domingo, 29 de agosto de 2010

Sobre a Ética


Neste ano de eleição que todo bate papo acaba entrando nesta questão, achei muito importante falar um pouco sobre Ética.  As pessoas falam muito sobre os políticos, a política, a eleição, a corrupção.  Mas acho mesmo que um país só muda algumas de suas características quando as próprias pessoas mudam, e em minha opinião isso tem muito a ver com ética.

É muito, mas muito mesmo difícil ser ético.  Eu tento muito e devo confessar nem sempre sou.  Com certeza faço umas sacanagens aqui e ali.  E não tenho muito orgulho disso não. Algumas coisas e comportamentos parecem estar arraigados em nosso DNA e fica difícil, mesmo sabendo o que é certo, optar pelo ético sempre. Alguns exemplos: sonegar imposto, estacionar em lugar proibido, comer e não pagar no supermercado, colar em testes e provas, mentir, trair, tirar proveito de pessoas e situações, etc... Tem uma lista imensa e às vezes achamos que não significa muito e tentamos quantificar e qualificar o que pode ser permitido e quando o fazemos não estamos sendo éticos.

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

Portanto se o que se está fazendo prejudica alguém socialmente, é éticamente errado.  Quando pensamos nisso tudo votar se torna mais difícil ainda. Por isso precisamos pensar muito e pesquisar um pouco.  Não adianta também só condenar e jogar pedra.  Dizer que a candidatura do Tiririca é o fim da picada, etc.
Temos que ter mais consciência pra votar, saber porque estamos depositando nossa confiança naquele candidato.  Reconhecer o benefício e importância das eleições, do nosso voto e antes de pregar por aí nossa opinião, sabermos bem porque a temos e não irmos acreditando em tudo que nos mandam por emails  e publicam nas revistas. E procurar entender porque a maioria das pessoas está tomando a posição que está.  Ter simplesmente uma posição arrogante de superioridade é tão insensato quanto não procurar entender socialmente a questão.

Precisamos também desenvolver um espírito mais cidadão e procurarmos ser pessoas melhores e consequentemente uma sociedade melhor.  Procurar rever opiniões e cultivar uma atitude mais ética dentro de nós mesmos e de nossas vidas para que realmente possamos mudar socialmente.  Os políticos e a política não mudarão se não mudarmos, eles não acreditarão na educação e na saúde se nós não crermos.  Eles não farão mudanças sociais se nós não fizermos e não pensarmos diferente.

Se queremos mudanças sociais temos que mudar nossa sociedade e não somente esperar que o governo o faça.

beijocas,

Mari.

10 comentários:

  1. Queridas,
    Passando aqui pra desejar uma ótima semana pra vcs!
    Bjks
    Dani

    ResponderEliminar
  2. É Mari, somos assim mesmo. Bradamos aos 4 ventos que queremos ética na política enquanto passamos na frente de alguém na fila do supermercado. Ah, mas furar fila não é assim tão grave...Sinto muito, mas furar fila tem o mesmo peso de fraudar a previdência social e roubar milhões que seria para a saúde de todos. É anti-ético, é imoral e é um mau exemplo aos nosso filhos, que crescem achando que se ninguém percebeu, então não feriu ninguém e posso fazer de novo. É preciso mudar toda a mentalidade de uma nação para que seus políticos possam ser mais éticos como a gente deseja. Caminho difícil esse, longo, árduo e que talvez não sejamos capazes de percorrer.

    Hum... assunto pesado para uma segunda-feira. Aff!!!

    Boa semana querida.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Queridas,
    aprendi que ética é aquilo que fazemos quando estamos sozinhos. Ou seja: qual é a sua atitude quando vc está passeando com seu cachorro e naquela hora exata, ninguém está olhando? Você recolhe ou não? Isso é ética: funcionar do mesmo jeito individualmente ou no coletivo, respeitando as premissas do coletivo.
    É muito difícil e precisamos estar atentos. Não só na época das eleições, mas o tempo todo e com tudo. Agora... um detalhe: ao apontar um dedo para alguém, lembre-se que tem mais três apontados para vc...
    um cheiro,

    ResponderEliminar
  4. Post super oportuno, Mari. Acho surreal as pessoas se referirem aos políticos como uma categoria à parte da nossa sociedade.

    Nenhum deles, até onde se sabe, veio de Marte. São todos brasileiros, brasileiríssimos em muitas coisas. No pior sentido de algumas coisas.

    Pela ética já!!!

    Beijão,

    Bela - La Divorciada

    ResponderEliminar
  5. Mari,
    Realmente, nossa sociedade não é nem um pouco norteada pela ética.
    Na maioria das vezes é norteada por um falso moralismo. Agora, da ética e de atos conscientes, bem passamos longe.

    A ética não se restringe a normas. E sim a uma transformação de conceitos.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Belo e oportuno post, Mari.
    Acho que ética tem a ver com caráter mesmo, com respeito humano, algo que considero cada dia mais raro entre nós.
    Também acredito que ética tem mais a ver com crenças, com ideologias, do que com normas.
    É isso aí!
    Beijo!!!

    ResponderEliminar
  7. Me inspirei neste teu texto! Acabei de escrever meu post para amanhã sobre esse assunto. Até coloquei o link do teu blog e mencionei de onde tirei a inspiração. Espero que não se importe, afinal o assunto pede mesmo muita reflexão. Como eu disse antes, é um assunto pesado, mas infelizmente é necessário.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Mari! Apesar de estar 36h trabalhando e mal cochilando, este assunto me tira o sono!
    Assim como vc, confesso que não sou a "rainha da ética"! Mas tento sempre que possível fazer o que é mais correto. E correto é assistir ao horário leitoral, participar dos debates, pensar em quem votar, pensar no que queremos para nossa cidade, estado, país e mundo (sim, agora, como somos um dos BRICS tb influenciamos a política mundial...). Votar é importante, é mais que um direito. Votar é um privilégio que a duras penas conquistamos! Vamos refletir no que é melhor! Boa semana a todos! Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. Mari para presidente do Brasil! Já pensou? Causaria a maior revolução. E teria meu voto.
    Beijocas,
    Irma

    ResponderEliminar
  10. Entrei para dizer uma coisa que já foi dita pela Zoe, aí em cima. Existem mil definições para ética. Mas a melhor que já ouvi é esta: ética é aquilo que vc faz quando ninguém está vendo.
    E o que os candidatos que estão aí fizeram antes deste período eleitoral, enquanto não estavam sendo observados? Foram éticos com a sociedade, com a comunidade? Acho mais importante avaliar o que eles fizeram do que considerar apenas o que eles prometem fazer.
    E vamos em frente!
    Bjs!

    ResponderEliminar