quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mulheres na política!


Talvez tenhamos a primeira mulher presidente do Brasil!  E quase ninguém anda falando sobre isso!  Na minha opinião "Muito estranho!!!"  Eu esperava muitos comentários a esse respeito.  Assim como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, quando uma minoria se faz não somente presente, mas participante e vencedora, deve se falar sobre isso.  Às vezes sinto como se a Dilma não fosse mulher mas somente uma continuação do Lula, o que não acredito.  Acredito que se ganhar ela fará um governo distinto e com sua marca.  Como o fez a Luiza Erundina, prefeita que mais contribuiu para a melhoria da educação na cidade de São Paulo. Mulher que eu admiro muitíssimo e que foi com certeza uma pioneira!  E muita gente só percebeu isso depois!

Mais bacana ainda é ver não somente uma, mas duas mulheres sendo candidatas de peso à presidência do nosso país!  As pessoas estão conseguindo passar por cima, ou pelo menos difarçar bem, o preconceito contra a mulher e sua atuação política, há muito pouco tempo  era bem diferente, só para termos uma noção:

"Durante grande parte da História do Brasil, as mulheres não tiveram participação na política, pois a elas eram negados os principais direitos políticos como, por exemplo, votar e se candidatar. Somente em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, as mulheres conquistaram o direito do voto. Também puderam se candidatar a cargos políticos. Nas eleições de 1933, a doutora Carlota Prereira de Queirós foi eleita, tornando-se a primeira mulher deputada federal brasileira. (pesquisei no google!!!!)

Principais conquistas das mulheres na política brasileira

- Em 1932, as mulheres brasileiras conquistam o direito de participar das eleições como eleitoras e candidatas.
- Em 1933, Carlota Prereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira
- Em 1979, Euníce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.
- Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra. Foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.
- Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional).
- Em 1995, Roseana Sarney tornou-se a primeira governadora brasileira."

Estas foram as pioneiras!  Pelo menos por isso devemos cumprimentá-las!!!

Não quero entrar na discussão de ideologias ou partidarismo, mas com certeza quero que a representação feminina seja maior no Senado e no Congresso.  Por isso quero votar em mulheres!

Vou com certeza fazer minha pesquisa, eu particularmente, pretendo votar no PV, no primeiro turno para todos os cargos nesta eleição e no segundo turno tomarei minha decisão baseada nos candidatos.  Pra mim, o primeiro turno é mais ideológico e o segundo decisivo.

Esta é com certeza uma nova era, e muito importante para nós mulheres!




beijocas,

Mari.

10 comentários:

  1. Oi, Mari! Sempre bom falar sobre política! Bem, sobre não estarmos discutindo a presença das mulheres na eleição presidencial me parece óbvio. Dilma se mostra uma "costela de Lula", tipo Adão e Eva. Mesmo que ela na verdade não seja... Mas é assim que a disputa se faz: a continuação de Lula versus a oposição à Lula. E como se ela fosse candidata não por mérito próprio, mas por ser a única que dirá "sim" ao Lula... Uma fiel escudeira. Como se fosse a mulher atrás de um grande homem... |Talvez eu esteja exagerando, mas é assim que o "povo" está "lendo" a mensagem. Sou negra e mulher. Não escolho meus líderes por sexo ou raça. Não que eu ache errado que o faça. Apenas escolho que eu acho melhor. Se for homem, mulher, branco, negro, doutor ou não para mim tanto faz! Acredito no potencial do ser humano independente do gênero e cor de pele. Votarei em quem acho mais capacitado para me liderar. Se for mulher e negra, ótimo. Se for homem e branco, ótimo tb! As conquistas vêm por mérito e não por "pena" ou "proteção de minorias menos favorecidas". Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Quanto à questão de ter uma presidente mulher, não deixa de ser um grande progresso, afinal, demonstra a evlução que sofreu nosso país, no sentiodo de deixar preconceitos tolos para trás, já que a candidata tem reais chances de se eleger. Penso, no entanto, que há candidato mais preparado e capaz que ela para exercer um bom governo, motivo pelo qual ela não contará com meu voto. É esta a minha opinião.

    ResponderEliminar
  3. Nanda, respeito sua posição mas não concordo totalmente. Infelizmente as conquistas não vêm só por mérito. Veja-se toda a injustiça espalhada por aí! Enquanto a política foi dominada só por homens brancos, muitos dos problemas das minorias foram ignorados!
    Eu também acredito no potencial do ser humano, de todos eles, então acho que devemos, senão naturalmente, com ímpeto abrir mais espaços a quem as vozes não estão sendo ouvidas pelo poder reinante!
    Mas agradeço muito seu comentário! Adorei ver uma mulher esclarecida e de opinião, aliás como quase todas vocês usando nosso espaço pra falar!!!
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  4. Oi Mari,

    Sabe que eu estava pensando nisso esses dias? Ninguém comenta o fato de duas mulheres estarem nos três primeiros lugares nas pesquisas à presidência. E isso significa muito, concordo contigo.

    Bem, quem viver, verá.

    Beijos,

    Bela - La Divorciada

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Oi, Mari! Tb não discordo totalmente de vc! Hahaha! É muiiiiiiiiiito importante uma mulher chegar ao poder. Assim como foi muito importante um negro ser presidente dos EUA. Eu apenas acho que não devemos votar em alguém por ser mulher, por ser índio, por ser negro, por ser pobre... Por ser minoria... Acho que você entendeu, né? Talvez pense assim por minha criação. Meus pais vêm de família muiiiiiiiito pobre. Ralaram à beça e oportunidades bacanas surgiram. Sempre estudei em escola particular, cursos extra, viagens, danças. Tudo pelo esforço excessivo de meus pais. E quando me sentia inferior, "diferente", meu pai nunca passou a mão na minha cabeça e disse: "coitadinha, a vida é injusta!". Pelo contrário, em todos os momentos, me mandava olhar para os lados e ver qtas pessoas da minha cor estavam nos locais que frequentava. Geralmente eram eu e mais 1 ou 2. E daí ele falava: "Aproveite a chance! Seja uma das melhores!". E foi isso o que fiz e sempre tento fazer. O mérito, capacidade e conquistas que obtive não dependeram da minha cor. Assim como admiro muiiiiiiiiiiito a Marina Silva. Ontem no Jornal da Globo, confirmei toda a capacidade que possui, toda firmeza de caráter,força no discurso, experiência e conhecimento do país que vive. E ela está entre os "3", por isso, não por ser mulher e analfabeta até a adolescência. Gosto de falar sobre isso. Acho que merece um post, né? Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Oi meninas,

    Concordo plenamente com a Nanda. Tb acho que não devemos votar em alguém por ser mulher, por ser negro, por ser nordestino, etc. Mas é claro que quando uma minoria chega ao poder é uma grande conquista. Como foi com o Lula. E agora poderá ser com a Dilma. E alguns jornais falaram sobre as candidatas mulheres. Um até entrevistou a primeira mulher candidata nas primeiras eleições após as Diretas. Achei bem interessante.

    Beijos,
    Irma

    ResponderEliminar
  8. Oi pessoal, talvez eu deva ser mais específica, eu não votarei em alguém simplesmente porque é mulher (ou negro, ou nordestino, ou gay!), votarei nela por concordar com sua posição política e entre um homem e uma mulher com as mesmas aspirações condizentes com a minha opinião votarei para uma mulher pois em minha opinião as minorias devem ter mais expressão política. Não é pelo simples fato de serem minorias, mais sim por pensarem mais os problemas da minoria.
    E eu Irma não vi ou ouvi nada sobre o tema! Vc tem que me dizer que jornal foi!!!
    beijocas,

    Mari.

    ResponderEliminar
  9. Acho ótima a ideia de termos uma mulher presidente. Acharia maravilhoso se essa mulher não fosse a Dilma. Não acredito que ela vai ser comendada pelo Lula, acho que ela é muito mais esperta do que isso! De verdade não gosto dela!
    Bjsss

    ResponderEliminar
  10. Tixa,
    Amei seu post sobre 2 mulheres para presidente em nosso País,,,,,,,,,,NA verdade é glorioso. Acredito muito que a "Criatura vai se revoltar com o Criador", como acontece nos melhores filmes e na vida real.
    É a grande chance desta Sra. mudar definitiva// este País com a inteligência, sensibilidade e competencia que este Páis merece.
    Bjokas,

    ResponderEliminar