sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Um bom momento para rever crenças e conquistas

Há duas semanas quase entrei em parafuso. Quem acompanha o blog sabe que sou hiper-pirada com relação a trabalho e que, infelizmente, não me encontro em um bom momento. Mas uma coisa muito legal aconteceu e logo depois li dois textos que "alumiaram" um pouco mais aquele momento.

Vou contar.

Tive uma proposta interessante para mudar de cidade e voltar ao mundo corporativo. Era boa, mas não fantástica. E ainda num fui muito com a cara do meu futuro chefe. Ao mesmo tempo, o medo de não encontrar alguma coisa até o meu contrato acabar (logo mais...) me empurrava a mudar radicalmente de vida. Passei um final de semana inteiro buscando os prós e contras, fazendo listas, contas e vendo e revendo fatos... E também repensando os porquês daquele medão, quais as outras possibilidades escondidas, a minha vida atual, as conquistas, as metas e tudo mais...

De repente, dirigindo a caminho do supermercado (olha a doideira), alguma coisa estalou dentro de mim e uma paz enorme se instalou no meu coração. As coisas se encaixaram e havia decidido que para eu mudar de cidade era preciso muito mais do que eles estavam oferecendo. Havia decidido que se não rolasse um trabalho legal em poucos meses, eu faria qualquer coisa e que essa coisa daria o que eu precisasse para me manter. Havia decidido ser mais tranquila e que iria buscar algo mais compatível com o que eu desejo, sem o medo enorme que me paralisava.

Logo na manhã seguinte, recebi uma mensagem do Tadashi, do Instituto Tadashi Kadomoto, onde fiz um curso. A tal mensagem relembrava alguns pontos importantes que podem travar a nossa vida ou a faz deslanchar de vez. As tais metáforas e/ou crenças que proporcionam energia propulsora ou limitadora. Como algumas frases que repetimos, mas que não são legais. Uma delas, no meu caso, "num posso ficar sem emprego". Então aceito qualquer coisa né? Errado! Não mais!

Tadashi diz que precisamos mudar a frequência, criando uma outra metáfora e/ou crença que você tenha certeza. Como eu fiz, "as coisas vão acontecer no tempo que eu preciso. No meio tempo, vou me arranjar e tudo bem". E repito isso sempre. Parece que me deu mais calma inclusive para ver outras formas de atuar!

Na mesma mensagem, Tadashi fala que "algumas vezes as coisas não acontecem exatamente como foram planejadas - mas é necessário confiar no movimento do Universo que está a sua volta e se conscientizar dos ciclos (...). E quem sabe, confiando nestes ciclos da vida e aprendendo, você possa num futuro colher o que plantou."

Eu sei, eu sei. Tá quase parecendo seita, né? Mas quando temos confiança, certeza, daquilo que queremos, acreditamos de verdade que tudo vai dar certo, geralmente dá!

O outro texto muito legal, que recebi via LinkedIn (rede social voltada para profissionais), é da coach Cibele Nardi. Ela faz uma reflexão sobre as mudanças positivas. Eu adorei. Cibele acredita que na metade do ano devemos fazer uma reflexão sobre as mudanças positivas que já realizamos, avaliando o progresso de cada item. Aponta que a nossa qualidade de vida está relacionada com a qualidade do relacionamento que temos com nós mesmos. E que para melhorarmos, temos que acompanhar a nossa evolução. Parece tão fácil, né? Bem que eu queria...

Mas ela ajuda e faz algumas perguntas para refletirmos:
1. Quais mudanças positivas você fez na sua vida? O que te motivou?
2. Como você desenvolveu suas áreas intelectual, física, emocional e espiritual? Qual teve mais progresso?
3. Quais habilidades você aprimorou? Por exemplo, você está mais organizado, mais paciente, mais disciplinado?
4. Quais decisões que você tomou que melhoraram consideravelmente sua carreira ou sua vida pessoal?
5. O que você ainda pode fazer ainda este ano para seu desenvolvimento?

Sei que parece mais do mesmo. Mas, na boa, esse processo todo me fez pensar muito mais em qualidade de vida e nos meus medos (crenças) adquiridos que não fazem muito sentido hoje. Clarear esse assunto, por exemplo, me fez enxergar outros ângulos de um mesmo tema, acreditar mais em mim e me acalmar.

Tratar a nossa vida da mesma forma que tratamos aquele planejamento feito para a empresa, também ajuda a descobrir as nossas necessidades de mudança e o nosso tempo de evolução. Acho que vou fazer um BSC (Balanced ScoreCard) da minha vida. Vai der divertido!

Um cheiro,
Zoe

P.S.: Hiperlinks para o blog da Cibele e página do ITK. Divirtam-se!
P.S.²: BSC = Ferramenta de gestão de empresas.

7 comentários:

  1. vc leu o livro ou assistiu o filme "O segredo"?...De tanto comentarem assisti o filme e confesso que achei bem chatinho...como vc falou parece seita...rs...mas no fundo concordo com a mensagem..."Vc atrai o que vc pensa"!!! Estou tentando praticar com maridex, que anda numa fase punk no trabalho e vive dizendo..."eu não posso ficar sem emprego"...estou praticando para que ele pense coisas boas e assim com certeza atraíra coisas boas....ao invés de pensar...o que eu vou fazer se não arrumar um emprego logo, que tal começar a mentalizar (e quem sabe entregar currículos)o emprego dos sonhos??? Quem sabe dá certo?!?!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Zoe querida, que post mais legal e mensagem super importante neste momento pra tanta gente! Inclusive pra mim! Tb ando meio insegura com o trabalho! Mas concordo com vc e com a Michelle! Com certeza atraímos o melhor quando focamos nele!
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  3. Temos que atrair o melhor pra gente! temos que seguir nossos instintos e tomar as decisões que nos traga felicidade!
    Vc vai conseguir fazer o melhor pra vc!
    Bjsss
    Dani

    ResponderEliminar
  4. Energia contagia! Zoe, deixe-se contagiar por energias boas! VC tem luz, moça! E quem tem luz, brilha! Dará tudo certo, da forma que der! Se nos deixarmos ficar mergulhadas em dúvidas e angústias, parace que o "sufoco" só piora e mais dúvidas e angústias surgem! Por isso, povoe sua mente de bons pensamentos! Beijocas e boas escolhas!

    ResponderEliminar
  5. Zoe, gostei muitas das reflexões. Foram muito importantes para mim.
    Sabe, Zoe, gosto do seu nome... você deve saber e tal, no grego Zoe significa "vida de Deus". Lindo né? A vida daquele que não teve início ou fim.
    Que suas escolhas lhe tragam ainda mais vida.
    beijo grande
    Kézia

    ResponderEliminar
  6. Queridas! Que delícia ler esses comentários!!!! Mesmo!
    Eu vi o filme e tenho o livro 'O Segredo'. Mas acredito mesmo na energia com ação: pensar positivo e agir! As duas coisas juntas se complementam. Pensar positivo te empurra pra frente; agir faz vc conseguir o que deseja e vice-versa. É meio aquela propaganda da Tostines (que tem mais de 30 lembra): é fresquinho pq vende mais ou vende mais pq é fresquinho? hehe...
    O que sei é que funciona! E é bom!!!

    Kézia, querida: sabia que Zoe signifiva 'vida'! Vida de Deus é forte! Gostei!
    E obrigada!

    Uma grande beijoca no coração de todas!

    ResponderEliminar
  7. Adorei o texto, carregado de energia positiva! É isso ai!

    ResponderEliminar