sábado, 26 de junho de 2010

Quando ser feliz é tudo que se quer!

Em nome da tal felicidade conclui que já fiz muita, mas muita bobagem mesmo!  E sempre usava como muleta e desculpa o "well, tudo o que eu quero é ser feliz!".  E, o que na verdade mede o parâmetro da felicidade?  O que é felicidade?  É ela individual e personalizada?  Existe a felicidade estratificada e universal?  E se existem as duas formas de felicidade qual prevalesce ou qual você valoriza mais?

Nesses dias de Copa do Mundo, acho MARAVILHOSO sair na rua e ver todo mundo vestindo sua camisa verde e amarela, todo mundo curtindo esse momento de união patriótica, esse sentimento que nos valoriza e que nos torna todos brasileiros e realmente iguais! É um sentimento de felicidade que vai dos porteiros dos prédios aos marronzinhos aplicando multas no pessoal.  São buzinadas camaradas e sorrisos espontâneos de "Vamos assistir o jogo" .   Amo o fato do país PARAR!  Literalmente!  Acho que com certeza é um momento de felicidade coletiva de todo o nosso país, e mesmo quem não gosta muito ou não entende de futebol, está andando com um sorrisinho no rosto, sabendo que estamos indo pra próxima fase e a França e a Itália não estão....hahaha.... somos invíctos, apesar de não termos ganhado de Portugal, e com certeza, pegamos a melhor chave! E o que queremos como nação neste momento?  Ser felizes! É a tal da felicidade coletiva!

Agora, quando o negócio é a individual, o que complica mais é que nossa felicidade para existir com certeza e ser efetiva, depende de outras pessoas, o que não deixa de ser um pequeno ou imenso contra-senso.
É quando só somos felizes se somos amados por alguém, se estamos em um relacionamento amoroso pleno, quando temos um trabalho maravihoso e que nos dá prazer, quando temos a aparência que pedimos aos deuses, quando temos muito mas muito dinheiro mesmo (nada menos que isso satisfaz qualquer pessoa em seu juízo perfeito!!!! hahahaha....).

Então, tudo que se quer, essa tal felicidade, fica muito complicada de ser alcançada!  E na maioria das vezes, o que vemos mesmo com muita frequência são as pessoas andando por aí com um grau de insatisfação enorme! Basicamente porque colocam a sua felicidade e satisfação nas mãos dos outros e desvinculando-a de você mesmo alcançá-la torna-se muito complicado!

Usando alguns clichês budistas.... e emprestando de algumas filosofias "bem modernas, mas antiquíssimas" muito em uso atualmente, acho mesmo que devemos agarrar, carregar e armazenaar essa felicidade bem dentro de nós mesmos e desvinculá-la dos outros, ou das situações e coisas. É difícil, especialmente quando a mídia tá por aí gritando o contrário!!!!   Como pode você, decidir sozinho, ser feliz??? Mas na verdade é assim, e só assim mesmo que funciona.

Ontem fui assistir ao jogo com alguns amigos, e "comemos pra burro", tudo acaba virando uma comemoração ou COMEÇÃO... (e não necessariamente daquelas mais picantes e interessantes...hummm) e depois do jogo e de todos os aperitivos, que incluiram: bolinho de arroz, esfirra, todo tipo de amendoin e castanha existente no mercado, muitas cerveja, deliciosas "bruschetas" no segundo tempo.....etc, ainda comemos uma bela macarronada com linguiça regada ao vinho e bolo de chocolate com morango de sobremesa.....ok sem comentários.... mas o mais legal mesmo foi quando eu estava contando uma história da época em que eu morava fora do Brasil e o porque de eu nunca mais sair daqui pra morar em outro país, e no meio das história que são tantas, umas engraçadas, outras nem tanto, me emocionei e meus olhos se encheram de lágrimas e meus amigos, sentados ao meu lado e curtindo e ouvindo, todos, sem exceção, mesmo os não tão chegados, tinham os olhos marejados naquele momento que eu falei: "Nossa estou ficando muito emocionada..." Isso sim é felicidade! Quando sua emoção gratuitamente emociona o outro e vocês dividem isto!  Quando literalmente você sente o amor das pessoas. Quando a sua coragem em se revelar e revelar sua fragilidade sensibiliza o outro a seu lado. Pra mim esses momentos são felicidade! Não os perca!

beijocas,

Mari.

9 comentários:

  1. Tb me emociona ver a torcida brasileira. Na verdade, ver o patriotismo a flor da pele!
    Realemente, as pessoas ficam mais alegres,mais solícitas, mais bem humoradas, é uma delícia! Quem dera que todos mantesses esse espírito mais amigo, mais companheiro!
    Sem contar que temos mais pretextos para encontrar com os amigos e fazer a festa!
    Adoro esse clima de copa do mundo!
    Bjss

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que vc já tinha morado fora! Deve ter mil coisas para contar...Seria um ótimo assunto para o "bate papo" lá do blog...o que vc acha?

    Bjss
    Dani

    ResponderEliminar
  3. Como diria a música "quem foi que disse que é impossível se feliz sozinho...a liberdade me faz sonhar"
    Beijos,
    irma

    ResponderEliminar
  4. Mari,
    Mandei um e-mail pra vc...quando puder dá uma olhadinha!!!

    Bjsss

    ResponderEliminar
  5. são as pequenas (porém grandes) coisas que nos fazem ser felizez, não feliz instantaneamente, mas feliz 'pra sempre'... feliz por amar, por está com pessoas que nos quer bem e nos apoia acima de tudo.. gostei muito do teu post;
    gostei do post falando que as mulheres estao cada vez mais 'taradas', e concordo plenamente em tudo, a liberdade de expressão feminina está cada dia mais sendo abolidade e o preconceito tb, apesar de ser tardio é um grande avanço... enfim, to seguindo!
    beijos ;**

    ResponderEliminar
  6. Oi Mari!
    Que lindo o q vc es reveu, adorei!
    Tem uma música q diz assim: O meu coração me diz: fundamental é ser feliz...
    E é isso mesmo, o fundamental é ser feliz, é dividir essa felicidade com as pessoas, sentir o amor delas por nós e o mais importante e que realmente nos torna felizes é amar o outro sem questionamentos, apenas amar. E nessa felicidade que acredito a felicidade do amor q damos ao outro.
    bjs
    Pi

    ResponderEliminar
  7. Pi vc é memso uma sábia!
    Eu estou aqui no caminho! Tentando aprender!
    Mas amo vc viu amiga!
    beijocas,
    Mari.

    ResponderEliminar
  8. Eu sábia?
    Te amo muito também, viu AMIGA!
    bjs

    ResponderEliminar