quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O acaso e a traição

Pegando carona no texto da Mari, gostaria de compartilhar com vocês o acontecido com uma amiga muito querida e próxima chamada Marina.

Marina é uma garota linda, super inteligente, de quase 30 anos, profissionalmente bem encaminhada. Veio do interior há um bom tempo, mora sozinha em um apê bem legal, tem suas coisas e um namorado há quase 8 anos. Ou melhor: tinha.

No domingo, Marina me mandou uma mensagem esquisita: "O que você está fazendo?" Achei muito estranho porque geralmente ela é mais direta nos convites e comentários. Liguei imediatamente e levei um susto: o namoradão tinha "aprontado" e ela queria conversar. E claro que nos encontramos imediatamente e ela me contou o causo.

Zé Henrique, que todos reconhecem ser um bom moço, tem o hábito de se encontrar com os amigos para jogar futebol todas as quintas. Dessa vez, depois da partida, eles beberam muito e acabaram tendo aulas de embaixadinha com professoras experientes, se é que me entendem.

A querida Marina descobriu por acaso ao achar um daqueles recibos azulzinhos de cartão no chão e, ao recolher, notou alguma coisa de estranho no estabelecimento (quem já foi a um motel sabe do que estou falando...). Enfim, explicações dadas, resposta e posicionamento imediatos: "devolva a chave de casa, pegue as suas coisas e saia. O que você deixar aqui vai para o lixo." Sem choro nem vela, sem enrolação ou hesitação.

Ou ele é muito azarado ou não foi a primeira aula...

Nesse grande bate-papo que tivemos, surgiram algumas questões bem interessantes. Ela se sentiu extremamente desrespeitada. Afinal, já tinham tido outros problemas, como a indefinição da carreira dele, algumas besteiras de grana e coisinhas bobas, mas que atrapalham a relação para caramba. Passaram por tudo. Brigaram, resolveram e tudo continuou bem.

Dessa vez, quando finalmente estavam pensando em casamento de verdade, isso aconteceu. E a resposta do infeliz foi tão simples - "de bobeira.. não significou nada... estávamos bêbados...", o que acabou deixando-a mais triste ainda. "Poxa, ele me desrespeitou muito! Podia esperar tudo do Zé, menos isso!"

Ela ficou em dúvida sobre perdoar ou não uma traição como essa. Eu contei os meus causos (já tive vários chapeus especiais, sabem? Daqueles com chifre? Então...) e falei das fases que passei: raiva extrema, chororô total, pena de mim mesma, indiferença, vontade de voltar atrás (e algumas vezes voltei) e volta à vida! Nenhuma delas foi fácil e em todas as fases tive o apoio total de algumas poucas e bem próximas amigas (nesses casos, é tudo o que eu quero: amigas com saco artificial de lycra!).

Ela ficou perdida, afinal faziam tudo juntos. E agora? Os amigos, as viagens, as questões da casa, do carro? As coisas "de homem" para as quais ela sempre teve apoio? Se sentiu insegura, na verdade. Achei tranquilo, afinal 8 anos juntos!

A outra surpresa foi ontem, ao encontrar um amigão meu e contar o acontecido para ele (queria entender o lado homem da história...), a resposta foi tão simples que fiquei chocada. "É assim mesmo, Zoe."

Simples assim. E ele namooooraaaaa... e faz a mesma coisa com a namorada dele... Na boa, fiquei chocada... e entendi, agora de verdade, as minhas próprias palavras para a Marina, dias antes: para a maioria dos homens lavou tá novo. É pura diversão e fim.

E para algumas mulheres também, não é? Sei lá. Cada dia que passa tenho a mais absoluta certeza de que sou sui generis nesse mundo louco: moderna por aceitar todas as formas de amor e doideiras possíveis, entre outras coisas; careta por ainda querer ter alguém mesmo perto de mim.

Hoje Marina já está melhor, doi tudo, mas está firme, tentando se encontrar dentro das fases dela, com as questões e dúvidas e tudo mais que só pertencem a ela. Eu acompanho de longe, mas não tão longe caso ela precise, né? E vamos em frente!

Fecho com um elogio explícito ao amigão Marcelo Amadeu, um bom homem de verdade, que adora (no sentido literal mesmo) a futura mulher dele e não trai. Legal, né? Esperança existe, afinal!

Um cheiro, Zoe

9 comentários:

  1. Respondendo a Mari e Zoe ( que não pediu resposta!hahaha!). Tb tenho vários amigos homens. E a maioria tb acha que é "assim mesmo". Ou como já ouvi um dia... " Fê, não é questão de ser certo ou errado, não dá para julgar, apenas acontece e ponto." E isso foi um homem quem disse qdo traía sua namorada comigo ( péssimo isso, mas só cedi porque era um ex... Hahaha!). Mas tb tenho conhecidAs que pensam da mesma forma. A única diferença é que são julgadas pelo simples fato de serem mulheres!! Por que as pessoas traem? São "n" motivos, mas o mais comum é porque deu vontade e acham q não "significa" nada mesmo... Eu discordo! Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Oi Zoe
    Eu também tenho esperança e acredito que algum rapaz no mundo deve ser bem parecido comigo.
    Beijo
    Kézia

    ResponderEliminar
  3. Respondendo ainda a Mari e também a Zoe nessas maravilhas de post. Não existe resposta pra essa pergunta caríssima Mari! Quanto mais tento entender o comportamento humano e os porquês desses comportamentos, menos consigo. E nessa busca de tentar entender, aprendi que não há respostas prontas. Há os que traem por safadeza, outros por oportunidades, os que traem por insatisfação, os que não traem por corvadia... Enfim, a traição é algo bastante subjetivo.
    Quanto ao caso da Marina, antigamente, no auge da minha imaturidade eu achava que trair era uma falha de caráter, hj penso diferente pois, sabemos que quando se trata de ser humano, a coisa não é tão engessada.
    Ontem uma amiga minha me disse: "Certas coisas não são de mim" referindo-se a alguns gostos sexuais e sabe o que eu respondi? "são de todos". Todos nós temos um lado animal e irracional pulsante e que precisa ser contido e dominado, afinal pra frente é que se anda. Contudo, essa irracionalidade é pulsante dentro de nós e por isso, e por termos a probabilidade de algum dia exercermos tal irracionalidade, aprendi a não julgar. Todo mundo pode estar numa situação em que a traição não pareça assim algo tão repugnante.
    Não estou aqui dizendo que concordo com traições, mas que por vezes, tento não mais tomar partido quando escuto histórias assim, afinal como disse Zeca Pagodinho só "o dono da dor sabe o quanto doi".
    O que eu acredito verdadeiramente, é que em matéria de relacionamento não existem vilões e mocinhos, bem e mal, certo e errado é tudo uma questão de "PAU NO BURACO" (risos), como já diz a amiga da Mari!

    Bjs meninas!

    ResponderEliminar
  4. Oi queridas! demorei, mas cheguei. Ontem mesmo eu estava conversando com uma amiga, dos diferentes efeitos do desbalanço entre as forças do feminino e masculino na humanidade. Além do fato de que os homens estão mais fracos, mais brochas, mais dependentes e mais carentes ( queridos, gostosos e amados, eu não estou generalizando); eles também estão traindo por um novo motivo: na tentativa de apesar de tudo de sentirem por cima. Reflexos da vida moderna...
    Queridas vcs são o maravilhosas!!!
    Bjss e sds.
    Flávia
    PS.: Amei aquela da Mônica!!

    ResponderEliminar
  5. Menina, o CAUSO é esse..
    o que ela suporta aguentar, pq dps disso a vida se tornará um inferno..
    Na boa, leve ela p balada, frequente uma aula de tênis, seeeeempre tem um instrutor daqueles de séries...
    tudo bem que é melhor n saber, mas é quase impossivel vc n ganhar um chapeuzinho hj em dia.. o que me incomda muito é com o problema de tantas doenças transmisseveis pelo sexo as pessoas continuam traindo seus parceiros/as é foda, você trazer uma doença p sua companheira/o
    mas enfim...!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Torço para que sua amiga saia dessa! A dor é insuportável, a gente fica sem chão e sem esperanças. Mas tem momento pra sofrer. Depois passa e a vida segue.
    Beijo,
    Irma

    ResponderEliminar
  7. Hello everybody!!!
    Zoe querida.... realmente é díficil, mesmo opinar. Como amiga acho que vc está lá pra segurar a mão dela. Mas a questão é mesmo complicada como aliás nossas leitoras acima colocaram.
    Aliás gente estamos adorando os coments....e agradecemos de coração todos os elogios!!!!
    Também adoramos...hahaha....
    E Nandda achei a sua história ótima do ex trair a atual com vc .... morri de rir...
    Coisas do amor,
    beijocas,
    mari.

    ResponderEliminar
  8. Oi Zoe, dificil falar, pois somente ela sente, nós só podemos escutar e imaginar o q ela está passando, é claro q nós já passamos por isso e sabemos como é, mas cd um sente de um jeito e o jeito agora é ela por a cabeçano lugar ( o q demora um pouco) e depois decidir o q fazer e qto ao namorado, como eu disse no post da Mari, não sei o pq da traição, só sei q dói, mas ela tem amigas como vc, q nessa fase é importante!
    bjs
    pi

    ResponderEliminar
  9. Queridas,
    como é bom "ouvir" vocês! Traição é uma meleca e ponto. Sem julgamentos, só um muita dor para quem descobre e algum prazer para quem realizada. Sei lá...
    Obrigada por dividirem seus pensamentos.
    um cheiro,

    ResponderEliminar