quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nem o Tio Sam aprovaria

Na semana passada estive fora do escritório, enlouquecida com um seminário internacional. Virei acompanhante de gringo! Calma, calma!!! Nada de sexo -hehe-, somente passeios, jantares, almoços... e muita, muita paciência.

Conto porque.

Passei cinco dias atachada a três espanhois, um italiano, um inglês, dois americanos e um brasileiro. A língua oficial era "espanglês". Todos arquitetos e/ou engenheiros urbanistas que viajam os quatro cantos da Terra dando palestras e discutindo as diversas facetas das grandes metrópoles do mundo. Divertidíssimo.

Mas, claro que sempre tem uma "alma iluminada" que consegue estragar esses encontros, né?

Dessa vez foi o americano, que, ao contrário de sua compatriota extremamente gentil, foi a pessoa mais intragável que poderia existir.

Dentre uma série de pérolas, o tal professor teve a ousadia de perguntar ao róseo inglês, casado com uma iraniana, quais as cores dos filhos do casal... Isso, aos risos! O britânico, lembrando-se da sua herança real, provavelmente, respirou fundo e respondeu com muita calma a tal infâme pergunta. Preconceito é pouco, né, gente?!

Depois, a "brincadeira" foi comigo. O tal acadêmico me perguntou o que eu achava de ter que aprender outra língua para me comunicar com o resto do mundo. O quê???!!! Vá se #%&*@!!!

Eu, que não sou realeza, mas latina com muito orgulho, respondi com extrema educação: "Eu acho ótimo. Ao aprendermos uma língua, também aprendemos sobre a cultura de outro país. Não ficamos limitados, sabe?"

No final do jantar, o tal inglês já estava dando tapinhas no meu braço que diziam "calma, calma"... e eu fula da vida!

Mas esse "causo" realmente me espantou! Já não tenho grande simpatia por norte-americanos, isso lá é verdade. Mas jamais esperei tanta falta de bom senso de alguém que viaja o mundo e, portanto, interage com outras culturas (seja de qualquer nacionalidade!). Falta de respeito ao próximo. Falta de educação mesmo. Não entendo como podem existir peças desse tipo que ainda fazem sucesso na profissão! São convidadas a viajar e representar, de certa forma, seu país.

Acredito mesmo que os norte-americanos são muito centrados neles mesmos. Acredito que são bastante preconceituosos e, por vezes, exageram na dose. Mas nada justifica esse tipo de comportamento. Nem as quatro caipirinhas que o levaram -o único da trupe- a ficar meio alto no final da noite.

Nada justifica a falta de respeito.
Nem o Tio Sam aprovaria isso.

Um cheiro,
Zoe

8 comentários:

  1. Argh!!! Que tipinho hein? Mas os americanos de um modo geral acham que o mundo gira em torno do umbigo deles, e sendo assim não é de se esperar nada muito diferente. Triste.

    ResponderEliminar
  2. Acho que no seu lugar, é bem provável que eu esquecesse o profissionalismo e mandasse o tal americano se f... Mas para seu consolo, nem todos eles são assim: no decorrer de minha vida conheci umas seis famílias de americanos que se estabeleceram no Brasil pelos mais diversos motivos e acredite, numa média de 30 pessoas, apenas uma era intragável que nem o tal sujeitinho que você descreveu. Na verdade, a unica coisa que os deixava realmente abismados com relação à nossa "cultura" era/é o fato de aceitarmos tão passivamente a corrupção-cara-de-pau de nossos políticos. Aí eu concordei com eles!

    ResponderEliminar
  3. Ah, tenho que concordar com as duas! hihihi....
    De um modo muito peculiar, eles realmente acreditam que o mundo gira em torno do umbigo deles... Mas por outro lado, trabalhei em uma empresa americana, com presidente e vice naturais e visitas constantes, e jamais tive problemas! Neste caso, o meu problema foi uma brasileira que parecia ter o rei na barriga! Pode? Ou seja, os yankees podem até ter uma tendência, mas não é exclusividade! hahaha... e mais: esse cara, em especial, era sim um ponto fora da curva! Principalmente por ter viajado o muuuundo todo! Na boa, inadmissível!

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu acho que gente mala existe em qualquer lugar. Não depende de nacionalidade não, viu? O sem noção podia ser facilmente um brasileiro, aliás.

    God Bless America, Zoe. Eles merecem o crédito, vai.

    Beijos,

    Bela

    ResponderEliminar
  5. Sim, Bela, God Bless American and americans, hahahahahahhaa! Mas esse americano que encontrou a Zoe é SURREAL!!!! Como vc disse, babaca tem em qualquer lugar. A Zoe bem sabe que tem americanos muuuuuuuuuito legais, hehehee!
    Beijos,
    Irma

    ResponderEliminar
  6. Gente tô adorando....primeiro já sabia da história e fiquei tão indignada quanto à Zoe com o "babaca", as quase discutimos sobre os americanos...Mas tô com a Bela, God Bless America, the Americans, and why not the Jamaicnas, brazilians, etc....hahahaha....
    Mas querida Zoe agora falando sério, ADOREI o post, concordo em tudo com vc! Até mesmo na megalomania!!!! e amei as fotos tb e principalmente o SHUT UP!!!!! Agora, como disse a Bela o sem noção podia ser qualquer coisa!!!! E como disse a Irma, vc sabe o que a América tm pra oferecer...hahahaha...
    beijocas,
    mari.

    ResponderEliminar
  7. Tadinhos dos americanos ahahah. Bem como todas ja disseram nao depende da nacionalidade mas sim do carater da pessoa, mas e mto triste ver isso, ate mesmo pq como vc mesmo disse eles represetnavam uma empresa. Mas a verdade e que os americanos, na sua maioria, nao saem muito do proprio territorio, adoram viajar internamente, e quando saem ficam espantadissimos em ver que as coisas nao sao bem como achavam, nao era somente o que a tv mostrava.

    ResponderEliminar
  8. Mel,
    eu bem lembro de já ter encontrado alguns deles bem impressionados com um 'Brazil' bem diferente do visto nas telês norte-americanas...
    De qualquer forma, isso realmente poderia ter acontecido com qualquer nacionalidade. É pura falta de respeito e educação mesmo!!
    Como disse, o espanto é mais por ser uma pessoa que viaja o mundo!
    Cara, num tem como perdoar!!
    Um cheiro, com saudade!

    ResponderEliminar