terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os limites no amor

"Amar não é aceitar tudo
Aliás, onde tudo é aceito,
desconfio que há falta de amor"

Acho lindos esses versos de Maiakóvski. Quem ama deve, sim, colocar limites em nome de um bom relacionamento. Quem tudo aceita, como diria a minha avó, acaba dando bom dia para cavalo. Aceitar tudo o que o seu amor faz, inclusive o que te machuca, pode provocar sérios problemas na alma e no coração. E uma hora isso pode explodir.


Escrevo isso pensando em uma amiga que me conta que seu marido, com quem está casada há 5 anos, vem reclamando muito que ela engordou depois da gravidez, que ela não se cuida. Aceitar essa reclamação, penso, só vai deixá-la pior, sem condições psicológicas de entrar em qualquer dieta. É o caso de colocar limites, de não aceitar desaforos. E não adianta ele dizer que ser sincero é a melhor coisa. Verdade que dói pode muito bem ser amenizada.

Todo mundo sabe que depois da gravidez, o corpo não tem mais como ser o mesmo. Claro que tem mulher que usa essa informação como desculpa para entregar o corpo nas mãos de Deus. Mas esse não é o caso da minha amiga. Portanto, acho que ela deve colocar o maridão _que tem uma baita de uma barriga, por sinal_ no lugar dele. Do contrário, é permitir espaço para a falta de amor....próprio.


Irma

11 comentários:

  1. Irma,

    Sempre acho que neste tipo de cobrança está oculto outra insatisfação... talvez a falta de libido dela, normal por causa do bebê, a falta de tempo, o ciúmes do marido sempre preterido pelo bebê...(td abasolutamente normal e acontece com todo mundo!).
    Acredito quando estamos casados e amando não é o biotipo físico que provoca desejo.. acho que a sensualidade é muito mais que isso...
    Eu diria: Querida Amiga da Irma: Olhe pra sua relação e tente verificar o que há de errado. Tenho certeza de que seu corpo não é o problema... Boa sorte!
    bjo bjo

    ResponderEliminar
  2. Hey Irma!!!! Essa Fabiane é um gênio hein???
    Adorei o comentário dela! E faço dela as minhas palavras. Mas estou com vc e não abro, acho sim uma tremenda falta de amor do maridão esse tipo de "sinceridade" e acho que sua amiga está de VÍTIMA grande nesse navio!
    Se apruma mulher!!!!Bota uma maquiagem, uma blusa bem decotada, vai beber umas cervejas com os amigos e depois fazer caminhadas... muitas caminhadas... já dizia Johnny, caminhar é preciso e se precisar muito querida toma tb um ACTIVIA e fala pro seu marido que você está CAGANDO E ANDANDO!!!!
    Amiga tem coisa que eu não aceito!!!!!
    Já o meu irmão André falou pra uma (mui)amiga da minha cunhada Patrícia, quando aquela fez um péssimo comentário sobre o peso e a barriga pós gravidez dela, que não era barriga mas sim "calo erótico" maior pimenta da relação dos dois ultimamente!!!!! Não é mesmo a resposta de Deus!!!! hahahaha... Adoro meus irmãos!!!!
    beijocas,

    Mari

    ResponderEliminar
  3. Puxa, que situação desagradável. Já tive um namorado que sob a desculpa da sinceridade cometia altas grosserias.
    E é verdade que muitas pessoas dizem uma coisa quando querem dizer outra e a insatisfação do marido deve ter outros motivos que não os quilinhos a mais.
    Espero que eles possam resolver as diferenças sem se desreipeitarem neste processo.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Manda sua amiga dar uma lida nos meus dois últimos posts. Acho que é disso que ela tá precisando pra acordar, pois um dia eu fui igualzinha a ela!

    ResponderEliminar
  5. Eita que marido filho da mãe..a mulher fragilizada e ele falando td isso. No minimo se acha preterido pelo bb. Só pode.

    Ela precisa dar uma boa resposta a ele. Isso sim, pra ele pensar duas vezes qdo falar essas asneiras. Ainda mais que ele é barrigudo.

    Sonhadora

    http://2010palavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Eu sou casada há quase 4 anos e, desde os primeiros meses, coloquei os limites, na relação e nos que estavam fora dela, os parentes dele, já que vivemos longe da minha famílila. Foi penoso, houve brigas, mas consegui o queria, controlar o meu próprio lar, o que aqui na Grécia é um pouco difícil, pois todos acham que tem o direito de dar palpites na sua vida. Talvez a sua amiga esteja com a autoestima um pouco baixa e isso a atinja mais, quem sabe trabalhar um pouco isso não ajude a rebater esses comentários desagradáveis?
    Beijo para você e para ela
    Adri

    ResponderEliminar
  7. booom nem digo nada sobre isso pq pra mim homem é tudo igual não sabe valorizar o tem em casa.. incrivel! mas qdo eles tem medo de perder se desesperam... bjos!

    ResponderEliminar
  8. Difícil a questão. Podem existir diversos motivos para o marido dizer algo assim. E também existem várias formas de se ter dito, além do que a interpretação do que foi dito pode não convergir com a intenção daquele que disse.

    Comunicação é algo complicado: quantas vezes dizemos algo e nosso interlocutor interpreta de forma diversa? quantas vezes brincamos de maneira pueril e nossa brincadeira é interpretada como ofensa?

    Digo mais: um casal é como um plug e uma tomada. Os pares se encaixam, se merecem e são fruto da convergência de valores e objetivos. Noutras palavras e indo para o extremo de admitir que o tal marido de fato está falando sério, de fato está incomodado porque sua mulher está mais gorda do que deveria, penso que isso é um sinal de que ele é extremamente materialista e preocupado com aparências, numa relação aprisionada condicionado à estética.

    Ora, comportamento assim não aparece do dia para noite e quem com ele convive já o aceitou assim, reclamar agora parece estranho.

    ResponderEliminar
  9. Ai, ai, ai... bem complicado, né?
    Acho que tem uma mistura de coisas aí... e somente o casal pode definir o que acontece.
    lembro que uma vez conversei com as meninas sobre dinâmicas no relacionamento... quem sabe num é assim? num concordo, não aceitaria, mas... sei lá!
    acredito que ela tenha que se gostar mais e não admitir esse tipo de comentário. também se cuidar, ver se num é ciúme... e, como o A.Marcos disse, se essa não é a primeira vez, vai se difícil mudar!
    que aconteça o melhor!!

    um cheiro,
    Zoe

    ResponderEliminar
  10. Fabi,

    Vc matou. ela precisa olhar para a relação e ver o que há mesmo de errado. Concordo plenamente.

    Beijo,

    Irma

    ResponderEliminar
  11. Acredito que o marido dela deve sim ser sincero, dar uns toques, pois às vezes a mulher fica tão entretida e ocupada com o filho que não se dá conta do seu próprio corpo e o tempo vai passando.

    Mas, existem formas carinhosas de dar esses toques.
    Se o homem souber dizer o que pensa na hora certa e de um jeito sincero e amável, não vejo nada demais ela ouvir e entender.

    Complicadinho mexer com a vaidade da gente né?

    ResponderEliminar