quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O 'cego' que sabe ler a alma

Eu falei com o Marcus Aurélio, gerente-executivo da Rádio Globo em São Paulo, umas duas vezes na minha vida por conta do meu antigo trabalho. Figura lindíssima, desses que chega, sem te conhecer, e vai logo dando um abraço apertado com sorriso nos lábios e faz você pensar "Nossa, parece que nos conhecemos há anos?". Hoje falei com esse queridíssimo ao telefone e comprovei a ideia que tinha de que ele é uma daquelas pessoas iluminadas, que nasceu para fazer os outros felizes.

O Marcus, com U mesmo, tem deficiência visual. Tem apenas 10% da visão. E uma voz incrível _não é à toa que ele foi trabalhar em rádio e se tornou um locutor incrível. Ele costuma dizer que a falta de visão o fez apostar suas fichas na voz e no poder encantador da palavra.

No dia em que fui apresentada a ele, no estúdio da rádio, fiquei apavorada com a capacidade que ele tem de enxergar a alma e de saber como estamos conforme o que dizemos. Depois de um "oi, como vai", ele falou: "Irma, você é uma pessoa com muita energia que vai ter muito sucesso. Mas cuidado, não deixe que esse seu ressentimento do passado te prejudique. Olhe adiante". Eu fiquei assustada com tanto conhecimento e atrevimento, no bom sentido.

Hoje, liguei para ele para obter ajuda com um telefone e ele foi logo dizendo. "Irma, querida, sempre soube que você teria sucesso. Espero que tenha aprendido a não ter mágoas do passado". A fita voltou ao dia em o que conheci e pensei. "Caramba, esse homem quase cego enxerga mesmo à distância e bem fundo na alma da gente. Compartilho com vocês as palavras sábias de Marcus:

"Ficar com ressentimento é gastar energia com o passado. O passado só tem duas utilidades: homenagear as pessoas que a gente ama e que se foram e aprender com erros que cometemos. Não existe passado, nem futuro, só o presente. Como diria Santo Agostinho, existe o presente do passado, quando você pega o aprendizado humano e tira proveito disso. E o presente do futuro, que é viver e planejar melhor sua vida. O que é gostoso da vida é o que você vive agora. Aproveite"

Fofo demais. Fez meu dia melhor hoje. Com certeza, vou aproveitar!

Irma

10 comentários:

  1. Ai querida amiga.... amei seu texto! Estas palavras sábias, de Marcus, de Santo Agostinho e suas....Como é bom poder dizer adeus ao passado... às mágoas e ressentimentos e nos sentir libertas!
    A vida é mesmo cheia de pessoas especiais, não é mesmo?
    beijocas,
    Mari

    ResponderEliminar
  2. nossa que lindo isso. e como sera que ele lembra do que te disse a primeira vez? estranho ne? realmente ele tem os olhos da alma.
    Comecar o dia assim inspira, e olha que depois do que meu aconteceu hj inspira ate a mim.
    bjos

    ResponderEliminar
  3. Mt sábio ele, adorei... Concordo c ele, acho q essa de ressentimentos é so perda de tempo e não nos leva a lugar nenhum!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Essas pessoas dão um certo medo na gente, mas é maravilhoso conhecer alguém assim. Muito sábias as palavras dele, um aprendizado valioso.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Ai como concordo com o Marcus!!!
    Ficar grudada no passado, nos faz esquecer do presente e não ter futuro! Num é isso que o povo diz?
    Eu concordo! Mas num acho nada fácil virar a página...
    Temos que começar compreendendo e aceitando que sempre fazemos o melhor, o possível para aquele momento... Assim, num existe culpa. Existe o que devia ter sido feito. Mas pode ser repensado, "resignificado", mudando o presente e, se quisermos, o futuro!

    um cheiro,
    Zoe

    ResponderEliminar
  6. Lindo...

    É tão bom conhecer pessoas assim, que irradiam o bem a serenidade e nos fazem pensar em nossas deficiências... é deficientes são aqueles que não conseguem ver além as aparências e são superficiais em tudo!!

    Super beijo querida!

    ResponderEliminar
  7. O passado de nossas vidas é como armário de gente velha: tem algumas coisas interessantes que merecem ser guardadas e um monte de tralha para serem jogadas fora.

    E o ressentimento (re-sentir ou sentir novamente) me lembra um LP riscado do Valdick Soriano: fica arruinando nossa paciência, sempre num mesmo ponto. Temos que tirar a agulha do lugar (e preferencialmente quebrar o disco....kkkk).

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de ter conhecido uma pessoa como o seu amigo! O passado é com um remédio amargo e forte que, em pequenas doses cura mas, se tomado em exagero, pode matar (a alma).
    Beijo
    Adri

    ResponderEliminar
  9. Sucesso garantido para o moço! Se não por mais nada, como autor de livros de auto-ajuda.

    ResponderEliminar
  10. Irma, me dá o telefone dele? hahahah
    To precisando ouvir coisas boas e o mais importante, que sejam verdadeiras!
    Adorei o blog! Parabéns
    Bjs

    ResponderEliminar