domingo, 19 de setembro de 2010

Museus e seus tesouros...

Eu sempre venho falando de Educação pra vocês e como considero importante e necessário que depositemos mais tempo e vontade em nos aprimorar e alargar nossos conhecimentos. De uma maneira geral, nós brasileiros não somos muito incentivados a aproveitarmos e desfrutarmos de cultura. Acredito que as cidades europeias, onde a cultura da pintura e da escultura fazem parte intrínseca da história e de onde vieram os mais famosos e cultuados pintores e artistas do mundo, as pessoas crescem indo e frequentando museus! Onde há muito investimento em cultura e educação as pessoas se tornam, consequentemente, mais cultas e educadas.

Sexta-feira eu estava dando aula a uma aluna e comentando que o cérebro é como qualquer outro músculo e quanto mais o exercitamos mais ele se desenvolve. Quanto mais lermos, pensarmos e tivermos atividade intelectual, mais nossos neurônios formarão conecções e se desenvolverão (mesmo no caso de nós mulheres que temos bem menos neurônios que os homens... hahahahha... e que pelo jeito que a humanidade caminha estamos sabendo aproveitá-los melhor! - sorry... não resisti!). Por isso a classe médica recomenda que façamos muitas palavras cruzadas, quebra-cabeças, leitura, redações e jogos em geral para ativarmos nossa atividade mental e retardarmos sinais de velhice e demência!

Aqui em São Paulo e em quase todas as capitais do Brasil, e mesmo em cidades do interior, temos nossos segredos, centros culturais não aproveitados, bibliotecas em desuso, museus e exposições e coleções não visitadas. Essas atividades podem nos trazer muito prazer também, assim como a massagem com pedras quentes de ontem. Só que então estaremos massagenado nosso cérebro!


Quero então recomendar a vocês duas exposições que estão no momento no Museu de Arte Brasileira MAB-FAAP.


Uma, chama-se Memórias Reveladas, celebra os 50 anos do Museu na Universidade FAAP, que teve minha amiga Regina Rosa fazendo o "casting", seleção dos atores e peças e que faz uma abordagem geral nesses 50 anos de arte que o MAB nos trouxe tantos maravilhosos eventos. Esta exposição está no Salão Annie Alvares Penteado.


E também a exposição TÉKHNE, que em grego significa arte, maestria, destreza.  Esta trata da arte voltada para o mundo tecnológico e usando e abusando dele! Também no Salão Cultural do MAB. Tive o prazer de prestigiar as duas exposições na semana passada em companhia de Regina Rosa, com direito ao coquetel de inauguração das exposições e de ser apresentada e conversar com diversos dos homenageados como Débora Falabella, Cacá Diegues, Irene Ravache, Ana Maria Botafogo, entre outros famosos!!!  Gente fiquei me achando, né???


Aqui umpouco da exposição Tékhne pra vcs!



Mas o legal mesmo é viver arte, e tudo isso é gratuito! As exposições estão MARAVILHOSAS... e eu superrecomendo! O museu da FAAP MAB fica situado na própria Universidade, que, pra quem não conhece, vale a pena ir, pois é um dos Campus universtários mais bonitos do Brasil (em minha opinião!), na Rua Alagoas, 903 em Higienólopis - São Paulo. Fica aberto ao público de terça à sexta-feira, das 10 às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 13 às 17h.  E depois vocês podem aproveitar e passear pela Vila Boin que também é um charme!!! Como adoro esta cidade!

Beijocas e bom programa cultural!

Mari

6 comentários:

  1. Bacana, Mari. Sábado que vem tem a abertura da Bienal. Tô louca pra ir. Adoro massagear o cérebro, como vc disse.
    Bjo,
    Irma

    ResponderEliminar
  2. Oi Mari, concordo integralmente com você, é fundamental se educar, conhecer a cultura em geral, infelizmente ainda somos poucos incentivados a isto. Só quando cheguei ao ensimo médio passei a frequentar museus, exposições e teatros e foi como se um novo mundo se abrisse.
    Ultimamente não tenho feito nenhum programa cultural e lamento bastante por isso.
    Não sabia que lecionava, sou formada em História mas nunca exerci.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ah, se na minha cidade tivesse um mínimo de cultura.... buaáaaaa

    ResponderEliminar
  4. Acho que é por aí mesmo, exercitar o cérebro e não só o corpo...

    Eu adoro exposições e aqui no RJ temos muitas opções também!

    ResponderEliminar
  5. Eu tô doida para massagear o cérebro no Museu da Língua Portuguesa, conferir a exposição sobre o Fernando Pessoa que entrou em cartaz há pouco tempo lá.

    Beijos, boa semana,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  6. Massagem com pedra quente, exposições de arte... tá que tá, heim???!!! To morrendo de inveja!!!! Aqui onde moro hoje, é uma ** de mundo. Só posso mesmo é visitar aldeia de índio que já não lembra mais nem a própria lingua, completamente aculturados, sem atendimento médico, sem escolas, enfim, como os escravos negros ficaram quando foram libertados: à mingua.
    Bom, essa é outra conversa.
    Morei em Sampa por 8 anos quando me casei com meu 1º marido. Aquilo é um mundo e viver lá, ao contrário do que muitos pensam, é sensacional. Teatros, cinemas, museos, restaurantes, boates, bares, enfim, o que vc quiser em qualquer noite da semana.
    Saudades...
    Beijokas, minha querida Mari, beijokas, meninas.

    ResponderEliminar