quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"Autoanúncio" ou como vender você mesma

"Tenho 30 anos, 1,74, olhos azuis e cabelos castanhos. Fui fotojornalista com missões em Cuba e no Paquistão. Também sou divorciado. Espero que esse fato não amorteça seu interesse. Dificilmente se diria que sou uma mercadoria usada. Prefiro pensar que sou agora como um confortável par de sapatos amaciados"

Esse trecho, escrito pelo judeu Al Golstein, que extraí do livro "A mulher do próximo", do jornalista Gay Talese, me fez morrer de rir hoje. Golstein publicou esse autoanúncio em um jornal americano, na década de 50, disposto a encontrar sua cara-metade. Achei o modo como ele se descreve engraçadíssimo. Mas a graça não surtiu muito efeito nas leitoras do jornal. Apesar de ter deixado endereço e telefone, nenhuma pretendente respondeu de volta a Golstein

Li isso e fiquei pensando o que eu escreveria sobre mim, se fosse anunciar nas páginas de jornais à procura de uma cara-metade (que fique bem claro que sou comprometida, risos). E concluí que esse pode ser um dos textos mais difíceis de serem escritos. Como se descrever, sem parecer bobo ou egocêntrico?

Na primeira parte, como é de praxe, eu teria de me concentrar nas minhas características físicas. Mas além do tradicional: morena, 1,57, olhos castanhos, há outras coisas que poderia destacar. Dizer, por exemplo, que tenho os quadris largos, herança da avó paterna, cairia mal, muito mal, risos. Peitos sem, eu disse sem, silicones é algo que pode dizer muito sobre uma mulher hoje em dia, mas isso poderia ser interpretado como um apelo sexual. Melhor não colocar isso, risos.

Na segunda parte, eu falaria das minhas qualidades. Claro, ninguém vai sair por aí gastando linhas do anúncio pra falar dos defeitos. Aí vem à minha cabeça coisas do tipo: extorvertida, comunicativa, faladeira, briguenta, ops, esqueci que ninguém fala do lado B.

A terceira parte, e não menos importante, é eu  deixar claro o que procuro no anúncio:  relacionamento sério, amizade, namoro. Bem, fiquei pensando que tudo isso é mesmo desgastante. E me diverti aqui ao fazer meu próprio anúncio. Fiz uma opção séria e uma escrachada. Avaliem e me digam quanto estou valendo, hahaha. E tentem fazer o anúncio de vocês. É divertido!


"Tenho 32 anos, 1,57, cabelos e olhos castanhos. Sou jornalista. Passo os meus dias escrevendo e reescrevendo textos. Nas horas vagas canto e de vez em quando busco energia na corrida. Gosto de rir e de fazer os outros rirem"


"Sou uma balzaca de 32 anos, sem filhos, sem casa própria, sem lenço, mas com os documentos em dia. Gosto de sair pra beber e dar gargalhadas, dessas que dão pra ouvir da sala ao lado. Corro contra o tempo e pra ver se emagreço. Ah, nas horas vagas canto e escrevo no blog"
 
Irma

6 comentários:

  1. Irma..... adorei o post!!!! Gostei muito mais do segundo "Balzaquiana...." achei mais legal e engraçado!
    Sabe que quando eu morei nos States, escrevi uma vez me anunciando eu e minha amiga Mona...foi a coisa mais engraçada do mundo e depois do anuncio a pessoa ligava em um número especial e ouvia sua mensagem....foi muito engraçado e eu e ela tivemos alguns encontros... nada produtivos...hahahaha...
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  2. Hahahaha! Sério que vcs fizeram isso? Adorei! Mas é difícil mesmo isso de se vender.
    Beijos,
    Irma

    ResponderEliminar
  3. hahahhaha muito bom!

    Mari,
    Não acredito que vc fez isso? ahahahah
    Bjss
    Dani

    ResponderEliminar
  4. Ah que graça o anúncio dele! Como ninguém respondeu? Tão fofo!

    Irma, também gostei mais do segundo. Agora...um anúncio sobre mim? Tenho um pouco de receio porque ia arrasar muuuuitos corações. hahaha
    beijo
    Kézia

    ResponderEliminar
  5. Faltou dizer que vc tem cabelos lisos, pretos e repicados que são um luxo, amiga. 100% absoluta.

    Beijos,

    Bela - La Divorciada

    ResponderEliminar
  6. vc esqueceu dedizer que e jornalista e ADVOGADA ahahhh

    ResponderEliminar