quarta-feira, 9 de junho de 2010

O casamento no "Sex and The City"

Eu, Zoe e Mari fomos ver juntas, no sábado, o novo "Sex And The City". Programa pra lá de divertido entre amigas. A ideia era também discutirmos o filme e trocarmos informações para que, depois, cada uma escrevesse sua impressão sobre a película (adoro essa palavra). E saímos com a sensação de que, forçadas de barra e exageros à parte, o filme traz discussões bem bacanas para nós, mulheres.

Eu, particularmente, me identifiquei bastante com as cenas da Carrie e do Big. Os dois passam pela crise dos dois anos de casados. Eu lembro bem dessa crise no meu casamento. Quase todos os finais de semana eram para discutir as coisas da casa. Eu comprava taças e copos como quem compra comida pra casa. E não podia entrar em uma loja de decoração pra casa (a minha preferida era a loja César Bertazzoni perto de casa), que saía de lá com algum enfeite ou algum item pra sala, pra cozinha, pro quarto...Isso ocupava grande parte dos meus dias. E estourava meu cartão de crédito, claro!

No filme, Carrie e Big moram numa super casa. Totalmente decorada e cheia de flores. Ainda assim, Carrie olha ao redor da sala e diz incoformada:

- Ainda falta não uma cômoda naquele canto.

Big levanta os olhos do jornal que está lendo e a elogia, numa demonstração de que acha que não falta mais nada na casa:

_ Vc fez um bom trabalho, kid.

Lembrei que, no começo do casamento, a construção e decoração da casa toma tanto tempo que a gente corre o risco de ficar chato e deixar de prestar atenção um no outro como deveria. A decoração parece nunca ter fim. E quer saber? Não tem mesmo. Até hoje, após sete anos de casada, tem cantos da minha casa que estão à espera de um item para decorar. E o gostoso é isso mesmo, fazer tudo aos poucos, a seu tempo. Quem espera tudo ficar pronto pra casar talvez não esteja construindo as coisas ao seu tempo.

Curioso é que, no meio da conversa sobre a casa, Carrie se irrita com o fato de Big colocar os pés calçados no sofá que custou não sei quantos mil dólares. Gente, quer coisa mais chata do que ter um móvel em casa que vc não pode nem tocar? E quer mulher mais chata que impede o homem de curtir a própria casa? Eu lembro que também ficava preocupada em sujar o sofá branco lá de casa, que também custou os tubos de dinheiro. Mas nunca na vida reclamei quando meu marido comia até coisas engorduradas em cima do sofá. Afinal, que graça tem ter uma sala impecável, sem poder usá-la?

Mas uma irritação da casada Carrie mereceu o meu agravo. Quando Big instala uma super TV no quarto. Lá em casa, decidimos que lugar de TV é na sala. E acho que essa decisão foi muito certa na minha vida. Concordo com a Carrie que não tem nada mais brochante do que ser um daqueles casais que não conversam na cama. Deitam e ligam o DVD nas noites de sexta, sábado e até aos domingos. O máximo que conversam entre si é sobre uma cena do filme. TV no quarto pode ser uma grande burrada.

Ainda que a sala seja pequena, ela deve ser o lugar da TV, na minha opinião. Se quiser ficar grudinho, vendo um filme e tomando um vinho, faça isso na sala. Nesse ponto concordo com a Carrie. Pequenos gestos como esse podem salvar o casamento. Crises virão, novos programas na TV virão, mas o quarto será preservado como um cantinho pra vocês dois, pra conversar, dormir agarradinho e transar, transar (lembrando que, claro, sexo  pode e deve ser feito em qualquer lugar da casa!)

E com toda a chatice da Carrie (nossa, como ela é mimada!), pensei ao final do filme, que é melhor ser chata (de vez em quando) do que ficar em silêncio. Amor, assim como a decoração da casa, se constrói aos poucos. Quem fica em silêncio e não reclama, corre o risco de construir uma grande farsa. Ainda que no tom errado, é melhor mostrar e conversar sobre o que não está bom. Mesmo se for para reclamar da TV no quarto.

Irma

3 comentários:

  1. Gente, e fui ao cinema ver Sex and the City 2 no sábado tb!!! Muita coincidência. E também vou escrever post a respeito em breve.

    Também gostei das reflexões de Carrie e Big sobre o casamento.

    Beijos,

    Bela - A Divorciada

    ResponderEliminar
  2. Hey baby!!!

    Realmente o lance do pé no sofá ....só dando na cara dela!!!! hahahaha....
    beijocas,

    Mari.

    ResponderEliminar
  3. Esse post está perfeito. O brilho e a sensação deliciosa de decorar uma casa (lar) não pode de forma alguma ofuscar o brilho do amor e a sensação deliciosa de viver um relacionamento a dois. Adorei a parte de compra frenética no início do casamento. Eu fiz ontem 1 ano e meio de casada e ainda continuo decorando a minha casa. Houve muita discussão por causa da decoração, pois cada um queria uma coisa. Meu marido colocaria uma mesa de bilhar e um fliperama na sala. Isso é básico de homem, né. Rsrsrsrsrs. Bom, mas foi muito bom discutir pela decoração. A minha casa todinha foi construída por nós e essa última palavrinha nunca foi tão forte em minha vida: nós. Beijos, Viviane

    ResponderEliminar