quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Quando a melhor idade chega

Ontem fiquei o dia inteiro com meu pai e minha mãe entre hospitais e clínicas, acompanhando-os em exames prá lá de complicados. Os dois são separados e, por pura coincidência, daquelas típicas de novelas mexicanas, agendaram exames complexos no mesmo dia e, pásmem, no mesmo horário. A sorte é que a clínica de um, era ao lado do hospital do outro!

Como água e óleo, ambos agiram de formas diferentes. Minha mãe, cuidadosa com a saúde, cumpriu à risca todos os procedimentos. Está com o peso ideal, come comidinhas boas e não exagera em nada. Seu único defeito é ser sedentária demais e um pouco depressiva. Os exames, invasivos, foram realizados com muita ansiedade e um pouco de medo, mas deu tudo certo. Depois, fomos almoçar uma coisinha leve e a deixei em casa. Tudo tranquilo. No mais, falou de estava um pouco tonta e deu risada dela mesmo (coisas de anestesia...).

Meu pai, o oposto: nervoso, com obesidade mórbida, pressão alta e tudo mais, já era conhecido da "casa" e foi internado pela manhã. Quando voltei ao hospital, à tarde, soube que tudo tinha dado certo. Mas a anestesia demorou a passar e ele teve que esperar um pouco mais. Ele saiu do vestiário reclamando que "tinha dado um problema"... De lá, quis ir a um rodízio!!! Claro que ficou na saladinha, mas o desespero dele pela comida me acendeu um alerta enorme.

Aos 40 anos, bem acima do peso, totalmente sedentária, com um trabalho difícil e penoso, além de extremamente ansiosa, fiquei pensando: o que vai acontecer comigo quando eu estiver na melhor idade? Não tenho filhos nem sei se vou tê-los. Também não acredito na obrigatóridade dos filhos cuidarem dos pais - é só visitar uma casa de idosos que comprovamos isso!

A vida parece longa e a velhice distante. E quando percebemos já entramos na curva descendente em velocidade dobrada e a gravidade vira nossa fiel companheira! Nunca percebemos isso. É de uma hora para outra! E assustador.

Mas também não acredito nessa geração saúde, que se mata para ser lindinha e tudo mais, com direito a plásticas e silicones de diversos tipos e tamanhos. A medida, acredito eu, é fazer uma "previdência privada da saúde": depósitos diários e obrigatórios de ações de bem-estar, como fazer exercícios, comer balanceadamente, dormir bem e, principalmente, dar muita risada de tudo. Buscar a simplicidade e o controle da ansiedade. E amar muito.

Mais do mesmo, não é? Mas quem faz isso mesmo?

Quem já trocou um emprego péssimo que paga bem, por outro legal, mas que o salário é uma meleca? Eu conheço uma pessoa apenas... E morro de vontade fazer isso... Mas e o medo de dar tudo muito errado? E suas responsabilidades? E seu futuro?

E lá vem a velhice de novo... Eita roda viva!

Eu estou patinando atrás do prejuízo. Sei o que não quero e tenho exemplos na minha frente que demonstram algumas das minhas opções. Já estou atrasada, mas ainda acredito que tenho tempo. E vocês?

Um cheiro, Zoe.

7 comentários:

  1. Com certeza sempre há tempo, Zoe! Quando vc começa? Eu comecei há 03 meses... É difícil, viu! Mas recompensador! E realmente, o tempo passa bem depressa, e a nossa velhice saudável e feliz deve ser definida antes da chegada dela própria! Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Zoee querida...concordo com a Nanda e vc sabe que estou no caminho tentando....hahaha.
    Você é uma ótima filha e sei que seus pais (os dois!!!) têm muito orgulho de você e como disse meu irmão baby ontem pra mim, no final tudo da certo, senão deu certo é porque não tá no final, pequenas doses de saúde diária!
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  3. Eu também espero que ainda haja tempo pra mim. Entrei na reta de completar os 40 e estou BEM acima do peso, e ainda ontem eu tinha 15 anos e era uma minhoca de tão magrinha!!! Aonde foram para os anos? Aff!!!

    ResponderEliminar
  4. Não está atrasada não! Nunca é tarde para mudar, para se permitir recomeçar!
    Bjs
    Dani

    ResponderEliminar
  5. OLha, não sou a melhor pessoa para te dar conselhos, porque sou sedentária... ODEIO andar sem precisar....srsrsrsrs
    MAs nunca é tarde para se correr atrás do "prejuízo"rsrsrsrsrs
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Zoe,

    É isso mesmo, tem que correr atrás do preju e garantir uma velhice melhor. Se vc ficar gata como a tua mamis tá perfeito. Eu quero ficar uma velhinha gatinha como ela, corpinho em cima, pele boa e namorando! Adoro essa querida!
    Beijo,
    Irma

    ResponderEliminar
  7. oi zoe, nc é tarde p mudar. Dói, mas a gente consegue!
    bjs
    Pi

    ResponderEliminar