quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Uma mulher bonita incomoda muita gente, uma mulher gorda incomoda muito mais


Aconteceu no fim de semana, mas não consegui digerir a história ainda. A cantora americana Mariah Carey veio ao Brasil para um show em Barretos, como todo mundo soube. Chegou na sexta e foi direto do aeroporto para uma churrascaria nos Jardins, aqui em São Paulo. Visilmente acima do padrão das mulheres mais gostosas do mundo, ela foi alvo de todo tipo de crítica nos jornais, revistas, TVs, twitters...

Eu, como jornalista, entendo que uma pessoa pública como ela é sempre alvo de comentários sobre a aparência. Mas tudo tem limite. Achei extramente pejorativo escreverem na imprensa: "Presença de peso em Barretos", "Gordinha, Mariah vai direto para churrascaria" ou "A diva pediu várias asinhas de frango para comer em sua turnê no Brasil". E o termo diva não alivia em nada. É como se dissessem "ela é uma diva, apesar de gorda". O mesmo que dizer "fulana é inteligente, apesar de ser loira", "Beltrano é honesto, apesar de negro". Confesso que me senti ofendida lendo tudo isso. Não como fã da Mariah (e devo confessar que sou), mas como mulher. Tenho certeza de que se fosse o Elton John gordinho chegando ao Brasil e indo direto para uma churrascaria, nenhum jornal colocaria no título "Barrigudo, Elton John vai comer em churrascaria", como fizeram com a Mariah.

A repórter da Globo Renata Capucci (magra, claro) perdeu o bom senso, a razão e sei lá mais o quê ao escrever no seu Twitter: “O que é a Mariah Carey? Que bucho! Uma baleia, gente! Desculpem as exclamações mas é que tomei um susto! Ela tá enorme. Ainda bem que a voz não engorda. Só penso que estrelas que vivem em função do glamour da carreira, dos holofotes, paparazzi, shows, câmeras, Hollywood, têm que se cuidar.” Claro, além de ser uma profissional competente, cantar bem, dar aqueles agudos, escolher músicas que agradem o público, a Mariah precisa ser magra pro resto da vida!!! É um baita equívoco. Ela vive da música. Quem se preocupa em colar nela a imagem de gostosa é o mundo da publicidade, dos jornais, das revistas. Para o público dela, o tamanho não faz a menor diferença.


A Mariah sempre sofreu com o efeito sanfona. Quem acompanha a sua trajetória, sabe do que estou falando. Ela emagrece-engorda-emagrece. Sempre foi assim. E isso nunca a impediu de ser uma das melhores cantoras da atualidade _eu que canto, aprendi que ela tem o tal do quarto registro, o que a permite dar aqueles agudos espetaculares. Goste ou não das músicas e do estilo dela, é impossível não reconhecer que a voz dela voz é impecável. Mas essas qualidades parecem não ter a menor importância para quem vive de julgar os outros e enquadrar as mulheres em um padrão. Se não for magra, não vai pro trono.

Lembro de uma entrevista que li com a Vera Fischer se mostrando chateada pelo fato de a imprensa pegar no pé dela por conta da aparência. A Vera dizia que toda vez que ela aparece um pouco acima do peso, o povo cai matando. "O Antonio Fagundes está barrigudo, careca, grisalho e faz papel de galã. Eu apareço com celulite, e já sou criticada", desabafou Vera, com toda a razão.

É muito triste isso! Homem pode ficar decadente, que é visto como charmoso. Mulher se engordar tá lascada. Quando eu dava aulas de ginástica em uma academia no Taboão da Serra, cidade na Grande São Paulo, lembro bem de uma mulher gordinha que foi entregar o currículo para dar aulas de natação no local. A menina foi embora e a dona da academia-salão-de-beleza, na época, falou pra mim: "Não dá pra contratar uma professora gorda, né? Se ela não resolveu o problema dela, não vai resolver o das alunas". Acreditam nisso?! Imaginem se todo mundo seguisse a lógica dessa empresária. Teria que contratar cozinheiro vegetariano pra atender cliente vegetariano; médico geriatra teria que ser sempre idoso e por aí vai...

Abaixo a ditadura da magreza!


Irma - tirando o peso que tava me matando

12 comentários:

  1. Irma, adorei!

    Eu andei lendo por cima algumas coisas sobre a cantora, e pensei, será que estou ficando louca?
    A mulher veio cantar ou desfilar?

    Se as pessoas se preocupassem com integridade e caráter o quanto se preocupam com o corpo, o mundo estaria bem melhor.

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  2. Não gosto da Mariah, mas chamá-se de baleia é demais. Fico imaginando o efeito disso no psicológico da pessoa. Ainda bem que ela não entende português.
    Beijo,
    Andrea

    ResponderEliminar
  3. Sensacional Irma.
    Fico apavorada de ler que as mulheres se submetem a cirurgias em clínicas péssimas em prol de um padrão de beleza que o mundo acredita ser o melhor.
    Abaixo essa ditadura!
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Irma,

    Que vida mais fácil nós mulheres teríamos se não fosse todo esse preconceito e cobranças... não é??

    Tem que estar magra, malhada, com unhas perfeitas, cabelo impecável, carro lavado, casa arrumada, empregada treinada, marido feliz, filhos educados, blá, blá, blá...

    O pior de tudo é se alguma dessas coisas não estiver perefeitamente em ordem, o primeiro a falar certamente será uma MULHER...

    Adorei o post!!
    bjo bjo

    ResponderEliminar
  5. Apoiada!!! Machismo puro, ditadura da magreza, abaixo a opressão.

    Em tempo: eu não aguento o Antônio Fagundes!!! Campanha para aposentá-lo junto com o Zé Mayer dos papéis de galã. Demorou!!!

    Beijão,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  6. Isso acontece num mundo ondes as "pessoas vêm cara e não coração"! Mais leve? E pior que comentários depreciativos é que vendem jornal... Péssimo!Beijocas!

    ResponderEliminar
  7. Oi Irma.... bom acho que nem preciso falar nada, pois vc já falou tudo né querida? E nossas amigas acima também!
    Agora se a Mariah entendesse português e resolvesse responder para a Renata Capucci seria bem simples, ela poderia dizer, well eu posso sempre fazer um regime, pior vc que é FEIA!!!!Claro que assim estaríamos nos igualando a Renata...ops...
    Bom agora já falei!!!! Vingança de gordo né?
    E quanto a sugestão da Bela de se aposentar o Zé Mayer e o Fagundes, APOIADÍSSIMA... já vão tarde!!!!
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  8. É verdade, sempre sobra para nós, mulheres.

    Mas quer saber? A culpa é toda nossa...a gente que alimenta esse sonho anoréxico psicótico coletivo.

    Eu não curto ela não! rs

    Mesmo tendo rodado KMs para vê-la

    beijosss

    deb

    ResponderEliminar
  9. oi Irma
    Eu não a vi, mas ouvi coisas a respeito. Ng respeita ng, se é gordo e pq é gordo, se é magro é pq é magro, negro pq é negro, enfim tds estão infelizes e buscam no julgamento a satisfação para suas frustrações.
    bjs
    Pi

    ResponderEliminar
  10. Irma,

    Bom senso é tudo. Teu texto tem o tom certo para mostrar o quanto brasileiros e brasileiras são preconceituosos, de um conservadorismo tosco. BB King é o obeso mais genial da atualidade (alguém já comentou o fato dele ter sido gordo a vida toda? Isso importa?).O não menos genial Stevie Wonder está bem gordo (com exceção dos da revista Veja, que não me serve de parâmetro para muita coisa, foram raros comentários sobre isso). E sabe porque? Porque não faz a mínima diferença. Eles continuam incríveis.
    Vamos às minhas divas: Billie Holiday sempre foi a Billie, gordinha como nunca e linda (na concepção mais completa da palavra, se é possível entender) como sempre. Ella Fitzgerald sempre foi gorda...e maravilhosa. Sarah Vaughan idem. Elas sempre foram e sempre serão divas, pelo menos pra mim. Flagradas obesas na porta da churrascaria ou do Mc Donalds seriam sempre espetaculares. Para os preconceituosos, gordura, cor e opção sexual são mais importantes do que talento. Se for mulher então...

    ResponderEliminar
  11. Ela e rica é uma pessoa publica,, tem que se cuidar.. fala serio... ta uma baleia mesmo. vai pra um spa.

    ResponderEliminar