terça-feira, 14 de setembro de 2010

A idade do medo!


Afinal quem entra nos trinta diz que é esta, quem entra nos quarenta diz que começa com os "enta", quem entra nos cinquenta diz que, indubitavelmente a vida muda e muito, tipo muda tudo e é a idade do lobo!!!
Mas qual é realmente a idade do medo? É a idade que você sente mais medo???
E em qual idade você não sente ou não sentiu medo??

Mas afinal de contas o que é o medo???

O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc. Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.
A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade. (fonte: wikipédia)

Bom a ansiedade já começa a nos desconstruir, e em minha opinião é realmente a base para o medo!  Temos muitas expectativas e crescemos tendo não somente nossas próprias mas as de nossa família, amigos, professores e demais participantes de nossa vida.  O anseio em desapontar as pessoas ou a nós mesmos e nossas próprias expectativas pode realmente causar muito medo!

E temos que considerar também que o medo pode resultar em três reações: paralizia, fuga e "meter as caras".Quando o resultado do seu medo é a terceira opção por mim citada, geralmente, de uma forma ou de outra, o resultado é muito satisfatório!  Agora quando se entra na fuga pode-se viver "no país das maravilhas" e negando qualquer exitência de problema num faz de conta interminável! Já no medo que paraliza, aí sim tudo pode começar a ficar muito complicado e uma depressão profunda pode adivir disso tudo!



Pensando muito no assunto acho que na verdade não tem idade específica não.  O que temos são medos específicos para determinadas idades.  O medo de enfrentar o mundo pela primeira vez sem a família e ir à escola, o medo do primeiro beijo e do primero namoro, o medo da primeira transa, o medo de entrar na faculdade, de escolher a profissão certa, do primeiro emprego, da primeira entrevista de emprego, do primeiro porre, da primeira briga, do primeiro casamento, do primeiro filho, do primeiro fora, do primeiro pé a bunda seja no trabalho, seja de um amor, seja de um amigo!!!! Enfim a primeira experiência gera sim um pouco de insegurança seja em que área for. 

Depois mesmo tendo experiência não se garante a ausência do medo!  Há determinadas situações na vida que sempre trazem consigo um pouco de medo! O que muda realmente é como reagimos a ele. Como demarcamos nosso território de ações e reações. E o amor que teremos conosco mesmo para vivenciar mais um de nossos medos.

Acho que quando querer ser feliz é maior que querer ter sucesso, que quando o amor é maior que a ambição, que quando a bondade é maior que a certeza, que quando estar junto é maior que estar certo... fazemos o medo se esvair e nos tornamos invencíveis, seja lá em que idade for!

beijocas,

Mari.

9 comentários:

  1. Mari, não há idade pra isso! Concordo com você. Eu, por exemplo, estou com medo das eleições, igual a "namoradinha do Brasil" há alguns anos... Mas estou enfrentando este meu medo! Vamos ver no que dará! E qto a vida, o fato de não conseguirmos "controlá-la" gera um estado de ansiedade constante e como vc disse, o segredo é não nos deixarmos paralisar e desta forma, acaba dando tudo certo! Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom texto e muito verdadeiro. Nossa reação ao medo depende de uma série de fatores como por ex. de nosso momento emocional, de nossa auto-estima, dos sentimentos que nos norteiam, da paixão que temos por nossos objetvos, do estímulo que nos impulsiona.
    Sei lá, o medo é um assundo delicado pra mim.
    Beijokas, Mari, e pra vcs, meninas.

    ResponderEliminar
  3. Cada idade gera uma determinada ansiedade que como vc disse é a precursora do medo. Eu costumo me esconder das coisas que me causam apreensão, mas quando o medo começa a me paralizar eu bato de frente com ele. às vezes nem é por coragem, é por ser inevitável mesmo. Tem situações em que ou vc encara os seus medos de frente, olho no olho, ou vc para. Como a vida não para só porque vc esta com medo acaba que enfrentá-lo é a única saída.

    ResponderEliminar
  4. Não vejo melhor remédio para superar o medo do que ter fé na vida. Simples assim. Fácil? De jeito nenhum! Temos mil motivos para fraquejar, claro, mas eu não conheço outro caminho.

    Beijão,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  5. Medo é algo muito democrático, todo mundo tem! Se alguém diz:"eu não tenho medo de nada", dificilmente ele será levado à sério.
    Um outro lado do medo é que ele serve de alerta para algumas situações, nos fazer ser mais cautelosos e evitar o perigo.
    Sendo assim, precisamos aprender a administrar a ansiedade, o medo e o pavor, para conseguir levar uma vida plena,sem estresses e sem perigos.
    Obrigada pelas visitas,
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Mari,

    Que texto legal!

    Eu sou uma medrosa de carteirinha, mas, como a Bela disse, o negócio é andar com fé!

    Também estava com saudades, meu pc ainda está para arrumar, mas ainda bem que passei por aqui =)

    Um beijãoo

    ResponderEliminar
  7. Oi Mari queridona
    Tapa de luva em "querer ser feliz é quando estar junto é maior que estar certo". Eiiita ferro
    Beijo
    Kézia

    ResponderEliminar
  8. Sou muito medrosa e tenho medo de quase tudo...
    Sempre foi assim =3

    Acho que é da pessoa, só mudam os medos, mas a gente sempre tem medo disso ou daquilo...

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Excelente seu texto!
    Sou bem medrosa rsrsrsrsrsr o tempo passa e os medos vão mudando!
    Bjssss

    ResponderEliminar