domingo, 15 de agosto de 2010

Ensina-me a viver

  

Um rapaz de 19 anos se apaixona por uma idosa de 80 anos. Ela lhe ensina a viver e a desfrutar das pequenas coisas da vida. Ele passa a olhar os detalhes. E a inventar novidades diariamente. Então, ele, que detestava viver, declara o seu amor a ela, dando um anel de compromisso.

_ Ai, que lindo! Esse é o presente mais lindo que ganhei na vida!, diz a senhora, emocionada.

Os dois estão de frente para o mar, sozinhos. Ele diz pela primeira vez na vida: Eu te Amo. E ela, que acaba de colocar o anel no dedo anelar, responde: Eu te Amo também.

Subitamente, ela tira o anel dos dedos e atira no mar. Assustado, sem entender nada, ele grita:

_ O que você está fazendo?

_ Agora eu sempre vou me lembrar onde ele estará. O anel. No mar....

O trecho é da peça "Ensina-me a Viver", que está em cartaz aqui em São Paulo, no teatro Tuca, com a fabulosa Gloria Menezes, no papel dessa senhora. Achei a mensagem maravilhosa. As melhores coisas da vida, a gente guarda na memória. É melhor viver os momentos, do que ter as coisas.

Ao jogar o anel no mar, ela demonstra desprendimento das coisas. E diz várias vezes que ninguém é de ninguém, e que objetos vão e vem. Lindo! Eu que carrego objetos que me lembram de pessoas, fiquei pensando se teria coragem de jogá-los ao mar, um dia. Se teria a sabedoria de entender que os momentos, a felicidade ficam na alma e não no corpo. Ainda não tenho. Mas até os 80 anos, eu chego lá.

ps. Pra quem não sabe o que fazer neste domingo, aí vai a dica do teatro. A temporada é popular, R$ 30 o ingresso. Ver a Gloria no palco não tem preço. E a peça é uma celebração à vida, ao amor. Vale a pena. Eu e minha mãe amamos.

Irma

7 comentários:

  1. Irma querida, o filme tb é maravilhoso!!!!
    Tem razão ao se desprender de coisas aprendemos a guardar o que vale a pena no coroção, na alma!!!
    E com certeza ver a Glória é a glória!
    beijocas,
    mari.

    ResponderEliminar
  2. Irma, tenho a mesma dificuldade sua... Sou apegada a coisas que me lembram de pessoas e momentos... Estou tentando mudar este aspecto... Mas tenho este antigo hábito como uma forma de "proteção"... Pois quando estou triste, abro minha caixinha de lembranças "físicas" e lembro com é bom e simples ser feliz! Beijocas e bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. OI IRMA, TD BEM? EU NÃO TENHO O HÁBITO DE GUARDAR COISAS MATERIAIS, EU GUARDO NA LEMBRANÇA E NO CORAÇÃO, GUARDO ATÉ DEMAIS, ÀS VEZES ACHO Q DEVERIA GUARDAR O MATERIAL, ASSIM DETERMINADAS COISAS NÃO SERIAM TÃO DOÍDAS, MAS ENFIM, SOU ASSIM, PREFIRO GUARDAR NO CORAÇÃO E NA LEMBRANÇA. lINDO O TEXTO.
    BEIJAÇO
    PI

    ResponderEliminar
  4. nossa que legal vcs terem ido, parece ser bem legal mesmo. achei lindo, mas nao tenho esse desprendimento

    ResponderEliminar
  5. Vi com a minha mãe também!!! Com ela e com painho. O máximo. Excelente dica.

    Beijão,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  6. Não vi no teatro. O filme é lindo, vi há muito tempo...

    ResponderEliminar