sábado, 5 de fevereiro de 2011

Para o final de semana

Eu adoro cinema, desenhos, quadrinhos e, principalmente, animação. O mundo da fantasia alimenta a minha alma e meus sonhos. É divertido e leve. Mas também nos faz pensar em algumas coisas bem interessantes, se você conseguir sair da caixinha, né?
Toohless e Hiccup

Antes de ontem estava assistindo pela quarta vez Como treinar o seu Dragão (link do trailer em português). O filme é fantástico visualmente e tudo mais. E novamente fiquei adimirada com as mensagens que permeiam todo o filme.

A vontade de ser igual a todos, a discriminação, a dificuldade do diálogo, a questão da deficiência, da amizade, dos preconceitos e a dificuldade de mudar uma opinião, de enxergar o outro e aceitá-lo como ele realmente é.

Nele, um menino vicking é diferente de todos porque é fraquinho e um pouco atrapalhado. Mas deseja acima de tudo se encaixar no mundo de seu pai. Quer ser aceito. É visto como um estorvo. Ninguém dá atenção e quando podem, mantém distância.

O pai, responsável pela tribo, é o mais forte e corajoso de todos. Uma condição importante para quem vive na região e tem que enfrentar dragões para sobreviver.

O menino só deseja ser igual aos outros. Mas quando tem a oportunidade de dar a volta por cima, descobre que tudo o que ele acreditava estava errado. Descobre amizade e companheirismo justamente onde jamais imaginaria.

E aí, o desafio dele é maior ainda. É mudar um cenário estabelecido por centenas de anos de luta e rivalidade, sem possibiliade de diálogo ou compreensão. Somente um pragmatismo absurdo e cego.

Se não assistiram, vale a pena. É bem legal.

E aí eu fico pensando em quantas vezes não damos "murros em ponta de faca" por não conseguirmos olhar para o lado, enxergar coisas e pessoas novas e seguir em frente. Ouvir de verdade os outros. Deixar os rótulos que recebemos de tudo e todos, e estabelecer uma nova conexão com aquilo que realmente acreditamos. E, a partir daí, quem sabe mudar alguma coisa...

Ah! Uma curiosidade: adoro dragões e assisto não só porque gosto do filme, mas também porque a minha querida professora de inglês diz que é legal assistir versões originais... Então é assim: uma vez com legenda em português, outra em inglês e outra sem nada! Na boa, o filme tem que ser legal mesmo né? Saudade de vocês!

Um cheiro,
Zoe

9 comentários:

  1. eu sempre sou "acusada" de me por e expor nas cenas de filmes, novelas, etc...rs

    ResponderEliminar
  2. Oi, ladies!
    Que interessante as mensagens...
    Ainda não assisti a este filme, mas confesso que fiquei louca de vontade! hehe
    Beijinhossss

    ResponderEliminar
  3. Gente!!!!! Claro que a querida professora de inglês dela sou eu né?????? hahahahaha.... Adorei Zoe!!!! Não assisti ainda mas vc cutucou minha cuiosidade e eu tb adoro os dragões!!! Até porque eu sou dragão no horóscopo chinês....
    Adorei os temas e principalmente a maneira como vc colocou querida.... we were missing you here!
    beijocas,
    Mari

    ResponderEliminar
  4. Zoeeeee,

    Saudades de vc! Eu não vi esse filme. QUero ver, quero ver. Achei fofo o menino que quer ser como o pai....quem não se espelha? Não sabia desse seu lado dragão cuspidora de fogo, não. Bom saber...

    Beijos,

    Irma


    Mari, claro que eu sou cavalo no horóscopo chinês, hahahahaha!

    ResponderEliminar
  5. E eu, queridas, claro, sou cachorro! Mas adequado, impossível!!!
    Bom estar de volta.
    beijos!
    Zoe

    ResponderEliminar
  6. gostei das dicas : a do filme e a de como aprender melhor um idioma

    ResponderEliminar
  7. O filme é fantástico!!!!!
    Eu já o vi.

    ResponderEliminar