domingo, 8 de agosto de 2010

"Dia dos Pais"



O fato de uma determinada data ser marcada no calendário revela não somente sua importância econômica, pois afinal vivemos mesmo num mundo capitalista e o consumo é o que alimenta esta economia, mas também que houve um respaldo e uma resposta social para tal.

E não adianta, por mais que queiramos dizer, "ah, é apenas uma data inventada pelo mercado para fazer mais dinheiro...", se você é filho, pai, ou os dois, ou mesmo nenhum dos dois mais, ( pois seu pai, assim como o meu  já partiu desta ) a data tem sim uma representação emocional para todos.

Afinal a paternidade, assim como a maternidade, é de uma impotância imensurável! E eu não faço distinção não. Pais e mães, que são bons, são únicos. E querendo ou não adimitir, seus ensinamentos, comportamentos e atitudes, perante a família e a sociedade são o espelho que seus filhos usam para seu próprio comportamento, atitude e ensinamento.

Meus quatro irmãos hoje são pais e fico muito feliz quando lembro que o espelho deles foi o meu pai, que com todos os defeitos que tinha,  foi um homem tão especial e que no final de sua vida me disse uma vez:
"O melhor filha é que eu aprendi as lições!" Significando que não tinha simplesmente passado em branco.

Lutou contra seus próprios preconceitos, mudou suas opiniões arraigadas e arcaicas, soube quando se resignar e aceitar que nem sempre vencemos e que a vida nos dá muitas lições, teve que repensar sua arrogância masculina e se rendeu ao feminino e passou a admirá-lo!

Meu pai foi e é ainda pra mim um exemplo do masculino, que muda, que repensa, que respeita, que ama, que não se impõe pela força, que educa, que incentiva!  Esse é o masculino que merece amor, carinho e respeito. 

Espero que todos nós tenhamos o prazer de ter e ver nossos pais assim, mas aqueles que não o são sempre, que pelo menos tenham alguns momentos de amor! Afinal o que é ser pai ou filho ou filha ou mãe senão amor?  Em sua pura forma!

beijocas,

Mari.

6 comentários:

  1. Tenho loucura pelo meu pai, por isso acho essa data importantíssima!
    Parabéns a todos os papais!
    Bjkks
    Ótimo Domingo pra vc querida

    ResponderEliminar
  2. Oi Mari, hj não vou falar nd não, somente "FELIZ DIA DOS PAIS"
    beijaço
    Pi

    ResponderEliminar
  3. Mari, me emocionei com seu post.

    Muito lindo. E você também deve ser uma linda hehe.

    Mandei um email procê, rs. No sozinhaouacompanhada@gmail.com

    Um beijão

    ResponderEliminar
  4. Oii, adorei este texot... super lindo!!!
    E esse menino lindo e gostosinho da foto? adorei!!!
    beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderEliminar
  5. Lindo, Mari! De algum lugar teu pai leu.
    Beijos,
    Irma

    ResponderEliminar
  6. Mari Amore Mio,

    Estou atrasada, mas ainda dá tempo de desejar só o melhor para todos os pais da sua vida, né?

    Beijão,

    Bela - La Divorciada

    ResponderEliminar