quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Espelho dentro de casa....

E eu não estou falando daquele que reflete nossa imagem simplesmente, mas dos exemplos que damos e seguimos!

Com certeza seus filhos repetirão o que virem e presenciarem você fazendo. E com certeza é muito, mas muito mesmo difícil fugir dos exemplos que vimos e do que presenciamos e assistimos e do que foi considerado normal e cotidiano enquanto estávamos crescendo.

O espelho dentro de casa exerce uma influência imensa na nossa vida.
Se nossos pais respeitam as pessoas, as tratam com consideração, nos delimitam limites enquanto crescemos, nos valorizam pelas nossas conquistas, nos amam, muito provavelmente estes serão nossos exemplos a seguir e refletiremos este espelho nas nossas atitudes.

Creio que a desvalorizaçao, a violência, o desamor, a insegurança, a desconsideração, também são exemplos que seguimos quando nosso ambiente familiar os refleti e saber driblá-los, saber reconhecê-los e escolher diferente, requer muita clareza de pensamento, muita força de vontade, e muita terapia!!!!

Saber fugir do seu padrão interno de respostas prontas e programadas pelos espelhos de nossas vidas é muito desafiador, mas vale a pena uma pequena reflexão e escolher diferente! Se você anda sentindo que seus espelhos não estão refletindo o melhor que você pode dar, escolha mudar, escolha dar aos seus espelhos paradigmas diferentes, escolha seus valores, não aceite simplesmente entrar no automático e ter reações apenas na vida! Escolha suas ações, e escolha com amor para que seus espelhos reflitam o melhor de você, para que você se sinta sempre bem com a imagem que reflete!

beijocas,

Mari

20 comentários:

  1. Seguir a vida com nossas próprias pernas, escolher aquilo que nos deixa feliz, mesmo que não esteja entre o padronizado pelos nossos espelhos, é um decisão de muito coragem!!

    É necessário muita ousadia...

    E no meu caso em especial, tem sido necessário muita terapia tb! rs

    ResponderEliminar
  2. Hella: educar um filho(s)e no meu caso = 3, se faz em baixo de um tripé chamado:
    EXEMPLO + RESPEITO + LIMITE.
    Seu texto é ótimo.
    bju,

    ResponderEliminar
  3. Oi Mari, concordo com você, os espelhos dentro de casa moldam a maioria das pessoas e no meu caso, quando vejo um reflexo que me desagrada, procuro fazer diferente.
    Minha mãe é maravilhosa, mas tem a tendência de fazer pré-julgamentos, atitude que eu muito condeno.
    Então, eu me espelho nas atitudes boas e evito os reflexos ruins.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Mari da pra ver que vc ta diferente sabia, seus textos mudaram o tom ,tao mais profundos.
    Gostei da mensagem, pq pais as vezes tem mais loucuras e psicoses pra nos passar do que outra coisa.

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do que a Mô escreveu, combina bem com este post, que reflete um assunto sério, o exemplo que damos a nossos filhos. Eles absorvem muito os nossos hábitos, os bons e os ruins, e terão sequelas disso por toda a vida, então é muito válido, realmente, repensar nossas atitudes e conferir o que estamos refletindo a eles.
    Seu texto é excelente, parabéns!
    Bj
    Adri

    ResponderEliminar
  6. Não se educa com palavras, mas com exemplos. E esses exemplos, mesmo aqueles que são negativos, acabam por nos educar positivamente. Explico: minha mãe sempre foi neurótica por limpeza e organização. Enchia tanto o saco que me propus a ser diferente. Claro que gosto de limpeza e arrumação, mas não ligo, não morro se tudo estiver uma bagunça. Se eu fosse como ela, já teria infartado com 3 bebes pequenos em casa! Tive o exemplo dela, mas segui da minha maneira.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Adorei o texto, Mari!
    Pena que para que as pessoas mudem isso elas precisam sentir essa necessidade, não é mesmo?!
    Por isso, concordo com você totalmente quanto à terapia. Acho que é o melhor investimento que fazemos em nós. É como se fizéssemos um curso, daqueles que vai nos ajudar em tudo na vida.
    Beijo, querida!!!

    ResponderEliminar
  8. Verdade. O triste é quando os pais não são nada disso, aí fica complicado, a criança cresce sem parâmetro algum do que é certo e errado e na adolescencia explode o conflito.

    ResponderEliminar
  9. Está aí um assunto para mais de metro. Mas lembrei de algo que li num livro de José Ortega y Gasset (pode não ter sido esse o texto, mas era o contexto): "Somos aquilo que o mundo nos convida a ser."

    Uma complicada equação daquilos que somos e do meio ao qual pertencemos, entendendo-se meio não somente a família mas todo o conjunto social que nos rodeia.

    Daí que os exemplos familiares podem ter alguma influência num momento de nossas vidas, sobretudo aquele em que estamos sob seu jugo. Para isso serve a adlescência, para nos apartar dessa influência e trilharmos nossos próprios caminhos segundo nossos novos valores e princípios que, muitas vezes, refletem o que vemos em caso porque esse é o exemplo social que temos à disposição ou porque a influência genética também nos leva na mesma direção. De resto, pouco consigo ver em mim mesmo e noutras tantas pessoas que conheço que sejam, efetivamente, fruto da educação ou dos exemplos tidos em casa.

    ResponderEliminar
  10. Oi Mari,

    Eu ouvi uma frase nesse sentido uma vez, de uma mãe, num papo sobre filhos. Segundo ela, eles "repetem tudo o que vc faz". Incrível mesmo.

    Beijos,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  11. Lindo esse texto. Adorei. Saudades

    Irma

    ResponderEliminar
  12. ai, ai, ai... esse é um assunto recorrente na minha vida!!! por vezes, reconhecemos o tal espelho, sabemos o que não queremos e, de tanto saber, acabamos fazendo as mesmas coisas...
    é difícil, mas muito importante escolhermos bem, sem pressa ou culpa,o nosso verdadeiro caminho...
    é simples, mas nada fácil!

    um cheiro,
    Zoe

    ResponderEliminar
  13. Nós devemos seguir em frente, mesmo que a nossa vida, quiser meter obstáculos em frente da nossa vida.
    temos de os conseguir ultrapassar.

    ResponderEliminar
  14. Quando a saudade é de mais e nao cabe no coração escorre pelos olhos ! :$

    ResponderEliminar
  15. Hoje senti-me mais gorda ainda... os meus pais dizem que eu esrtou muita magra mas eu que estou gorda... ontem eu fui ao PSIQUIATRA contrariada mas o meu medico aliou-se á minha familia e disse que eu tinha anorexia nervosa, aquela doenca que a Alice morreu mas eles teimam que eu estou muito magra
    ...
    como eu quero ser apresentadora no futuro nao posso ser gorda

    ResponderEliminar
  16. A rapariga dos MCA fez-me ver que existem blogues assim, onde nós nos podemos expressar.
    Eu sou gorda tenho 61 quilos e tenho 14 anos. Olho para a maioria das raparigas e tenho vergonha de mim. Além disso sou feia e sinto que ninguem gosta de mim nem a minha mae.
    Sou BURRA estou no 9ºano vou ter examaes e tenho 7 negas nao sei como recuperar, eu nao quero chumbar nao sei o que fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Noa ligues aisso nao ligues ao que os outros pensam o peso nao entressa entressa quem tu es verdadeiramente xau

      Eliminar
  17. Eu também acho que sou feia mas ao mesmo tempo sinto o contrário e eu sei que sou magra mas já estou farta de várias pessoas que me chamam feia eu não me emporto mas depois fico com coisas na cabeça e não sou como a Teresa dos Morangos Com Açucar

    ResponderEliminar
  18. Podes pesar 61 quilos mas isso não entressa e se não queres reprovar tens de estar mais atenta nas aulas e estudar mais quando sabes que vais ter teste é o melhor para ti.
    Todas as mães têm orgulho das filhas a tua mãe adora-te eu não te conheço mas tenho a certeza que vais melhorar

    ResponderEliminar
  19. nao liguem se sao feias nem o que os outros penssam olhem para voces e nao para os outros seram mais felizes!!

    ResponderEliminar