances de não ser nada são maiores do que de ser alguma coisa (interessante!!!!).

Depois de um primeiro momento de choque, medo, revolta, paralizia e impotência, fui normalizando, conversei com algumas queridas amigas e amigos, fui me fortalecendo e estabelecendo prioridades. Eu fui voltando pra mim, reganhando minha confiança em mim e na vida e entendendo que seja lá o que for que acontecesse eu iria enfrentar e se a Deusa quizesse não seria nada muito terrível!

Bom, o exame de sangue já ficou pronto e deu tudo normal, o ultrassom farei na semana que vem, mas já estou bem confiante de que será somente mais um nódulo que terei comigo, junto aos dois do seio e ao mioma (íncrivel com vamos nos encaroçando com a vida!!!!). E semana que vem começarei a fisioterapia e meu ortopedista disse que com certeza posso voltar a caminhar, mesmo agora, só que mais comedidamente, eu e meus momentos Johnny, mais light, com água e gelo, e sem energético!!!

Mas queria dividir isso com vocês. A doença nos revela nus! Sós e despidos de toda e qualquer arma, seja intelectual, seja financeira, seja social. A doença nos mostra a nós mesmos, nos desvenda, nos arrebata de forma imperdoável, nos individualiza como no nascimento ou na morte, somos só nós, sou só eu!

beijocas,

Mari.

7 comentários:

  1. Hi Honey,,,,,,I'm at your cooking class and I've just read this blog. First off all: Wellcome to the time. THIREOD IS NOTHING: You are blessed, as always. I went through this circury,,,,I have no thireody nowadays.....and I'm here with you. My father & motehr died with cancer at the same age,,,,,,,,,,together. I'm sure you will always be that wonderful person I love with or without thireod. Love you so much.

    ResponderEliminar
  2. OI PRIMA!!!

    ESTOU AQUI PARA O QUE DER E VIER.
    TE AMO!!!!VC PODE, TDS NOS PODEMOS...

    BJS,RÊ.

    "O cérebro humano tem uma capacidade infinita, e podemos usá-lo a nosso favor, e não contra nós mesmo e o melhor de tudo, voçê mesmo pode curar a sua vida, consultando os padrões de pensamentos que podem ser mudados, comece já, "deletando" aquilo que fica "martelando" na sua mente, substitua por um arquivo novo, agradável e saudável".(LOUISE HAY)

    ResponderEliminar
  3. Eu releio e morro de rir com o Activia e o Jonhy. Só vc, maloqueira. Mas ainda bem que tudo não passou de um susto.
    Beijos,

    Irma

    ResponderEliminar
  4. OI Mari, acabei de ler e fiquei emocionada, pois vc sabe o qto a saúde é preciosa p tds nós e qtos perrengues eu já passei,mas a dentro de nós uma força imensa, que np início parece que n existe, mas q depois urge e nos fazer lutar e ver a vida linda e bela. AMIGA, estou aqui, qq coisa grita.
    Estou adorando o blog, mais uma vez PARABÉNS!
    Muuuuuuuuuuuitos bsssssssssssssssssssssssssssss
    Pi

    ResponderEliminar
  5. Mari,
    sua alegria não deixará nada de mau acontecer. E nós estaremos juntas, sempre, pode apostar!
    um cheiro, Zoe

    ResponderEliminar
  6. Mari, a sua energia é o maior escudo contra todos os males. Eu também acredito que a sua luz é capaz de te proteger. E eu também estou aqui com vc! Assim como eu sei que vc e muitos queridos estão comigo.
    Bjo
    Lili

    ResponderEliminar
  7. Queridas amigas ....
    Muito obrigada mesmo por todas estas palavras lindas de carinho e encorajamento.
    Somos muito felizes por termos amigas!
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar