domingo, 27 de junho de 2010

A tristeza de não ser visto!

Ontem fui no aniver da Denise, irmã de minha grande amiga Tuca, que está de casa nova e tudo é tão bonito e significativo!  Denise mora em Brasília, tem uma filhota linda e como não passou o real aniver com a família e os amigos daqui, a irmazoca Tuca resolveu que era um bom motivo para comemorarmos.  E estava mesmo uma delícia! Entre deliciosos patezinhos, muito vinho e cerveja, depois pizzas pra todo gosto e no parabéns as minicupcakes do "Doce mundo de Lili" (cheque o blog dela, fantástico!), a conversa estava muito interessante e animadíssima!  Principalmente depois que as crianças dormiram e depois de comer bastante a gente tem que jacarezar e jogar conversa pro ar!!!

Entramos loguinho em papo sério!  Começamos a falar de algumas questões femininas, como ter filhos sozinha (não necessariamente por escolha, mas por circunstâncias da vida, principalmente aquelas em que o pai "some"....), criá-los sozinha, o direito ao aborto, (que em minha opinião não é da alçada da Igreja ou do Estado a decisão, mas sim da mulher! E só dela!!!!, afinal de contas a gravidez é só dela tb, mesmo quando o pai assume o filho ou está junto, a natureza nos deu esse direito - minha opinião! e me dou o direito a tê-la), divórcio, casamento, gatos e cachorros (!), (gente quem não tem filhos tem animais...eu tenho 3 gatos, hahaha...).  E depois ficou ainda mais legal...se é que é possível, e o papo foi pra física quantica, documentários interessantes que assistimos, astrologia, espiritismo, situação da mulher no Oriente médio, na África, aqui no nosso Brasil mesmo, candomblé, religião e espiritualidade e a dicotomia entre os assuntos, Deus!!!! Fé!!! Dogma!!!

Como podem ver grandes temas e muitas opiniões.  Um dos melhores temas pra mim foi o que disse uma mulher muito inteligente e articulada, presente e participativa, de que o pior de tudo na vida, na miséria, na pobreza, é NÃO SER VISTO !   Como não existir!  Quando você não é visto, as pessoas não reconhecem sua existência e a solidão da situação é INENARRÁVEL!

E ela deu como exemplo as crianças que ficam pedindo esmola no farol!  Que pior que estar nesta situação é nem sequer ser visto pelas pessoas que estão passando dentro de seus carros!


Foi realmente muito bacana, com direito a exaltações e opiniões forte!!!! (Quem me conhece sabe do que estou falando...hummmm hahahaha...)!  Mas tudo dentro de papo interessante e gente pensante! Coisa que eu adoro! Gente articulada, idéias fundamentadas, opiniões próprias e bem estruturadas. Adorei mesmo!


Mas o que mais me marcou mesmo dentro daquela discussão que durou horas, foi sem dúvida a profundidade daquela afirmação.  De que quando a pessoa não é vista é como se ela perdesse a existência, quando o reconhecimento de sua humanidade é apagado pela sua insignificância social!
Muito forte, muito triste!!!

Precisamos ABRIR MAIS OS OLHOS!

beijocas,

Mari.

6 comentários:

  1. Sou totalmente contra ao aborto! :(
    Não ser reconhecido é muto ruim.Todos temos qualidades que merecem ser exaltadas!
    Bjss
    Dani

    *Vamos torcr contra a Argentina !!!

    ResponderEliminar
  2. Olha eu aqui de nv. Adoro o blog de vcs!
    TERRÍVEL não ser visto, a pessoa perde sua identidade, sua autoestima o q a leva a não existência e por vezes acaba desistindo da vida. Deixa de viver, passa no mundo em vão e isso quem faz somos nós que por pura "ignorância" fechamos os olhos para essas pessoas.
    É isso ai Mari, VAMOS ABRIR OS OLHOS!
    bjs
    Pi
    Ah! Qto ao aborto, concordo com vc!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Bem, acho que pra comentar, ou melhor, pra dar minha opinião sobre todos os assuntos que vc citou, e eu tenho uma opinião, preciso de um blog só pra mim, até pq eu falo pelos cotovelos.
    Entretanto, tem 1 coisa que gostaria de dizer: sou contra o aborto, mas sou a favor da mulher decidir sobre seu próprio corpo. É a vida dela que vai mudar drasticamente, com pai ou sem pai pra assumir o filho. O dia que eles, os homens, engravidarem, então a decisão poderá ser partilhada com igualdade.
    Minha filha e meus filhos foram educados para serem responsáveis por seus atos, inclusive sexualmente. Sem pudores ignorantes, sempre ensinei a eles que o sexo é antes de tudo, uma responsabilidde com a vida, deles mesmos e dos possíveis filhos.
    Chega. Já falei demais.
    Beijos, querida, e uma semana maravilhosa pra vc.

    ResponderEliminar
  4. Acho que vc tem razão quando se refere à situação das sociedades no resto do mundo. É difícil equilibrar isso e falar de forma abrangente, levadas em conta as dificuldade de cada povo. Então, estava me referindo à nossa sociedade, apesar de reconhecer que aqui no Brasil, a ignorância e a pobreza são um grandes problema. O que me preocupa, são as atitudes que as mulheres tomam, os métodos absurdos e quase sempre letais, os carniceiros criados pelo desamparo da lei. Fico me perguntando se pudessem ser atendidas e acolhidas decentemente no âmbito da saúde pública (não se consegue nem aquilo que o governo tem reconhecida obrigação de prover ao povo)se a maioria não desistiria do aborto naturalmente.
    Mas isso é discussão pra mais de metro e põe metro nisso. Sinceramente, graças a Deus que não tenho que tomar as decisões que realmente farão a diferença.
    Muitos beijos, e volte sempre lá no Chocolate.

    ResponderEliminar
  5. MAri,

    Ainda bem que vc é vista! Te amo,
    Beijos
    Irma

    ResponderEliminar