domingo, 22 de agosto de 2010

Nem todas nós transpiramos pelas mesmas coisas

Para mim, um dos piores anúncios de todos os tempos é o do desodorante Rexona. O mote é "Todas transpiramos pelas mesmas coisas. Faça o que fizer, Rexona não te abandona."

Versão impressa da campanha
Vocês já viram? Não? Então assistam aqui e vamos em frente!

Eu acho horrível. Acho superficial demais até para uma propaganda.

Retrata uma bonequinha se arrumando para receber o príncipe. Uma ideia, para mim, ultra-ultrapassada. E quando ela destroi a casa por causa de um brinco, é tão fútil, idiota, que me deixa possessa (tanto que resolvi dividir com vocês, né?).

Fora a super-força feminina e o look da atriz, que não sai do lugar. Ela é a fofa perfeita: magra, bonita, bem arrumada etc e tal. E aí, pira por causa de um detalhe. Aff...

Pelamor, né, Rexona! E mais: de novo bate na ideia da mulher se preparando somente para encontrar o cara perfeito.

Tudo bem, é a tal licença poética da publicidade, mas pôxa, num podia ser mais interessante e menos besta? Reforça muitos pontos que brigamos há tempos para mudar!

Fui atrás para entender em cima do que foi criada a campanha e encontrei uma apresentação da marca Rexona. Achei muito engraçado. Eles desenvolveram um mapa de tendências, além de uma pesquisa, que "relata como as mulheres querem viver intensamente as emoções e como isso é para elas uma poderosa ferramenta nas conquistas do dia-a-dia, nos rompimentos de barreiras e nas superações."

E mais. Sobre a força emocional feminina: "Um novo paradigma referente às emoções questiona a analogia entre o emotivo e o débil ou o irracional, inaugurando assim uma nova era que contesta o arquétipo romântico da mulher como ser frágil e instável e evidenciando que a emotividade feminina, longe de ser fator de vulnerabilidade, é fonte de força."

Nada muito novo, mas bem legal. E como sai um "reclame" desses??!!! Afinal, "atrever-se a sentir tem então um poder transformador e criador que permite às mulheres tomar as rédeas de sua própria vida."

Heim? Reclaaaaame...

Já não basta as propagandas de sabão em pó, protetor solar e daqueles sprays contra mosquitos que mostram sempre a mãezona, protetora do lar, com a solução perfeita para o bem estar da família?!

Por que nunca aparece um homem que cuida da casa ou sei lá o quê? Afinal, eles se viram bem hoje em dia, não?! Vão mais ao supermercado, fazem compras para casa. Alguns até cuidam dos filhos sozinhos! Ou pelo menos mostrem a mulher de verdade! (Talvez não seja vendável né?)

Isso sem contar a família-margarina. Já perceberam? Até o cachorro parece sorrir!!! Muito bom! Mas, infelizmente, reforça a família perfeita e tradicional que, como vocês sabem, já não é a única versão por aqui...

E depois ninguém entende porque temos uma grande tendência em repetir padrões de forma cíclica sem nem perceber... E aí entramos em crise quando estamos sozinhas ou mal acompanhadas... né?

Afinal, nem todas nós transpiramos pelas mesmas coisas!!!

Um cheiro, Zoe.

9 comentários:

  1. Concordo!!! nem todas transpiramos pelas mesmas coisas rsrsrsrsrrsrrsrrs
    Tem promoção lá ´no blog, espero vcs duas!
    Bjsss
    Dani

    ResponderEliminar
  2. Oi Zoe, concordo com vc, nem tds transpiramos pela mesma coisa. Qto ao homem, a maioria tem "bunda" pesada kkkkk.
    Bjs
    Pi

    ResponderEliminar
  3. E as propagandas do mesmo desodorante em versão masculina, uma apologia ao machismo na sua mais tradicional essência: homens lindos que atraem não uma, mas um monte de mulheres pelo cheiro e coisas do tipo. E os comercias de cerveja então? Se eu não gostasse tanto de uma gelada já teria parado de beber por nojo das propagandas. Aff!!! Isso me revolta!

    ResponderEliminar
  4. É isso aí Zoe... repetição de padrão é chata mesmo!!!!beijocas...
    Mari.

    ResponderEliminar
  5. Eu no inicio rir, porque quanto estou procurando algo pra sair é mais ou menos isso que eu faço bagunça, mas não saiu quebrando as coisas os desmontando minha casa, entretanto, entendo bem que as propagandas pegam pesado e exageram pra caramba...Bjs

    ResponderEliminar
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas é o que nós fazemooooos mesmo...
    e eu percebo que quando vou viajar, metade da mala é inutilizadaaaaaaaaaaaaa...
    =x
    Gente, tem coisas que são padrões mesmo... como mudar?
    Isso não existe... não tem comercial mais chato do que aquelas donas de casas lavando roupa no tanquinho, manchada disso e daquilo que o filho mellou brincando no quintal...
    mais fazer o q????? botar claúdia raia lavando as cuecas de enzo? AQUELA MULHER TEM CARA DE QUEM LAVA ROUPA?
    e cá pra nóix...
    essa sacada de mulheres transpiram pelas mesmas coisas foi genial...
    slogan belo... acho que vc n apressiou direito o VÊTÊ.
    Não se tratava do principe, se tratava de um encontro, e eu fico possessa quando eu boto uma roupa e não encontro o meu unico brinco á altura dele. não acho futilidade estar bem p quem vc quer. fora que as propagandas tão ai para mostrar padroes, se fosse do jeito que vc pensa nós publicitários teriamos que fazer uma propaganda para cada pessoa..
    --'
    Cá pra nós, nada pode ser pior do que as mulheres sorrindo mesmo usando um absorvente entre as pernas
    .

    ResponderEliminar
  7. Zoe,

    Concordo com a Cacheada. Não era o príncipe, era um gato que ia sair com ela. Não dei risada com a propaganda, mas gostei. Digamos que ela fala pra mim, risos. Tb já me vi em situações de pânico quando não consigo colocar a lente pra sair, rs.
    Irma

    ResponderEliminar
  8. rsrsrsr...a Cacheada falou bem. Tá certo que
    tá advogando em causa própria, afinal ela é publicitária, mas ela citou outras propagandas que realmente são terríveis. Mas, quer saber, eu não gosto da propaganda também. Acho a publicidade brasileira sensacional, de "catigoria" mesmo. Mas propagandas de cerveja, de material de limpeza e de vendedoras de automóveis usados são o Ó do borogodó... rsrs
    Beijos, Zoe.

    Recadinho para Mari

    Brigadinho pela dica do livro. Já está na minha lista de compras urgentes.
    Beijokas e uma linda e produtiva semana pras 3.

    ResponderEliminar
  9. todos transpiram pela mesma coisa, pelo suvacuuuuuu !!!!!!

    ResponderEliminar