sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Não, eu não me arrependo de nada!



Esta frase foi o tema de uma das mais belas canções de Edith Piaf  "Non, Je ne regrette rien".  E que praticamente a trouxe de volta da morte por uns tempos!  Taí uma mulher que eu admiro muito.  Quem nunca viu o filme biográfico "Piaf - Um hino ao amor!" sobre sua vida, em que a artista principal, Marion Cotillard, ganhou o Oscar de melhor atriz em 2008, está perdendo um filme feminino fantástico!

Resolvi escrever sobre Piaf pois hoje recebi um email sobre ela e seus amores.  Piaf morreu aos 46 anos, de cirrose aguda.  Muito doente, com reumatismo, viciada em heroína e álcool, depois de um terrível acidente de carro sua condição de saúde já precária piorou muito.  Aos 46 anos parecia uma velha de 65!  Vinda de uma infância e adolescência paupérrima, em que cantava na rua com outros artistas, inclusive seu pai, para ganhar alguns trocados, foi uma mulher muito abusada e maltratada e ao mesmo tempo dona de um carisma contagiante e um talento INENARRÁVEL!!!!

La femme fatale teve inúmeros amantes e muitos amores.  Marcel Cerdan, um boxeador, foi talvez seu grande amor, no meio de muitos e tantos famosos e alguns que ela mesma tornou famosos como Charles Aznavour. Tudo que fazia era com uma paixão desenfreada, como sua própria personalidade. Seu último amor foi Theo Sarapo (nome que ela lhe deu, que significa "eu te amo" em grego.  E ele era um verdadeiro deus grego!).  Ela na época com 46 e ele, 23. Uma paixão desenfreada como Edith? Um golpe como tantos insinuaram?  Ele um cabelereiro, ela uma das mais famosas cantoras do mundo! O que ela respondeu aos comentários?

Amo Théo, Théo me ama, nós nos amamos, esta é a única lógica que eu conheço, é o único verbo que eu sei conjugar de cor e em todos os tempos e é por isso que vamos casar".



Edith nunca se arrependeu de nada, como cantou!  Mas sofreu terrivelmente e teve uma vida cheia de tragédias.  Eu a admiro muito pelas conquistas, pela luta, pelo talento, pela personalidade.  Uma mulher forte que se fez e brigou pelo que acreditava. Mas como sofreu!

Às vezes precisamos sim nos arrepender e muito de todas as bobagens e besteiras que fazemos!  Uma vez meu querido Amadeu me disse: "Mas você nunca se arrependeu de nada né?" (Acho que às vezes passo erroneamente esta ideia de auto importância e auto suficiência que são bem irreais!). Ao que respondi: "Claro que sim!!!!  Você está louco???!!!! Já fiz tanta bobagem, tanta merda!  Me arrependo sim e muito de todas as cagadas que fiz!   Aprendi com elas, com certeza, mas podia ter sofrido bem menos na vida se tivesse, por vezes, sido mais flexível e maleável".  Hoje estou tentando ficar mais nesta fase bambu verde.... vou envergando, envergando, e procuro aprender as lições de uma maneira mais humana.  Mas não deixo de amar Edith!  Sua voz maravilhosa, suas canções tão emotivas, sua vida louca e desenfreada! Tenho um pé na boemia, gente!  Com certeza e não posso negar!

beijocas,

Mari

10 comentários:

  1. EU conheci Piaf com o Zé Luiz, lembra daquele doido? Eu tinha 18 anos e ele me deu um CD duplo da diva. Quase morri de tanto ouvir. Amei. Super romântica, intensa, verdadeira. Adoro a música "Padam, padam". Quando estou feliz da vida, sempre ouço. Me faz um bem danado.Ouvir Piaf é um grande prazer, sempre.


    Irma

    ResponderEliminar
  2. Concordo com, o fato de que não há quem não se arrependa de alguma atitude impensada na vida. A questão é como transfomrar esse arrependimento em algo positivo que trabalhe a favor de nosso crescimento pessoal e evolução intelectual, fazendo com que tenhamos mais maturidade na hora de fazermos novas escolhas.

    ResponderEliminar
  3. Ai Mari
    Pensei nisso hoje...mas meus pensamentos eram mais ou menos "na dúvida diga NÃO!". Mas gostei bastante quando você a cita dizendo: "nós nos amamos, esta é a única lógica que eu conheço, é o único verbo que eu sei conjugar de cor e em todos os tempos". Que intenso!
    Concordo com você, essa imagem de auto suficência atrapalha demais. Ah Mari, aqui dentro bate um coração!
    Beijo e bom fim de semana na boemia
    Kézia

    ResponderEliminar
  4. Aí amiga.. tu viu lá o motivo da minha insônia? rsrs
    Quanto ao seu post... irei discordar só um pouquinho.. rsrs Do que adianta arrependermos de algo que fazemos? Já tá feito, não tem volta.. Sou da opinião que é melhor arriscar do que ficar na dúvida do "se"... e se eu tivesse feito? e se eu tivesse ido? e se eu tivesse dito? Claro que com o passar dos anos ficamos mais cautelosas... rsrs Mas como disse o poeta: "Tudo Vale a Pena se Alma Não é Pequena"... Temos que nos arriscar sempre..
    Bom Final de Semana Mari..
    Bjim

    ResponderEliminar
  5. Meu arrependimento é curtinho, rs...
    Dá uma raiva, vontade de voltar no tempo, mas logo eu me toco que não é assim =)


    Bjos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. To mundo já se arrependeu de alguma coisa, tento só não dar muito importância para isso, até porque se já está feito não tem mais como voltar atrás...
    Bjss
    Dani

    ResponderEliminar
  7. Oi Mari, muito obrigada por estar sempre prestigiando meu blog, estou gostando demais.
    Quanto ao seu post, acredita que não costumo me arrependar das coisas? Gosto de pensar antes de tomar uma atitude, analisar prós e contras e quando tenho certeza da escolha, mergulho de cabeça. Na verdade não costumo arriscar alto e só o fiz por amor.
    Graças a Deus deu tudo certo.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Oi Mari, eu não me arrependo de nd não, claro que já fiz muita merda na vida, mas não me arrepndo. É claro que agora estou como vc, uma bambu verde que vai envergando ( será a idade?kkkkkk), mass tirando proveito de td, seja bom ou mal, afinal estamos aqui p aprender.
    beijaço
    Pi

    ResponderEliminar
  9. Mari,

    Eu amo essa mulher, ouço quase todo dia La Vie en Rose, Non, Je ne regrette rien e a minha preferida, A Quoi ça sert l'amour.

    Ainda não assisti o filme, mas vou dar um jeito de alugar logo!

    Um beijão

    ResponderEliminar
  10. Mari,

    Acho que as mulheres "daquela época" precisavam continuar fortes e falar em arrependimento era como dar razão as outras pessoas...

    Temos tantos exemplos de mulheres incomparáveis, mas o sofrimento era uma constante na vida delas...

    Creio que o importante é não ter compromisso com o erro! Fez bobagem, ok, volta limpa a bagunça e presta atenção da próxima vez. MAS IMPORTANTE LEMBRAR: Isso não enfraquece ninguém e por favor, sem descer do salto!!!

    Adoro passar por aqui!!

    bjo bjo

    ResponderEliminar