quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Para espantar a tristeza



Não me lembro o ano, mas lembro bem o que estava acontecendo na minha vida. Eu andava descompensada, comendo muito, longe, muito longe de prestar atenção em mim. Fui até a USP (Universidade de São Paulo) para entrevistar um economista a trabalho. Enquanto aguardava o homem me atender, uma mulher sentada ao meu lado notou que eu fazia cara de quem estava com dor.

Contei a ela que tinha sinusite e a mulher, que mais parecia uma bruxa, olhou bem fundo nos meus olhos e disse:

_ Sinusite é mágoa. Descubra a fonte da tua mágoa e vc nunca mais vai sentir essa dor.

Segui o conselho à risca e, tratando minha mágoa na terapia, descobri o motivo: meu pai. A distância dele, a falta de participação na minha vida, as chantagens emocionais na minha infância me deixaram magoada. Muito. Assim que identifiquei o problema, tratei de superá-lo. Perdoei meu pai e hoje temos uma convivência boa. E, como a bruxa bem havia me dito, nunca mais a sinusite voltou.

Lembrei dessa história porque essa semana conversava com uma amiga sobre somatização. Como faço terapia yunguiana e me trato com homeopatia, acredito que as doenças que temos são criadas por nós, em muitas vezes. Então, essa amiga me falou do livro da psicóloga Louise Hay: "Como curar a sua vida". (Mari, vc também tinha me falado dele!) Gostei muito quando ela diz que "pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço sem perdão".
Essas últimas semanas, pensei profundamente sobre o meu estado de tristeza e vi que, se continuar assim, vou acabar ficando doente. Como disse a autora: "Vc é responsável por tudo o que acontece na sua vida". Como tenho tomado umas porradas, ultimamente, pensei que parte disso é responsabilidade minha. Não adianta achar culpados. Melhor olhar pra dentro e ver o que é preciso consertar.

Na hora em que bate o desespero, o medo, como bem falou a Mari, o melhor é se recolher, refletir e tentar ir adiante. Vencer a tristeza. Do contrário, corre-se o risco de somatizar o problema e ficar doente. E como a minha auto-estima ultimamente não está assim uma Brastemp Frostfree, resolvi ficar um pouco na toca.

Mas sei que o melhor remédio para qualquer tristeza é o riso. Ainda não consegui rir essa semana, mas sorri muitas e muitas vezes quando recebi mensagens fofas das amigas. Logo, logo, vou voltar a rachar o bico com vocês. Podem apostar.

Irma

15 comentários:

  1. Irma, você já tem as respostas para os seus problemas... Você está triste, todos ficamos tristes`muitas vezes. O segredo é "espantar a tristeza" como vc bem disse. Se não é aquela história de ciclo vicioso... Triste e mais triste, gera mais tristeza e tristeza e problemas.
    Rir é o melhor remédio. É o meu melhor remédio. É a minha terapia.
    Conselho: ria até rachar o bico. Se estiver difícil, vale "forçar" no início,por que pode ir por mim, depois vai fácil e espontâneo!
    Boas risadas!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo com a Nanda, Irma: você já tem as respostas! E isso é o principal, saber-se, para que o refazimento venha.

    A ausência da consciência de si é o principal gargalo em nossas curas interiores. O autoconhecimento é, por outro lado, a mola propulsora do reencontro. E você explicita essa maturidade crítica, essa consciência sem máculas e mais que isso, a escancarada vontade! Então, passos adiante!

    Que venham os seus risos! E que sejam abundantes!

    Meu carinho a você!

    ResponderEliminar
  3. Irma, gostei bastante do texto e fiquei apreensiva com a minha rinite ahahahha. Pelo menos já estou na terapia (e a minha é psicanálise aplicada - ainda não peguei o que isso significa de fato). No intuito de mudar, todas as terças chego ao consultório com uma listinha de pensamentos (separados nas esferas profissional, familiar e emocional). Se alguma coisa tem que mudar, que comece aqui dentro.
    Desejo muitas gargalhadas daquelas de doer o maxilar.
    Beijo e abraço bem fortes
    Kézia

    ResponderEliminar
  4. Querida irmãzinha,
    Lí esse livro há tempos. É realmente interessante e indica alguns caminhos. A homeopatia, vc sabe, sou apaixonada, e ajuda muito a entender o "todo" que nós somos!
    Mas o que faz a diferença são as nossas escolhas... Tristeza chama tristeza, mas num é como poeira, que se pode colocar debaixo do tapete. Temos que escaranfunchar dentro de nós mesmas para encontrar o motivo, entender o significado e mudar. Difííííííííícil, mas necessário. E leva tempo. Na boa, take your time.
    Nós estamos aqui!!! E amamos vc!
    um cheiro!

    ResponderEliminar
  5. Força, amiga. Acredite em vc, em primeiro lugar, e na vida. Tenha fé de que, seja como for, o melhor vai vir procê.

    Beijão,

    Bela - La Divorciada

    ResponderEliminar
  6. O melhor é que você já sabe qual a solução: é apenas uma questão de tempo conseguir aplicá-la. E sendo você a mulher inteligente que é. logo, logo conseguirá sair dessa!

    ResponderEliminar
  7. o primeiro passo já foi dado, identificar que há um problema e que em breve será resolvido.Acredito que tudo na nossa vida precisa de um tempo, não podemos queimar etapas, ficar triste faz parte do processo. Mas dar a volta por cima é essencial!
    bjss te cuida

    ResponderEliminar
  8. Sempre senti uma grande preocupação em evitar a mágoa ou o rancor, pois também acredito no poder destrutivo destas emoções negativas.
    Sou nova por aqui mas pelo seu texto deu para perceber que é uma mulher ajustada e que só esta passando por um momento difícil.
    Com certeza daqui a bem pouco tempo já estará alegre e confiante.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Oi Irma!

    Muito riso, muita luz e muito carinho para você!

    Um beijão!

    ResponderEliminar
  10. Minha querida, as mensagens acima são tão sinceras e reais!
    Eu estou aqui esperando vc pra rir ou pra chorar! Às vezes é bom tb!
    Nem preciso dizer né?
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  11. Pessoas boas,

    Receber essa energia via blog não tem preço. Escrever é libertador tb. Receber mensagens de volta é mais ainda.
    Obrigadão,
    Irma

    ps. Kézia, renite é ABSOLUTAMENTE emocional. Tem a ver com auto-cobrança, medo de não dar conta das coisas, de prazos, responsabilidades. Relaxe mais e os "ataques de espirro" vão te dar trégua. Sorte

    ResponderEliminar
  12. Nossa que engracado esse texto, tem tudo a ver. Hj o Luigi tava com uma rinite braba e fazia mto tempo que ele nao tinha, pois depois que operou melhorou mtoooo. Mas como o pai dele ta chegando amanha eu ja acho que a rinite atacou, mto louco ne, e vc falando do pai tbem, tem tudo a ver.
    Agora concordo mesmo e com a Tuca, tristeza atrai tristeza , o melhor e ter um objetivo e neutralizar a fonte do problema, vc precisa ir mais a aula de canto, ou yoga, ou correr, algo que te inspire, ou o melhor mesmo tomar umas caipirinhas, se for no Veloso entao nem se fala
    beijinhos e otimo vc ter voltado a escrever, eu tava checando todo dia...

    ResponderEliminar
  13. Com certeza o melhor remédio está em nós e muitas vezes nós nem percebemos isso!

    Força e determinação, procure a melhora dentro de vc e tudo vai ficar legal!!

    Beijão

    ResponderEliminar
  14. Irma, to perplexa! Tudo a ver comigo... Alerta vermelho! Alerta vermelho!
    hahahaha
    pauta da próxima sessão terapêutica.
    Beijo
    Kézia

    ResponderEliminar
  15. Muitas vezes ficamos tristes, mas não podemos deixar que esse sentimento tome conta de nós.
    Parece ótimo esse livro, já tinha visto em algumas livrarias.
    Bjss
    Dani

    ResponderEliminar