terça-feira, 17 de agosto de 2010

Falta de educação no trabalho


Eu não sei vocês, mas algumas pequenas coisas me irritam pro-fun-da-men-te no trabalho. E quase tudo se resume à falta de educação das pessoas. Eu trabalho em um local onde não há paredes, bem ao estilo dos escritórios americanos. Baias são as únicas divisões entre as pessoas. Divido, portanto, a mesma mesa com um colega de trabalho.

E me sinto muito incomodada com a total falta de privacidade. Diariamente tenho a sensação de que tudo o que escrevo no e-mail está sendo lido pela pessoa ao meu lado. Às vezes, tenho vontade de escrever em caixa alta na mensagem do e-mail: HEI, EU SEI QUE VOCÊ ESTÁ LENDO O QUE ESTOU ESCREVENDO AQUI. CUIDE DE SUA VIDA, HAHAHA!

Outra total falta de respeito é quando estou falando ao telefone e a pessoa, mesmo me vendo com o aparelho grudado ao meu ouvido, começa a falar comigo. Meu Deus, será que não dá pra esperar alguns minutinhos? Essa gente deve ter sido educada nos melhores colégios do Pari (o bairro, não a cidade-luz). Gente, se eu ofendi alguém que mora no Pari, mil desculpas, eu nasci no bairro do Butantã, e como boa cobra que sou não poderia perder o veneno.

E não é só, quer coisa pior do que gente que senta ao teu redor falando alto, gritando quase, quando você está ao telefone? Já tive que pedir desculpas para a pessoa do outro lado da linha, desligar e ligar do meu celular em um lugar mais calmo. Parece até que trabalho na casa das caldeiras, tamanho o barulho. Outra coisa que é comum aqui, sério, é a pessoa ouvir o telefone do colega tocar e se fazer de besta. Será que é tão complicado assim puxar o ramal e fazer a gentileza de anotar o recado? Ui...

Ah, e ainda tem o povo que não leu o manual básico de convivência em sociedade e se esquece de palavrinhas mágicas como "por favor", "obrigada", "você pode me emprestar", "bom dia", "até amanhã". Sem contar naqueles que chutam o pau da barraca e comem uma barra de cereal ou um bombom que você deixou DENTRO da gaveta. Sim, isso já aconteceu aqui. E mais de uma vez.


Eu não sei vocês, mas tem horas que preciso dar uma pausa no trabalho, ficar alguns minutos em paz para recarregar as baterias. Nessas horas, eu simplesmente quero ficar em silêncio. Como isso é impossível no meu trabalho, eu coloco o fone de ouvido e ouço uma musiquinha direto do You Tube (faço isso sem atrapalhar o serviço, evidentemente). E não é que o povo com distúrbio de atenção começa a falar da vida, do cachorro, da mulher, do marido, bem nessa hora? Eu penso: não é possível, estão me provocando. Respiro fundo e tiro apenas UM fone de ouvido pra deixar claro que não estou mesmo a fim de conversa. Pode parecer antipático, mas gente eu preciso mesmo de alguns minutinhos em paz. É só isso.

Outra coisa que me tira do sério é quando estou falando com meu chefe, principalmente, e vem um ser do nada e me interrompe, como se eu estivesse usando uma roupa invisível. Eu, que sou despachada, falo logo: "Hei, não sou filha de vidraceiro, não. Tá me vendo, espera eu terminar de falar!" E geralmente é uma mulher desesperada que vem falando com voz de fada (sabe aquela vozinha bem fininha de quem vai usar o encanto pra conseguir algo?). Argh!

E pra fechar com chave de ouro o momento "sou mal-educado e daí?": queria entender o que leva uma pessoa que está vendo você desligar o computador e pegar sua bolsa para ir embora  começar a discutir com você alguma pendência, ou mesmo uma coisa da vida dela, que bem poderia ser discutida no dia seguinte! Dá vontade de dizer: Hello, estou indo, já disse tchau, deu minha hora, hoje só amanhã.

Bom, gente, esse foi um desabafo. Quem sabe o povo que trabalha comigo lê esse post e resolve ser um pouquinho, pouquinho mesmo, mais educado. Eu ficaria muito, muito mesmo, feliz.

Irma

7 comentários:

  1. Queridíssima Irma,
    compartilho das mesmas situações... tanto, que só consigo falar lá dentro sobre trabalho e faço questão de sair do salão para conversar assuntos pessoais pelo celular.É um absurdo! E um saco!
    Eu estava muito mal acostumada... Tinha minha sala... agora, divido com mais 20 pessoas um mesmo local. Fico em uma baia com mais três. E rola de tudo! Tem hora que num dá mesmo para falar... Tv ligada, telefone tocando que a secretária nunca atende... tudo junto!
    Mas fazer o quê?
    Que tal colocar na tela de descanso do computador uma mensagem do tipo: tá olhando o quê??? hehe...
    Pena que num pode! Vamos em frente!
    um cheiro,

    ResponderEliminar
  2. Hahahahaha! Adorei a tela do computador! Vou fazer um adesivo, uma camiseta, tudo com esse slogan. Adoro esculhambação, rs.
    Ah, uma sala era tudo o que eu queria, com direito a porta pra fechar quando eu quisesse ficar meus minutinhos sozinha.
    Irma

    ResponderEliminar
  3. Educação é tudo, seja em que ambiente for, no trabalho então...

    ResponderEliminar
  4. É Irma,
    Tem pessoas que não tem a menor noção de esucação. Não sabem onde terminam o direito delas e começam o nosso! Tenta dar uns toques com carinho , quem sabe não funciona!
    Temos que exercitar nossa paciência, e essa é uma ótima oportunidade!
    Bjs
    Dani

    ResponderEliminar
  5. Queridíssimas... esse lance de espaço é mesmo uma questão muito delicada e difícil!
    E realmente às vezes parece que as pessoas fazem de propósito. Eu como tenho um trabalho diferenciado não experiencio este problema e muitas vezes estou sozinha no carro cantando "a pulmões", como diziz uma grande amiga hahahaha.... mas empatizo com vcs....sorry.... e adorei o slogan, se fizer adesivo e camiseta tb quero! hahaha...
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  6. Ser mal educado é o Ó... é muito feio mesmo!!!e eu também destesto ter que lidar com gente assim, não tenho paciencia e já falo logo umas verdades!!rrss
    beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderEliminar
  7. Nossa, é fogooo!
    Já pensou se vendessem Simancol? galão de 20 litros pro povo beber muito.

    Eu também trabalhava num lugar assim, e o pior era a criatura do além que dividia a mesa comigo. Quando ela colocava o fone de ouvido e eu pensava que teria paz, começava o pesadelo, ela começava cantar alto. E o pior, ela ouvia OVELHA: "Uôuô iêiêi...sem você não viverei..." Minha vontade era saltar no pescoço dela e dizer, não vai viver mesmo rsrs.

    Beijo Irma, boa sorte aí com os malas de plantão.

    ResponderEliminar