sábado, 15 de janeiro de 2011

A tragédia e a solidariedade!

De certa forma ficamos atônitos e sem palavras diante dos desastres naturais que nos reduz à nossa humanidade e nos abandona à nossa fragilidade, impotência, tristeza e luto generalizado.

Como é difícil assistir a tantas vidas tolhidas, inacabadas no acabado da morte súbita e repentina! Famílias inteiras, vizinhanças engolidas, cidades destruídas.

Vários e diferentes pontos, no Rio, em São Paulo, em Minas, no Brasil, na Austrália, em Nova York. Alguns mais vorazes outros mais comedidos. Este ano, a dez anos atrás, a muitos séculos atrás.

A tragédia nos arrebata, nos cala e nos deixa humildes. Em muitos surge o espírito do amor, compaixão, e solidariedade.

Isto tudo me faz lembrar um filme antigo e muito bonitinho e até mesmo, eu diria, insignificante chamado "Starman" - O homem das Estrelas, com Jeff Bridges, direção de John Carpenter. Eu adorei! E este ser do outro planeta que veio ao nosso como uma bolinha estelar, entra num fio de cabelo do falecido Jeff Bridges e se transforma no mesmo "ressucitando-o" de certa forma e quase matando sua viúva (Karen Allen) de susto e confusão. O filme e seu conteúdo analítico da alma humana e das atitudes da sociedade em geral é muito interessante considerando-se que foi filmado em 1984. E a frase que nunca saiu da minha cabeça todos estes anos desde que o assisti foi quando Jeff - the starman - diz a Karen que a humanidade é mesmo muito estranha pois só consegue mostrar o seu melhor nos grandes momentos de crise, quando é então solidária, sem pensar, analisar, ou buscar recompensa pela ajuda sincera, gratuita e desinteressada!

Nunca me esqueci disso e hoje assitindo ao Jornal Nacional, pensando no desespero de todas as pessoas que estão agora tendo que enfrentar esta tragédia que os está assolando, lembrei do Starman e fiz uma prece silenciosa, para que aprendamos também a mostrar nossa solidariedade sem ter que presenciar tanta tragédia, mas que nunca, nunquinha mesmo, perdamos esta nossa característica humana tão maravilhosa, de deixar aflorar o que temos de melhor nos grandes momentos de crise!

Nossas orações estão com todos vocês que infelizmente estão vivenciando isto! Muita força e luz!

beijocas,

Mari

8 comentários:

  1. Lindo texto, Mari...
    E muiiito triste o que estas pessoas estão passando.
    Ajudar e rezar.
    É isso!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. É muito ruim ver o sofrimento dessas pessoas e não poder fazer nada!
    Bjss
    Dani

    ResponderEliminar
  3. Lindo, Mari! Assim como vc, também fiquei bastante tocada com as histórias de solidariedade, sobretudo, a dos vizinhos que salvaram a dona Ilair. Aquela imagem dela se agarrando ao cachorrinho para tentar salvá-lo da enchente vai ficar pra sempre guardada na minha memória. Vamos ver se a Dilma, que acabou de assumir, finalmente cria um plano decente de prevenção às enchentes no país. Porque todo ano é a mesma coisa. Eu, que trabalho em jornal, não aguento chegar janeiro e ter que cobrir as mesmas cenas tristes de gente perdendo vida, casa, tudo.

    Beijos,

    Irma

    ps. nosso encontro de hoje está de pé! saudades de vc

    ResponderEliminar
  4. Me liga queridona...vamos sim nos encontrar pois estou com muitas saudades!!!! Ontem jogamos imagem e ação no Fábio até as 6 da manhã!!!!
    Eu e o Cláudio ganhamos CLARO.....hahahaha....
    o Fábio e a Zoe chiaram muito!!!
    beijocas,
    Mari

    ResponderEliminar
  5. Oi, ladies!
    Muito triste tudo isto...
    Nestes momentos percebemos que não somos nada.
    E o pior, por mais que estejamos sofrendo junto, não podemos fazer muito!
    Doações podem até ajudar, mas o sofrimento dos familiares, as perdas... nada vai compensar isto! =/
    Beijinhos e uma ótima semana!
    Vamos torcer para que as coisas melhorem, que parem as chuvas!

    ResponderEliminar
  6. Muita oração, luz e solidariedade para quem está apenas com a roupa do corpo,,,,,,e aos que perderam tudo, quase tudo e estão desolados pela impotência.
    bjos carinhosos,
    MÔnica

    ResponderEliminar
  7. Olá Blogueiro,

    As enchentes fizeram centenas de vítimas nos últimos dias. Para impedir que a situação se agrave é preciso que os sobreviventes saibam como lidar com esta realidade e tomar as medidas de prevenção necessárias para evitar doenças graves. E você, blogueiro, pode ser nosso parceiro nessa divulgação e nos ajudar a salvar vidas. Caso queira participar desta ação, entre em contato com ocomunicacao@saude.gov.br que enviaremos o material necessário.

    ResponderEliminar