quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Um reclame diferente

Quem acompanha o blog, deve se lembrar do meu post meio bravo sobre a propaganda o Rexona, com a Camila Pitanga, "Nem todas nós transpiramos pelas mesmas coisas". Pois bem, dessa vez, gostaria de compartilhar com vocês a minha alegria em ver o comercial da Havaianas, com a Daniele Suzuki, chamado "Troca".

Fantástico!

Ao contrário do anterior, apresenta uma mulher moderna, decidida, que ao ser colocada na parede pelo date para trocar de sandália, prefere trocar de acompanhante. Muito divertido! Reflete bem o perfil da atriz - aventureira, divertida, espirituosa e jovem -, que combina perfeitamente com a marca do produto.

O legal é que esse anúncio mostra uma mulher que se arruma para ela mesma, que escolhe o que deseja, não se deixando levar pelos moldes estabelecidos. Ele foge dos padrões femininos impostos (inclusive pelo Rexona, ai, ai, apesar de suas pesquisas etc e tal.) e, ao mesmo tempo, reforça o posicionamento da Havaianas no mercado. Da mesma forma que a marca, a mulher moderna se reinventou, é multidisciplinar e multimídia.

Infelizmente ainda somos cobradas para sermos as mesmas de antigamente, às vezes por nós mesmas (lembram do post de ontem da Mari???), mas trabalhando duas vezes mais e ganhando 40% a menos, em média, do que o sexo masculino. Essa peça publicitária, para mim, representa mais do que um simples "reclame". Representa a liberdade e o poder de ser uma mulher atual, sem aceitar receitas antigas, mas sim, escolhendo o próprio caminho.

Eu sei, eu sei: parece demais, né? Mas, na boa, temos que lembrar que nossos conceitos e ideias também são influenciados pela publicidade e propaganda, certo? Afinal, que não gosta de ver um comercial de margarina com a família feliz e perfeita?!!

Para quem gosta de semiótica e análise do discurso de mídia, publicidade é um prato cheio, não é?! hehe!

Um cheiro,
Zoe.

P.S. hiperlinks de algumas informações legais e do "reclame"! Divirtam-se!

7 comentários:

  1. Sabe que também amei esse comercial? Ainda ontem chamei a atenção da minha filha para ele.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Zoe,

    Vc sempre conectada no mundo da propaganda. Gosto desse seu lado. Eu, que adoro TV, não tinha visto esse comercial, não. Adorei.
    Beijo,
    Irma

    ResponderEliminar
  3. acho que como estou, também vou trocar de companhia, kkkkk

    ResponderEliminar
  4. Goste de mim do jeito que eu sou!

    Acho que é bem por aí... se somos modernas para tantas coisas temos que tomar atitudes para isso tb!

    Quanto ao comercial não conhecia, achei bacana... Vou passar mais por aqui, porque televisão eu não vejo mesmo, trás mais coisas pra gente! hehehe

    ResponderEliminar
  5. Tb adorei a propaganda, Zoe! E adorei a sua análise sobre ela. Retrata bem como somos ou devemos ser. É lógico que ceder é bacana, mas a época de ceder sempre ( a mulher, no caso) já passou há um tempão. "Se não quer, tem quem queira!" . Hahaha! Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. Também adorei o comercial e lendo você falar sobre análise da mídia, lembrei que na época da monografia gostaria de ter feito algo sobre mídia, pois esta influência nossas vidas e dita modelos de comportamento, muitas vezes de forma tão sútil que nem percebemos.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Querida Zoe... adorei o texto e o comercial é claro!!!! É isso aí, um novo modelo, uma nova imagem e muito mais segurança em ser quem a gente é!
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar