quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Por que as pessoas traem?!?!


Estive pensando bastante no que leva uma pessoa a trair, e basicamente não cheguei a conclusão nenhuma!
Ontem checando o blog 3x30 havia a história da leitora Bia, que apesar de estar num excelente relacionamento, pelo que conta, está muito envolvida por uma paixão desenfreada com outro homem e está face a face com o dilema: "Trair ou não trair???  Eis a questão!!!!"  À noite, quando eu estava lendo o blog das meninas já havia 30 comentários!!!!  Todo mundo tem uma opinião a dar, e achei isso tudo muito curioso.

É incrível como nos vemos tentados a julgar e opinar as questões alheias e nos perdemos muito nas nossas. Acho que é o próprio papel do terapeuta, quando estamos fora da questão, às vezes, conseguimos vê-la com mais clareza.  O que não é necessariamente verdade, mas faz sentido!  Quando o dilema é nosso... muitas vezes nos perdemos e realmente ficamos sem saber o que fazer, onde cair, que curso tomar, se casamos ou compramos a tal da bicicleta.  Tem uma amiga que eu adoro, Mônica, que tem um ditado fantástico, e vocês, por favor,  perdoem o baixo calão, mas é tão real que não resisto!!!!  Ela diz "- Mari, quando o pau muda de cu, tudo muda de figura...." hahahahahaha.... gente não é mesmo um ótimo ditado e a mais pura verdade?

Todo mundo tem uma opinião a dar pra Bia, o que é legal, ela escreveu pro blog pedindo ajuda, palpites e opiniões.  Mas a gente só entende mesmo uma questão, quando ela está intimamente ligada à nossa vida.
Meu grande amigo Amadeu me disse uma vez e nunca mais esqueci: "Nunca julgue!  Você nunca vai conseguir chegar perto de onde a pessoa que está vivendo aquela situação se encontra, se ela pedir ajuda e você puder dar, dê. Mas nunca julgue!".  E gente, como é difícil tudo isso. Ouvir, não julgar, não se comparar, não achar que você resolveria tudo perfeitamente.  A gente se esquece completamente que nessas situações alheias o nosso emocional está DESLIGADO, nós não temos nenhum envolvimento pessoal real nas questões, por isso achamos tão simples resolvê-las.

Tenho outros amigos que estão passando por situações difíceis em seus trabalhos, com seus familiares, com grana, com seus relacionamentos, etc.  E, ingenuamente, às vezes, me pego a achar que saberia resolver os tais delemas, contudo, nessa situações, lembro com clareza de um outro grande amigo, Ofal (acreditem o nome dele é este mesmo!!!!), que me disse uma vez já há muitos anos: " Nada mais fácil que resolver os problemas alheios, resolvo todos e qualquer um e tenho sempre soluções inteligentes e sensatas, o problema começa quando ele é MEU!".

Quando a questão é traição, então, complica muito.  A sensação de ser traído é completamente diferente da de trair... aí entra bem o ditado da Mônica!!!! hahahaha....  Ainda tem o detalhe que, antigamente, traição era quase que exclusivamente um papel masculino e a mulher sempre entrava como vítima na história, pelo menos estatisticamente falando, agora tudo mudou... as oportunidades de se trair e de ser traído estão aí, pra todo mundo! 

Ao ler os comentários dos outros leitores, contudo, não pude deixar de observar um certo preconceito por Bia ser uma mulher, que mesmo tendo um marido muito legal, que ela ama muito, está doida de vontade de dar uma puladinha pro outro lado da cerca!  Muita gente escreveu que é assim mesmo, "Que tem mulher que não sabe dar valor no homem que tem", e outros julgamentos bem machistas.... Well, meu alerta de PERIGO!!!! já acendeu né gente? Vocês que me conhecem melhor já sabem.... A questão não é ela ser mulher e o marido ser um homem bacana.  A questão é essa vontade louca da mulher selvagem, ou  do homem selvagem, que às vezes invade e inunda a alma da gente.  Isso não tem absolutamente nada a ver com o marido.  O que muita gente não entende é que às vezes a traição de um homem também não tem nada a ver com a sua mulher.  É uma questão muito interna e muito pessoal e às vezes pinta, e acredito ser muito difícil pra quem tá vivendo.... por isso o mundo é cheio de segredos e lugares escondidos na mente das pessoas ...ah... e claro... motéis!!!!!



E então alguém por aí pode me dar uma luz?  Por que as pessoas traem?

beijocas,

Mari.

11 comentários:

  1. Oi Mari,

    Como você mesma disse cada pessoa é única e vive um momento único. Não há manual com o perfil dos que traem. Às vezes acontece até com pessoas que a gente nunca imaginaria. O importante é a gente tirar lições das coisas.
    Beijos,
    Irma

    ResponderEliminar
  2. Mari, Amore Mio,

    Muito babado, né? Hahaha!!! Adorei a citação, thanks. E, quando puder, dá uma olhada no último comentário que deixaram para a Bia, o da Michele, de Alagoas. Morri de rir. Ah, já são 39 comments!!! Nosso recorde.

    Beijão,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  3. Oi Mari
    Não tenho nenhuma luz :_(
    Porque traem eu não sei... mas aposto que ninguém gosta de levar chifre!
    Beijo
    Kézia

    ResponderEliminar
  4. Oi Mari, adorei o post. É sempre mesmo mt estigante falar do assunto. É algo pra se pensar e não se querer responder!
    Bjs,

    ResponderEliminar
  5. Oi Mari, eu tb não sei o pq da traição, ás vezes acho q é vontade de ver o outro lado, outras por não estarem satisfeitas com o q tem, outras por egoísmo,carência, controle, enfim... não sei!!!!!
    beijaço
    Pi

    ResponderEliminar
  6. O ser humano tende a ser multifacetado emocional e psicologicamente e talvez ter um só parceiro vá contra isso. Entretanto tenho certeza de que essa explicação só é muito boa pra quem trai. O traído normalmente é alguém que se sente muito bem tendo um só parceiro.
    Quer saber, sei lá... sei que há os que sempre trairão e os que sempre serão traídos. Por que?
    Boa pergunta...
    Minha linda, obrigada pelo comentário lá no Chocolate.
    Um fds do jeitinho que vc quer pra vc.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Mari,

    Acredito que não é importante saber POR QUE as pessoas traem,,,,,,,,,elas traem,,,,,,e vai saber qual a pulsação cardíaca disso????????
    Amadeu ta mais uma vez certo: Não julgar,,,,,,,,cada um tem seu inquisitor interior,,,,,,,,
    bjilkas,
    Mômi

    BJU,
    MOMI

    ResponderEliminar
  8. Olaaá, gostaria de fazer um comentário falando um pouco como me sinto em relação a esse assunto..Bem, eu sou noiva e como diz a palavras prestes a casar...tenho um ótimo relacionamento mais em raros momentos eu sinto uma enorme vontade de beijar outra boca e não é preciso eu ter visto ou ter me interessado em alguém, apenas sinto vontade e procuro " A BOCA", seja de um homem ou uma mulher...simplismente preciso me libertar até beijar e depois como um simples toque de mágica tudo volta ao normal...Estranho néh..rsrsr.Sempre fui assim, em todos os meus relacionamentos.
    Haa que bom...desabafei...obrigado
    Bjus (pode deixar que hoje não senti vontade..rsrsr)

    ResponderEliminar
  9. Por que as pessoas traem ?
    Gosto de vermelho, mas não vou usar só vermelho a minha vida toda... as vezes uma camisa branca... as vezes uma calça preta... e as vezes volto para o vermelho...
    Tenho um relacionamento maravilhoso com uma pessoa, mas as vezes quero experimentar outros e depois voltar... Quem disse que precisa ser exclusivo ?
    Se minha parceira se interessar por outro, também seria melhor ela ceder a tentação e experimentar.
    Usando a filosofia Rodriguiana, manter-se fiel fará ela descontar essa repressão em outras áreas do nosso relacionamento. Ao passo que o sentimento de culpa por ter experimentado a levará a buscar outras compensações para nosso relacionamente.
    Só não precisamos saber disso, pois precisamos manter a ilusão da excusividade.

    Beijos,
    Mau.

    ResponderEliminar
  10. Nossa que legal conhecer este blog estou amando todos os comentários, mais para frente falarei um pouquinho.

    ResponderEliminar