domingo, 29 de agosto de 2010

Pequenos prazeres da vida

Nunca foi costume lá em casa, quando éramos crianças, almoçarmos aos domingos todo mundo junto, sentado à mesa, naquela típica cena de família cristã. Sempre foi cada um por si. Cada um fazia o seu prato e comia onde queria, geralmente na sala, assistindo TV. Apreciar a comida e o bom papo à mesa nunca foram ingredientes saboreados pela minha família.

Fui aprender o valor de um almoço assim, todo mundo sentado em uma cadeira, com pratos bem montados, uma mesa bem arrumada só quando me casei. Adoro a cena de um passando a comida para o outro, todo mundo falando da vida, da semana. Dou o maior valor a isso. Mesmo sem saber cozinhar, prezo muito uma mesa bem decorada e a companhia de pessoas queridas, sentadas à minha volta, com a TV longe e desligada, num almoço sem hora para começar e sem hora para acabar.

São coisas simples que fazem uma baita diferença na vida da gente. Eu que ficava deprimida com o domingo, na infância (tem coisa pior do que a música do Fantástico lembrando que a segunda-feira tá chegando?), hoje prezo muito esse dia. É quando conseguimos mais tempo para um almoço em família.

Hoje, domingão, quero ter esse prazer. Sentar, comer e rezar pra que eu nunca mais perca pequenos prazeres na vida!

Bom domingo  e um ótimo almoço pra nós!

Irma

5 comentários:

  1. Irma minha querida.... eu como adoro cozinhar e como minha família totalmente cristã sempre teve a tradição do almoço dominical ADORO!!! Como vc acho que é mesmo um grande prazer na vida poder fazer isso!
    Excelente almoço pra vocês.... beijos a todos!
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  2. Desde que me separei e minha irmã também, moramos juntas e criamos nossos filhos (2 meus e um dela) como se fossem irmãos. Moramos numa cidade tranquila no litoral de SP, muito mais tranquila quando viemos pra cá, 14 anos atrás. Hoje a molecada tem 22, 23 e 23 anos, e cada um tem seu trabalho e horário. Mas, até +- os 18 anos deles, nós sempre tivemos almoços e lanches todos juntos, sentados ao redor da mesa. Hoje, a cada 15 dias, conseguimos juntar todo mundo, no domingo e cada um vem com seu namorado. A mesa aumentou, às vezs eles fazem um churrasco, mas esses dias são sempre de festa e muita risada.
    É realmente uma alegria ter a família toda reunida, cada um contando seus casos, um tirando da cara do outro... é muito engraçado e muito bom.
    Que seu domingo seja muito feliz com todos reunidos e na maior alegria.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  3. Acho super importante esse momento famliar!
    É muito gostoso ver todo mundo junto!
    Bjsss
    Ótimo Domingo pra vc!

    ResponderEliminar
  4. Aqui em casa somos bem desregrados com esse negócio, mas tentamos prezervar o domingo para almoçarmos todos juntos. É importante esse momento.
    Bom domingo pra vc!!!!

    ResponderEliminar
  5. Ai que fofa! Espero que o almoço tenha sido ótimo.

    Beijão,

    Bela

    ResponderEliminar